10 melhores frutas

Sabemos que as frutas e as verduras em geral, são os alimentos mais saudáveis que existem no mundo. Além de possuírem um valor nutricional, e não causarem efeitos colaterais, eles possuem um papel fundamental na na saúde humana.

Os alimentos nutrem, fortalecem e possuem a tarefa de restituírem ao organismo vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo.

Nutricionistas individualizaram, depois de intensas pesquisas e testes, as 10 frutas mais saudáveis e mais nutritivas de todo o mundo. As quais, do ponto de vista nutricional, não deveriam faltar na dieta alimentar de ninguém, pelo contrario, deveriam ser obrigatórias.

10 frutas mais saudáveis

DAMASCO

A fruta possui betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A  pelo 0 organismo,  ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele.

O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino. Também possui quantidades significativas de boro, potássio e ferro.

ABACATE

Possui ácido oleico, uma tipo de gordura insaturada que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Porém deve ser consumido com moderação por ter alta quantidade de calorias. Também possui vitamina C, ferro e cálcio.

FRAMBOESA

Possui grande quantidade de vitamina C e fibras, que ajudam baixar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardíacas. Também possui vitamina A, B1 e B5.

TOMATE

Para quem não sabe, tomate é uma fruta, por mais que a gente o coma como salada. Ele é rico em licopeno, uma substância funcional que ajuda a prevenir câncer de próstata, de bexiga, estômago e cólon, por se tratar de um potente antioxidante.

Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim. Além disso, é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio.

UVA

As uvas são ótimas fonte de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Elas ajudam melhorando o funcionamento dos rins, são eficaz contra enfermidades do intestino, abdome, fígado e também estimulam as funções cardíacas.

Mesmo quando consumidas em formas de passas, são também, uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficazes contra tosses crônicas e disenterias.

 FIGO

São fonte de potássio, fibras e também vitamina B6, que ajuda na produção de serotonina, reduz o colesterol e diminui a retenção de líquidos. Ainda é energético, pois possui também cálcio, cobre, potássio, magnésio e sódio na sua composição.

LIMÃO

Possui boa quantidade de vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico, e por isso é um ótimo remédio para a cura do escorbuto, além de ser eficaz contra estresse, fadiga, dor de cabeça, alergias e até alguns tipos de câncer.

MAÇà

As maçãs possuem altas quantidades de vitamina C, E e do complexo B além de fibras e potássio. Elas atuam fazendo uma proteção na mucosa digestiva, também regulam o sistema nervoso, previnem problemas de pele e fadiga mental.

Não bastando tudo isso a maçã também ajuda no tratamento de reumatismo, gota e artrite e ainda a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

MANGA

Apresenta altas taxas de betacaroteno, carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitamina C. É excelente para combater a acidez estomacal, é expectorante, ajuda na purificação do sangue e é diurética.

MELÃO 

Os melões possuem alto teor de betacaroteno, vitamina C e do complexo B. Ainda tem fibras, fósforo, cálcio, enxofre, cobre, ferro e potássio, por causa desse último elemento ele é indicado para cardíacos que precisam tomar remédios diuréticos, para quem está com hepatite, cálculos e cirrose hepática.

É benéfico no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, é calmante, fortificante e anticoagulante. Nas mulheres ele ajuda na normalização da menstruação e melhora a circulação.

Cuide bem de você, da sua saúde, do seu corpo, se o seu objetivo é emagrecer, ou ganhar mais qualidade de vida, inclua frutas no seu cardápio.

Substitua refrigerantes por sucos naturais, ou de preferência no consumo da fruta natural. Nos lanches, inclua uma fruta pequena, alternando as qualidades e desfrute do prazer de ter maior bem-estar.

As frutas regeneram o organismo, são ricas em vitaminas, minerais, nutrientes e propriedades medicinais, ajudam a fortalecer o organismo e principalmente as defesas do organismo, possuem poucas calorias e devem ser consumidas com frequência.

Fonte de pesquisa e apoio

Medicina Alternativa de A a Z, Editora Natureza, 2004, Carlos do Nascimento Stelmmn.

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