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10 alimentos poderosos que ajudam a combater a diabete

Se você sofre de diabete, com certeza tem uma lista de alimentos que devem evitar, principalmente aqueles ricos em açúcar, sódio e gordura saturada. Mas além daqueles que obrigatoriamente deves evitar, tem uma segunda de lista que quando consumida diariamente, evita os picos de insulina, o que ajuda diretamente a controlar a diabete.

A diabete, como já foi falado varias vezes aqui no Espaço Emagrecer com vida e saúde, é um doença que esta intimamente relacionada aos hábitos alimentares, e também a obesidade. Ela ocorre quando há um importante aumento de glicose no sangue, que é produzida a partir dos alimentos digeridos no intestino, que se transformam em açúcar.

Para evitar a diabete, principalmente a do tipo 2, é necessario uma alimentação totalmente saudável, equilibrada, e priva de gordura, açúcar e sódio. Abaixo, você encontrara uma lista de 10 alimentos que quando consumidos com frequência, ajudam a baixar a glicose do sangue, proporcionando assim, uma vida mais saudável.

Se você é portador de diabetes, com certeza deveria aderir essa lista de alimentos, além de manter as taxas de glicose sobre controle, você tera uma melhor condição de vida, e isso se aplica também na prevenção de outras doenças, confira abaixo.

 

10 alimentos que combatem a diabete

 

1. Feijão-branco e lentilha

Estes dois alimentos atuam controlando os níveis de açúcar no sangue de pacientes com diabetes tipo 2. Além disso, é importante salientar que ambos podem reduzir o risco de AVC.  São alimentos que apresentam baixa calorias e são ricos em proteína, fibra, potássio e magnésio.

 

2. Pimenta-caiena

Este ingrediente é rico em fibras. E tem mais! Ela possui capsaicina, uma substância que tem a capacidade de normalizar o nível de açúcar no sangue.

 

3. Batata yacon

A batata yacon é uma extraordinária fonte natural de insulina natural. Não por acaso, é conhecida como “batata dos diabéticos”.  Um estudo da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) comprovou que a batata yacon ajuda a reduzir os níveis de glicemia.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Campinas (Unicamp), mostrou que diabéticos que consumiram até 100g do tubérculo todos os dias observaram uma diminuição da glicose no sangue.

 

4. Cogumelos

Eles ajudam a combater o diabetes por conterem pouca gordura,  os cogumelos ajudam a diminuir o colesterol, além de fornecer vitamina D para o corpo. E não é só isso!

Eles apresentam uma boa quantidade fibra dietética e, por isso, ajudam a diminuir a absorção de hidratos de carbono de outros alimentos consumidos pelo paciente.

5. Nozes

Este ingrediente é rico em gordura boa, isso permite que o corpo se mantenha saudável e estável. Além disso, as nozes contêm fibra, o que facilita a digestão de magnésio e a diminuição da absorção de  hidratos de carbono.

 

6. Quiabo

Quiabo contém potássio, vitamina B, vitamina C, ácido fólico e cálcio, ou seja, é perfeito para combater a diabetes.

A melhor forma de tirar proveito dessas vantagens é a seguinte: lave bem cinco quiabos e, em seguida, corte as extremidades. Feito isso, corte o quiabo em pequenos cubinhos e coloque numa vasilha de vidro. Adicione água o suficiente para cobri-lo e deixe repousar durante a noite toda. Na manhã seguinte, coe e depois beba a água do quiabo.

 

7.   Batata-doce

Ela é rica em fibras e vitaminas A e C. E é uma excelente opção para quem tem diabetes. Se for o seu caso, saiba que batata-doce é uma ótima substituta para a batata-inglesa, que contém alto teor de amido.

 

8.  Tomate

Este alimento contém propriedades antioxidantes e vitaminas A e C, por isso é muito importante para os diabéticos. Além disso, entre os componentes mais benéficos do tomate está o licopeno, um antioxidante capaz de reduzir o risco de doenças cardíacas.

 

9. Aveia

Ela melhora o metabolismo e é antiglicêmica, sendo, portanto, muito útil ao combate e prevenção do diabetes. Basta o consumo diário de 60 gramas de aveia para controlar a taxa de colesterol e triglicérides.

Ela previne doenças cardíacas e contém betaglucanos e fibras solúveis. Além disso, é fonte de polifenóis conhecidos como avenantramidas, que, entre outras coisas, intensificam a queima de gordura.

Seu consumo dá uma sensação de saciedade muito boa: não se passa fome durante o dia e se evita comer desnecessariamente.

 

10. Salmao

O Salmão é uma rica fonte de nutrientes essenciais, incluindo a Proteína, Niacina e a vitamina D. O Salmão também é uma boa fonte de ômega-3 ácidos graxos, que podem ajudar a reduzir a inflamação associada à resistência à insulina.

 

Importante: uma dieta priva de sódio, sal, açúcar e gorduras saturadas, é uma dieta que contempla a perda do peso, não somente por uma qualidade melhor de vida, mas pelo seu bem estar, e também pela tua própria saúde, portanto, aderir a uma dieta saudável, significa emagrecer e ter mais qualidade de vida. Pense nisso, se gostou, compartilhe, divulgue e junte-se a nós.

 

Redatora Anna Giulia

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