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7 alimentos ideais para consumir depois das 18 horas

Como são suas refeições depois das seis horas da tarde?  Conheça os alimentos ideais para comer à noite, ricos em valor nutricional e eficazes na perda de peso.

Muitas pessoas, na tentativa de emagrecer, eliminam o jantar do cardápio, e acreditam que as refeições noturnas são as grandes vilãs da dieta.

Não é necessário ficar em jejum depois das 18h para evitar o ganho de peso, mas é importante ter cuidado e fazer refeições mais leves, já que o organismo terá pouco tempo para gastar as calorias que forem ingeridas.

Existem alimentos que, além de serem saudáveis, contribuem para o processo de emagrecimento, e podem ser consumidos à noite sem culpa.

Veja quais são os alimentos que podem, e devem, integrar suas refeições noturnas, elabore o seu cardápio e fique com o corpo leve, e a consciência também.

 

7 alimentos para comer depois das 18h

 

Consumir alimentos à noite: faça as escolhas certas

As últimas refeições do dia devem ser baseadas em alimentos leves, tanto para evitar o acúmulo de calorias quanto para ter uma boa noite de sono, sem aquela sensação de estômago pesado.

Nem sempre é fácil fazer as escolhas certas no final do dia. Muitas vezes a falta de tempo, a correria do dia a dia, o estresse, são fatores que prejudicam na hora de preparar uma refeição saudável, já que é muito mais rápido apelar para as refeições prontas, fast-foods, e todas as demais opções práticas que oferecem uma solução rápida para a sua fome, mas que são muito pobres em valor nutricional.

Mas, se você está se cuidando, está preocupado com seu corpo e com a saúde, precisa ter disposição e dar um jeitinho de se alimentar bem, mesmo que suas refeições noturnas sejam feitas fora de casa, como na faculdade ou no trabalho.

Alguns alimentos demandam, sim, um preparo um pouco mais trabalhoso, como os vegetais, por exemplo, que devem ser higienizados e picados. Mas existem várias opções saudáveis, e práticas, para fazer refeições à noite.

 

  1. Verduras e legumes

Claro que os vegetais encabeçam a nossa lista de alimentos saudáveis que estão liberados para compor as refeições noturnas.

Todos nós sabemos o quanto as verduras e legumes são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Além de terem baixíssimo valor calórico.

Portanto, pode abusar das saladas e legumes refogados nas refeições feitas depois das 18h, tomando o cuidado apenas com o excesso de sal, condimentos, óleos e molhos de salada que acompanham as preparações culinárias.

  1. Sopas e caldos

As sopas e caldos são excelentes opções para se alimentar depois das 18h. Principalmente em dias mais frios, não há quem resista! São pratos mais leves, que saciam e não deixam aquela sensação de estômago pesado.

Mas tome cuidado com os ingredientes que você coloca na sua sopa: o ideal é que seja composta apenas por vegetais ou, no máximo, com o acréscimo de carne magra, como peito de frango.

Pouco adianta você substituir um prato de arroz e feijão por uma sopa, se ela apresentar uma combinação calórica de carboidratos, como macarrão com batata.

  1. Proteína magra

O grupo das proteínas é conhecido por promover a sensação de saciedade por um período mais longo. Portanto, esses alimentos também são excelentes para serem consumidos à noite.

Nesse grupo você encontra cortes bovinos magros, frango, peixes e ovos. As melhores opções, se o seu intuito é a perda de peso, são peito de frango sem pele, peixes e clara de ovo. São alimentos com alto valor proteico e menor quantidade de calorias.

  1. Cereais integrais

Se você é do tipo de pessoa que não consegue ficar só na saladinha com proteína, e precisa de uma fonte de carboidratos, não se preocupe: os carboidratos também podem ser consumidos depois das 18h.

Mas aqui é necessário ter bastante cautela, prefira os cereais integrais, como arroz, macarrão e até o pão, caso queira substituir o jantar por um sanduíche natural. Mas sempre consuma esses alimentos em sua versão integral.

Os alimentos integrais são recomendados porque saciam por mais tempo, e contribuem para o bom funcionamento do intestino, mas possuem quantidade de calorias semelhante aos carboidratos simples. Então, cuidado com o exagero!

 

  1. Frutas

As frutas são riquíssimas em valor nutricional, e são ótimas opções para lanches e sobremesas, especialmente se você tem muita vontade de comer doces. Mas, nem todas as frutas são indicadas para as refeições noturnas.

Escolha as opções menos calóricas como o morango. Melancia e melão também são recomendados pelo alto teor de água e fibras, que hidratam e desincham.

O suco do limão acelera o metabolismo e favorece o funcionamento intestinal. A banana tem importantes nutrientes que causam saciedade e combatem a ansiedade.

  1. Gelatina e Iogurte

A gelatina é ideal para a sobremesa do jantar, alivia a vontade de comer doces, tem poucas calorias, especialmente nas versões diet e light, combate a celulite e estimula o organismo a produzir mais colágeno.

O iogurte melhora o funcionamento intestinal, reforça as defesas do organismo e auxilia na redução do colesterol ruim. Prefira os iogurtes com menor teor de açúcar e gorduras.

  1. Água

A água é essencial para todas as funções do nosso organismo. É fundamental tomar água o dia todo, inclusive depois das 18 horas.

Muitas pessoas simplesmente se esquecem de beber água, sobretudo em dias mais frios, e a desidratação pode causar a falsa sensação de fome. Então, manter-se hidratado, reduz a chance de comer mais do que precisa.

 

água para emagrecer

 

E você, gostou dessas dicas? Agora, elabore o seu cardápio e se alimente bem depois das 18h.

 

Redatora Nalva Amancio

 

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