sinais de alerta

Você sente fome constantemente? Esse é apenas um dos sinais de que o nível de açúcar no sangue está elevado.  Todavia, seria um erro pensar que somente os diabéticos sofrem de excesso de açúcar no sangue. Pelo contrário, muitas pessoas enfrentam vários problemas de saúde em função do excesso de açúcar e nem sequer sabem o motivo.

O excesso de açúcar é um grande problema para as pessoas. A saber, é causado pela péssima alimentação dos dias atuais. Bombons, alimentos processados, refrigerantes, doces, guloseimas, biscoitos recheados, bebidas alcoólicas, alimentos ricos em sódio, enfim a alimentação é importante e se houver excessos, consecutivamente a pessoa pode se encontrar com acúmulo de açúcar no sangue.

Entretanto, o maior problema é quando os níveis de açúcar sobem e permanecem altos por algum tempo. Assim, as consequências podem ser graves e comprometer a saúde. Todavia, logo abaixo estão elencados alguns fatores que favorecem o acúmulo de açúcar, sintomas, consequências para a saúde e como evitar.

Veja o que mais pode causar a elevação do açúcar no sangue

– Uso de medicamentos químicos

–  Problemas de saúde

– Estresse

– Falta de exercícios físicos

– Vida sedentária

Todavia, estar com o nível de açúcar elevado, não significa necessariamente que você tem diabetes, este é apenas um sintoma dela.

Outros sintomas que indicam a elevação do açúcar no sangue são:

  • Boca seca
  • Aumento da sede
  • Vontade de fazer xixi frequentemente
  • fome constante
  • cansaço extremo
  • pele seca
  • ganho de peso e excesso de gordura abdominal
  • dificuldade de concentração
  • Visão embaçada
  • infecções recorrentes
  • problemas de estômago
  • problemas de nervos
  • cicatrização lenta de feridas e cortes
  • Impotência sexual

Em síntese, para diminuir os sintomas de alto teor de açúcar no sangue, a recomendação é aumentar o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico. Todavia, se você não for diabético, apenas isso pode ser o bastante para resolver o problema.

Outrossim, os alimentos com baixo IG são digeridos e absorvidos lentamente. Eles produzem um aumento gradual do açúcar no sangue. Os alimentos de baixo IG são muito benéficos para a saúde, pois reduzem os níveis de açúcar e a resistência à insulina.

As dietas de baixo IG também têm benefícios para o controle de peso, porque elas ajudam a controlar o apetite e atrasar a fome. Entretanto abaixo está uma relação com alimentos de baixo IG – coma-os com frequência e sentirá a diferença:

Maçã, banana, cereja, pera, melão, kiwi, limão, laranja, cenoura, iogurte natural, kefir, brócolis, quinoa, grão-de-bico, brotos, batata-doce, cebola, feijão-branco, lentilha, nozes, castanha-do-pará, farinhas funcionais (coco, banana verde, berinjela, maracujá, linhaça).

E a melancia?

É um caso especial que merece explicação. A melancia tem um índice glicêmico elevado, mas uma carga glicêmica baixa. Traduzindo: a glicose proveniente da melancia é absorvida rapidamente, mas o total de glicose é baixo. Outrossim, significa que, numa dose moderada, a melancia não aumenta a glicemia.

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