depressao

Hoje vamos falar de um assunto sério e silencioso. Silencioso porque poucos falam com clareza e admitem a seriedade do assunto e suas respectivas consequências, Sério porque na pós-modernidade, segundo estudos, a doença que mais cresce e mais faz vitimas hoje é a depressão, a síndrome do pânico, síndrome da ânsia e outras patologias de cunho emocional.

A ansiedade é um problema que afeta milhares de pessoas e embora seja vista como um capricho, não é, pessoas ansiosas sofrem muito com as reações provocadas pela ânsia, apresentam crises e a longo tempo se não tratada corretamente, ela pode ser a porta de entrada para uma depressão.

As duas patologias provocam um turbilhão de problemas no organismo, principalmente no metabolismo da mulher, mas como identificar e compreender a origem do problema? O que leva as pessoas a esse contexto conturbado? Hoje vamos ilustrar 7 circunstancias que provocam esses distúrbios de cunho emocional, continue lendo.

Importante falar que não existe uma unica causa, especifica que explique esse contexto, mas são uma soma de situações que podem levar uma pessoa a sofrer de ansiedade e depressão.

Problemas desse quadro podem estar ligados a genética, a traumas do passado e do presente, situações mal resolvidas, uso de medicamentos indevidos, estilo de vida conturbado, uma coisa é certa, ninguém tem culpa de passar por esse contexto, seja ele de qualquer origem, o importante é identificar e tratar.

7 circunstâncias que influenciam e provocam a depressão.

1. Uso de fármacos

O uso continuo ou irregular de determinados medicamentos podem prejudicar o organismo e podem criar um contexto depressivo. Drogas e álcool prejudicam a neuroquímica do cérebro, interrompendo a comunicação normal entre os neurotransmissores.

2. Excesso de trabalho

O cansaço excessivo gera algo chamado estresse e o estresse é um dos fatores que provocam a depressão. Toda pessoa precisa de tempo para cada coisa e o excesso de atividades pode criar um contexto não favorável a sua propria saúde.

3. Dor e trauma

Toda situação que provoque sentimentos de tristeza, repulsa, frustração, vai gerar um trauma e a longo prazo pode gerar um quadro perfeito para depressão. Perda de pessoas queridas, violências domesticas, situações constrangedoras de Bulling, tudo isso pode ser o principio de crise de ânsia e consecutivamente depressão.

4. Problemas de saúde

Pessoas que enfrentam patologias graves, onde o paciente tem pouca esperança na cura e no tratamento, também pode ser um dos fatores da depressão. Doenças terminais, como Parkinson, Alzheimer, cardiovasculares ou câncer, muitas vezes induzem a sentimentos de pânico e desamparo.

5. Mudanças repentinas que geram grande estresse

Situações caóticas que estão ligadas a economia por exemplo, podem ser o pivô para crises emocionais que podem inclusive, dependendo da seriedade, causar suicídios. Em 1929 um sério problema na bolsa de Nova Iorque levou milhares de pessoas a tirarem suas vidas pelo contexto caótico. Atualmente no Brasil, em função da crise financeira, milhares de pessoas se encontram com sérios problemas, depressivas, angustiadas, e tudo isso pode ser a ponto que leva ao precipício. 

6. Baixo autoestima

As mulheres são as mais propensas a esse problema e inúmeros fatores do dia a dia podem induzi-las a esse contexto. Quando um ser humano cria uma imagem negativa de si mesmo, esse comportamento pode levar a indução a pensamentos negativos, depressivos, condições ansiosas e essa soma de situações de baixa estima pode terminar em uma depressão profunda. 

7. Isolamento e rejeição

A rejeição, a não aceitação, o isolamento e a solidão são contextos que levam o ser humano ao fundo do poço, logo, a depressão é mera consequência. O ser humano é um ser social e precisa viver incluído, portanto, qualquer situação de exclusão, tende a gerar contextos depressivos para o mesmo. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: