O café da manhã é, sem dúvida, a refeição mais importante do dia, e por isso deve ser rica em proteínas, fibras e gorduras para nos manter satisfeitos por varias horas e ainda nos dar energia e manter o peso corporal sob controle.

Essa refeição deve ser muito equilibrada, porque ela fornecera os nutrientes necessários para que o corpo funcione bem durante todo o dia. Então, imagine o seu corpo como uma locomotiva de trem.

A locomotiva de trem, quando deve partir para uma viagem, o maquinista deve encher o reservatório de carvão e dar fogo, mas o fogo tem que ser muito potente, por isso é necessario muito carvão para que a locomotiva possa engrenar e partir a todo vapor.

Mas durante a viagem, o maquinista não deve dar fogo sem parar, pelo contrario, sua tarefa é apenas vez o outra adicionar um pouco de carvão para manter o ritmo da viagem e chegar no lugar destinado.

Então agora pense no seu corpo, o seu corpo é a locomotiva de trem, e quando acordamos, estamos para partir para uma longa viagem de aproximadamente 16h a 20h e portanto, ao partir temos que dar muito gas e energia para nosso corpo, para que ele chega ao seu destino final que é o final do dia, entendeu?

Ao analisar toda essa dinamica, podemos compreender porque o café da manha é tao importante, é ele quem vai dar a energia para que o corpo chega na estação final no final do dia.

Abaixo selecionamos 7 alimentos que não devem faltar no seu café da manha e orientamos o seguinte: todos os dias pela manha, procure combinar 1 desses alimentos com cereais, frutas, leite magro, café ou chá, uma fatia de queijo magro, uma fatia de presunto cozido magro.

Um bom café da manhã contém: 1 xícara de leite magro com café sem açúcar. 1 fatia de pão integral light, 1 fruta amarela. 1 ovo ou 1 fatia de queijo branco magro, ou presunto. Ainda acrescente 1 copinho de iogurte zero branco com cereais ou sementes.

Alimentos que devemos obrigatoriamente comer no café da manhã

1. Ovos.

Eles são um alimento nutritivo e versátil. Você pode prepará-los em omeletes, cozinhá-los ou fazer um mexido com legumes e ervas. Os ovos são uma excelente comida para o nosso café da manhã. Essa é a primeira opção.

2. Shake de proteína.

É uma ideia excepcional para o café da manhã. Misture algumas proteínas, adicionando alguns vegetais verdes, em seguida, adicione a aveia ou nozes para enriquecê-los com nutrientes. Essa é a segunda opção. 

3. Aveia durante a noite.

Coloque o farelo de aveia de molho na água, não é pra fazer mingau. A água pode ser substituída por leite magro, a ideia é deixar repousar toda a noite e consumir no café da manhã, adicionando frutas frescas ou secas ou ainda, iogurte. Essa é a terceira opção. 

4. Panquecas

Você pode prepará-las usando bananas, seguindo a receita abaixo. É uma alternativa mais saudável e eficiente em termos energéticos às panquecas clássicas. Essa é a quarta opção. 
INGREDIENTES

  • 1 banana madura grande (150g)
  • 2 ovos
  • ⅛ colher de chá de fermento em pó

Para servir:

  • Fatias de banana
  • Canela
  • Mirtilo
  • Xarope de ácer puro ou mel por cima
  • Sementes de chia
  • Manteiga de amendoim
  • (O que você bem entender…)

5. Pudim de Chia 

É uma receita baixa em carboidratos que ajuda a regular o açúcar no sangue. Misture o leite vegetal com xarope de bordo e sementes de chia, em seguida, coloque-o para descansar durante toda a noite e no dia seguinte adicione frutas secas ou mirtilos antes de saborear. Essa é a quinta opção. 

6. Ovos e abacate 

Misture metade do abacate e um ovo cozido cortado em pedaços, tempere com uma pitada de pimenta e sal. O abacate contém vitamina B5, que ajuda a reduzir o estresse, enquanto o ovo contém proteína e fibras. Essa é a sexta opção. 

7. Aveia

É um alimento muito versátil e pode ser consumido de dezenas de maneiras diferentes. Contém numerosos nutrientes e ajuda-nos a sentir-nos saciados por um longo período de tempo. Podemos comer com iogurte natural e mel, é muito saudável e da saciedade. Essa é a sétima opção. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: