queda de cabelo

Queda de cabelo é um problema grave e infelizmente muitas mulheres em algum período da vida, passaram ou vão passar por isso. O contexto é mais comum do que pensa, todavia é também preocupante e merece atenção.

Fio quebradiços, opacos, queda excessiva, sem brilho e sem força para crescer, não existe uma explicação ou causa para a queda de cabelo. Isso acontece em milhares de pessoas, geralmente mulheres.

Segundo pesquisas, ela estaria ligada a questões genéticas, alopecia, ou até mesmo o estilo de vida das pessoas. Por exemplo, pessoas que sofrem de ansiedade, estresse, depressão, ou são submetidas a períodos intensos de sofrimento e pressão psicológica, podem apresentar queda repentina dos fios capilares.

Alimentação pobre de nutrientes também seria uma das causas. Pessoas que vivem correndo, se alimentam mal, dormem pouco, também estão sujeitas a esse à problema.

Pessoas que sofrem de diabete, obesidade e hipertensão também são propensas a sofrerem de queda de cabelo. Segundo a revista Saúde, da editora Abril, essas patologias lesam os vasos capilares e automaticamente pode ocorrer a queda de cabelo com maior incidência.

Uma outra consequência da queda de cabeça, é quando as defesas caem totalmente. Embora, não tenha uma explicação precisa, sabe-se que quando o aparato imunológico está mal, o primeiro sintoma é unhas fracas e queda de cabelos.

A redação selecionou 10 receitas caseiras e naturais que podem ajudar a combater a queda de cabelo, bem como, fortalecer os fios e estimular ao crescimento.

1. Tonico de folhas de goiaba

Excelente receita para recuperar a saúde dos fios capilares. O uso constante da infusão feita das folhas da goiabeira trata a queda de cabelos, fortalece o couro cabeludo e estimula o crescimento de novos fios.

Outro aspecto positivo é que ajuda no controle da seborreia. A infusão pode ser utilizada três vezes por semana como enxague final depois de lavar os cabelos conforme o costume.

2. Máscara de cenoura ralada

A cenoura é fonte natural de betacaroteno e vitamina A e por isso é muito indicada no tratamento de queda de cabelo. O procedimento é bem simples, rale uma cenoura e aplique toda a massa no couro cabeludo e deixe agir por 30 minutos, depois lave e enxague conforme seu costume, repita 3 x na semana.

3. Xampu de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é mítico, ele é bom para inúmeras coisas, e também para limpar com profundidade o couro cabeludo e estimular o crescimento de fios novos, controlando assim a queda de cabelo.

Basta mistura 1 colher (sobremesa) por vidro de xampu e usar diariamente, em poucos dias, você já vai notar a diferença.

4. Babosa

Ela é um dos melhores remédios naturais que a natureza oferece para tratar a queda de cabelo, quem conhece sabe, que ela é maravilhosa. Separe 1 folha de babosa e meio copo d’agua.

Bata os ingredientes no liquidificador e aplique um pouquinho em todo o couro cabeludo, com auxílio de um pedacinho de algodão, e deixe atuar por 24 horas.

Depois, lave o cabelo normalmente. O remédio pode ser repetido a cada 15 dias. Não é preciso usar touca, esfregar ou aquecer: as ações podem provocar irritação na pele.

5. Vinagre de maçã

Excelente dica, mas tem que ser o vinagre orgânico e natural. O procedimento é bem simples, todas as vezes que lavar o cabelo, o último enxague, use 1 copo de vinagre diluído em 1 litro de água. Comece massageando o couro da cabeça com a solução e vai enxaguando e massageando toda a cabeça.

Faça isso 2 vezes por semana durante 30 dias. O vinagre limpa com profundidade o couro cabeludo, desinfeta e higieniza, além disso também controla a oleosidade excessiva, que é uma das grandes causadoras da queda de cabelo.

Logo na primeira semana, você vai ver que o cabelo fica brilhante, sedoso e permanece limpo por mais tempo.

6. Tônico de alecrim

Poucas pessoas conhecem o poder do alecrim. Ela é uma planta terapêutica, muito utilizada na culinária, mas servia na antiguidade como remédio para várias situações. O seu chá é um dos melhores calmantes que existe para controlar de forma natural a ansiedade.

Ela tem propriedades anti-inflamatórias, é rica em vitaminas e minerais. Sua infusão serve como tônico para fortalecer os fios capilares e ajudar no crescimento. O tônico limpa o couro cabeludo, e ajuda no controle da queda de cabelo.

Ferva vários ramos de alecrim, abafe e depois coe. Coloque o líquido em uma garrafa e use para massagear o couro cabeludo 3 x por semana durante 30 dias.

7. Óleo de coco

O óleo de coco é um super produto, para quem está com problema de cabelos quebradiços, ressecados, o óleo de coco é maravilhoso e resolve o problema rapidamente.

Para a máscara capilar de restauração e reconstrução dos fios capilares você vai precisar de:

2 colheres de sopa de creme de hidratação (use o que está acostumada) e 1 colher de óleo de coco extra virgem. Derreta o óleo e misture com o creme e aplique mecha por mecha, enrole uma toalha quente e deixe repousar por 20 minutos, lave conforme costume.

8. Óleo de rícino

Esse é outro produto fantástico e terapêutico. Quem conhece sabe dos seus poderes no crescimento do cabelo. Seu uso deve acontecer da seguinte forma. Com os cabelos levemente úmidos, comece aplicar o óleo de rícino no couro cabeludo e sempre massageando.

Uma vez que o óleo estiver espalhado por todo o couro, coloque uma touca plástica e deixe agir por aproximadamente 3h, lave e enxague conforme o costume. Faça isso 1 x a cada 15 dias.

O óleo de rícino em poucas semanas controla a queda dos fios, da mais vida aos cabelos e estimula o crescimento de novos fios.

9. Maçã, limão e água

Essa receita vale ouro. Pegue uma maça sem casca e sem sementes e rale, junte fatias de 1 limão e misture tudo em 1 litro de água fervendo. Deixe esfriar, coe a mistura e esta pronta para ser utilizada como tônico capilar.

10. Gérmen de trigo

O consumo de gérmen de trigo é um ótimo remédio caseiro para tratar a queda de cabelo devido aos seus nutrientes, e além de poder adicionar um pouquinho de gérmen de trigo à salada, sopa ou molho da carne em seu prato, pode-se optar pela seguinte receita:

1 colher de gérmen de trigo; 1 copo de iogurte natural; meia cenoura; mel à gosto.

Bater os ingredientes no liquidificador ou mixer e tomar diariamente. É recomendado consumir 2 colheres de gérmen de trigo por dia, para melhores resultados.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: