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10 ansiolíticos naturais

A ansiedade está entre os problemas mais comum de boa parte da população brasileira, e se não for combatida, pode trazer diversos problemas para a saúde física e mental.

A agitação cotidiana gera ansiedade, que se soma ao caráter subjetivo de cada indivíduo, alguns mais propensos do que outros a apresentar um quadro de ansiedade.

Para evitar que o excesso de ansiedade atrapalhe o dia a dia e leve à consequências desastrosas, o uso de ansiolíticos naturais é uma excelente opção às drogas farmacológicas, muito difundidas atualmente.

 

Ansioliticos para emagrecer

 

O que é um ansiolítico natural

Por definição, ansiolíticos são substancias que atuam no controle e supressão da ansiedade, um distúrbio químico-emocional que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Além das drogas sintéticas, desenvolvidas para o combate da ansiedade, a sabedoria milenar aponta para diversas plantas que possuem a capacidade de atenuar esse quadro, e esses compostos são conhecidos como ansiolíticos naturais.

Principais ansiolíticos naturais

Algumas substâncias presentes em plantas agem na regulação dos níveis de ansiedade. Essas plantas dão origem tanto a chás caseiros como fórmulas fitoterápicas manipuladas em laboratórios especializados.

Vamos conhecer agora 10 ansiolíticos naturais muito populares:

  1. Camomila – uma das receitas populares mais tradicionais para o controle da ansiedade é o uso da camomila, uma planta abundante em várias regiões do país. Calmante natural, altera o estado de humor por conta de seus óleos essenciais relaxantes, sendo indicada tanto in natura como industrializada.
  2. Erva cidreira – muito comum nos quintais das casas, a erva cidreira é um dos ansiolíticos naturais mais conhecidos, já que seus princípios ativos atuam no sistema nervoso central, aumentando a sensação de tranquilidade e de bem-estar.
  3. Erva de São João – eficaz no tratamento da depressão leve e moderada, a erva de São João atua também no controle da ansiedade. O tratamento prevê alta concentração do seu princípio ativo, então é preciso fazer a extração corretamente, através de infusões. Existem produtos industrializados à base da erva, o que facilita e potencializa o tratamento.
  4. Valeriana – o uso da raiz da valeriana está entre os principais ansiolíticos naturais, e seu princípio ativo atua diretamente nos neurotransmissores cerebrais. É indicada no combate da ansiedade, mas também pode ser recomendada para quadros de estresse agudo e depressão.
  5. Passiflora – essa planta apresenta propriedades ansiolíticas, pois atua na estimulação da produção de serotonina, substância produzida naturalmente pelo organismo e responsável pela sensação de bem-estar. É indicada também para casos de insônia e depressão.
  6. Lúpulo – o lúpulo, usado na fabricação da cerveja e responsável pelo sabor da bebida, se utilizado como chá é um potente ansiolítico natural. Trata a ansiedade e a agitação, favorecendo o sono e trazendo benefícios para o organismo.
  7. Centelha Asiática – dentre os ansiolíticos naturais de origem oriental, a centelha asiática ocupa lugar de destaque. Também encontrada como Gotu Kola, essa planta possui faculdades calmantes que atuam no controle efetivo da ansiedade e da agitação.
  8. Talo da alface – embora não esteja entre os mais famosos ansiolíticos naturais, o chá de talo da alface apresenta excelentes resultados na diminuição dos níveis de ansiedade. O vegetal possui ainda a vantagem de poder ser consumido in natura, como salada, bastando que se preservem os talos na hora do preparo.
  9. Maracujá – tradicionalmente o suco de maracujá é conhecido por seu potencial como calmante. Isso indica que o consumo diário da fruta ou do suco pode ajudar no processo de diminuição da ansiedade.
  10. Magnésio – a carência de magnésio está presente nas pessoas que apresentam quadros severos de ansiedade, portanto, em muitos casos, a suplementação através de alimentos ou mesmo do cloreto de magnésio pode funcionar como um dos muitos ansiolíticos naturais encontrados entre os alimentos minerais.

Hábitos saudáveis também são ansiolíticos naturais

A química do organismo humano é sensível a uma série de alterações, e precisa estar em equilíbrio para que todas as funções sejam mantidas corretamente. Além dos ansiolíticos naturais que vimos aqui listados, a adoção de hábitos saudáveis também contribui para a melhoria do quadro de ansiedade.

Prática de exercícios físicos, exercícios de respiração e alongamento, dedicar um tempo para o lazer e para a família, praticar caminhadas ao ar livre e uma série de outras ações e hábitos também funcionam perfeitamente como ansiolíticos naturais e promovem a maior qualidade de vida.

 

Redator: Emerson dos Santos

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