Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

4 passos simples para emagrecer

Quando o verão se aproxima, todos nós queremos um corpo mais esbelto para curtir os dias de sol à beira da praia ou piscina. Mas nem sempre as dietas de emergência são uma boa escolha!

Para emagrecermos não somente para o verão, precisamos mudar nossos hábitos alimentares de forma que consigamos manter ao longo do ano inteiro para fazer as pazes com a balança e com o espelho de vez!

Pensando em te ajudar, fizemos uma lista com pequenos hábitos que podem ser facilmente mudados, para que você consiga atingir suas metas de perder peso, confere:

* Comer mais proteína

As proteínas podem ser divididas de acordo com sua origem: vegetal ou animal. Ao montar sua alimentação você deve balancear a ingestão das duas formas de proteínas.

Isso porque uma alimentação rica em proteínas será essencial para o seu processo de emagrecimento e posteriormente a manutenção de seu peso.

As proteínas são responsáveis por dar energia, vitalidade, firmeza a pele, prevenir retenção de líquido e prisão de ventre, nutrir o cabelo, pele e unhas, e favorecer a perda de gordura abdominal atuando principalmente sobre a região da cintura.

– Fontes de Proteína Animal: ovos, leite e derivados, peixes, carne vermelha, aves, ovos e mariscos.

– Fontes de Proteína Vegetal: Feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, alho, cogumelos, frutas e sementes.

É muito importante equilibrar a quantidade de proteína vegetal e animal que se ingere, pois, ingerir apenas a proteína animal pode sobrecarregar os rins.

 

passo a passo para emagrecer

* Eliminar o açúcar e amido

O açúcar e amido presente nos alimentos faz com que seu corpo tenha picos de insulina durante o processo digestivo do alimento. E isso é muito prejudicial quando se quer emagrecer uma vez que a insulina é um hormônio que se caracteriza como um dos principais responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo.

Com os níveis de elevados de insulina no corpo, você passa a não queimar gordura. Em contrapartida se seu corpo está com níveis mais baixos de insulina além de facilitar a queima de gordura, você passa a eliminar sódio e líquidos retidos, diminuindo o inchaço do corpo.

Essa eliminação ajuda não só a perder peso como também diminuir o aspecto de furos profundos das terríveis celulites.

Se você não consegue eliminar o açúcar e amido de vez da sua dieta, comece o processo aos poucos! Reduzindo diariamente o açúcar refinado dos sucos e café, diminuir a ingestão de alimentos industrializados, pois são ricos em açúcares e gorduras.

* Fazer atividade física

As atividades físicas nos ajudam não só a emagrecer, mas atuam melhorando vários aspectos da saúde.
Se você nunca foi adepta de praticar atividades físicas, comece lentamente! Faça caminhadas três vezes por semana, sempre respeitando seu ritmo.

Os exercícios atuam queimando a gordura que o corpo estocou ao longo dos anos. Além disso você provavelmente ganhará massa magra, que ajuda a acelerar o metabolismo.

* Comer menos carboidratos

Na atualidade nossa alimentação tende a ser mais rica em carboidratos (pães, arroz, bolos, massas e alimentos industrializados em geral) do que em proteínas. O que acaba desregulando o nosso metabolismo.

Os carboidratos precisam ser ingeridos na medida certa, pois são a principal fonte de energia para o nosso corpo, e por isso não é aconselhado cortá-los integralmente do cardápio, muito pelo contrário!

Os nutricionistas apontam que o ideal é comer alimentos integrais, porque eles são fontes de carboidratos complexos que fornecem energia de longa duração, o que significa dizer que não causam picos de insulina na corrente sanguínea, evitando o acumulo de gordura e te proporcionando energia por mais tempo.

Principalmente para quem faz exercícios físicos, os carboidratos corretos fornecerão mais energia para o treino, melhorando sua performance, além de regular o metabolismo proteico, evitando a perda de massa magra durante o exercício.

– Substitua

Então se você está acostumada a comer alimentos processados e refinados, a dica é diminuir a ingestão e começar a substituição dos alimentos pelos integrais.

Você pode substituir o arroz branco pelo integral, bem como o pão, macarrão.

No café da manhã, varie o pão integral substituindo-o por mandioca ou batata doce.

– Como comer?

Sempre prefira consumir um carboidrato acompanhado de uma porção de proteínas, isso fará com que a absorção do carboidrato seja ainda mais lenta, liberando a insulina aos poucos no corpo e proporcionando saciedade prolongada.

Seguindo esses passos, tenho certeza que você irá ver bons resultados na balança! Durante o processo de emagrecimento, não deixe de se hidratar corretamente, beber dois litros de água diariamente fará com que seu corpo funcione melhor, principalmente as funções intestinais. Assim, seu metabolismo se acelera de forma natural e saudável.

Não se esqueça que você já é linda, e que uma rotina equilibrada faz com que seu corpo seja mais saudável e atinja os resultados esperados mais rapidamente. Cuide-se! Não só esteticamente, mas se alimente para ter uma vida longa e prazerosa.

 

Redatora: Anna Carrena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: