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8 incríveis benefícios da caminhada para a saúde

Você tem o hábito de caminhar? Esse é um dos exercícios físicos mais completos que existe. Conheça os incríveis benefícios da caminhada para o corpo e para a mente.

Muitas pessoas se esquivam de praticar exercícios físicos, porque não se adaptam facilmente a uma rotina de treinos exaustivos.

Mas, exercitar-se é fundamental para saúde, você só precisa encontrar a atividade certa, aquela que te dê prazer em praticar, sem representar um sacrifício absoluto.

Os benefícios da caminhada já foram validados pelas pesquisas científicas há tempos. Esta é uma atividade que pode, e deve, ser praticada por qualquer pessoa, sem restrição de idade.

 

8 beneficios da caminhada

 

O sedentarismo está associado a diversas doenças crônicas, e vem sendo apontado como um dos principais fatores de risco que podem levar à morte.

Claro que, na correria do dia a dia, nem sempre conseguimos dispor de 30 minutos livres na nossa rotina. Mas, nesse caso, seria interessante fazer um devido gerenciamento de tempo. A sua saúde vai te fazer essa cobrança, no futuro.

Os principais benefícios da caminhada para o corpo e para a mente

Dentre os inúmeros efeitos da caminhada para a saúde física, vamos listar aqui os mais evidentes. Veja o quanto é importante praticar esta atividade:

  1. Caminhada emagrece

Este é um dos benefícios da caminhada que mais atrai adeptos. É uma atividade fácil de ser realizada, não tem custo e é um excelente aliado no processo de emagrecimento. Se conciliada com uma alimentação equilibrada, a caminhada apresenta resultados garantidos na perda de peso.

É evidente que a caminhada, assim como qualquer outra atividade física, contribui para o aumento de queima calórica.

Outra vantagem, é que também acelera o metabolismo, e o resultado disso é que mesmo horas após a prática do exercício, o corpo continua a gastar calorias. Essas comprovações foram feitas por estudos realizados na Universidade de Yale- USA.

  1. Melhora a circulação sanguínea

Este é outro grande benefício da caminhada. Por este motivo, a atividade é bastante recomendada pelos médicos.

Durante o período em que caminhamos, o fluxo sanguíneo aumenta e promove a dilatação dos vasos, regularizando a pressão arterial por até 24 horas depois da atividade, de acordo com estudos feitos pela USP.

Se a circulação sanguínea melhora, logo os efeitos da caminhada também são refletidos na redução dos riscos de doenças cardiovasculares, inclusive infartos.

  1. Auxilia no controle da Diabetes

A caminhada contribui para que a produção de insulina aumente, isso significa que o organismo consegue absorver mais glicose durante o exercício.

O resultado final é menos açúcar em livre circulação pelo sangue e, por consequência, redução dos níveis de diabetes, ou dos riscos de desenvolver a doença.

 

caminhada

 

  1. Reduz o risco de osteoporose

O fortalecimento dos ossos também é um dos benefícios da caminhada.

O impacto e o movimento do esqueleto, durante a caminhada, desencadeia uma sequência de estímulos elétricos no sistema ósseo. Esses estímulos fazem com que o organismo absorva uma maior quantidade de cálcio, tornando os ossos mais fortes e resistentes a problemas como osteoporose.

Além de ser um método preventivo, a caminhada também auxilia nos quadros já desenvolvidos de problemas ósseos, diminuindo os riscos de que a doença se agrave.

  1. Melhora o sistema respiratório

Talvez você já tenha percebido que quando estamos com crises de rinite, por exemplo, um passeio ao ar livre sempre ajuda a aliviar os sintomas e melhorar a respiração.

Isso acontece porque quando caminhamos o nosso sistema respiratório efetua trocas gasosas, ou seja, elimina impurezas e deixa o pulmão menos carregado de sujeira, como catarro.

Especialistas afirmam que, em alguns casos, os efeitos da caminhada se assemelham à ação de um xarope expectorante.

  1. Previne o envelhecimento do cérebro

Além de ser uma atividade de múltiplos benefícios para a saúde física, a caminhada também é altamente benéfica para a saúde do cérebro.

Com a prática regular desse exercício, há um aumento nos circuitos cerebrais, assim como a redução de problemas cognitivos como falta de concentração e de memória.

Quando caminhamos, nosso cérebro recebe diversos estímulos ao mesmo tempo e se mantém apto para respondê-los, assim como aprimora nossa coordenação.

  1. Promove o bem-estar

Até mesmo períodos curtos de caminhada, principalmente se forem praticados em ambientes tranquilos como um bosque, um parque ou uma avenida arborizada e com pouco movimento, pode trazer efeitos significativos para o bem-estar emocional.

Os benefícios da caminhada para a mente se refletem na melhora da autoestima e do estado de humor.

  1. Reduz os níveis de estresse, ansiedade e depressão

As atividades físicas são bastante recomendadas como tratamento auxiliar nos quadros de estresse, depressão e ansiedade. Isso porque a prática de exercícios estimula o organismo a liberar mais endorfina, o famoso hormônio do bem-estar.

A endorfina é um neurotransmissor que promove a sensação de relaxamento, assim como aumenta o ânimo e a disposição para realizar mais atividades.

Se você tem dificuldades em estabelecer uma rotina cansativa de atividades físicas, experimente começar pela caminhada. É uma excelente opção.

Comece devagar, com 20 minutos ao dia, e perceba as diferenças na saúde, na sua disposição e até na balança.

Tente fazer disso um hábito: o seu corpo agradece, e a mente também.

 

Redatora Nalva Amancio

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