bolo de mandioca

A mandioca tem diversos nomes que variam de acordo com as regiões do Brasil. Alguns a chamam de aipim. Outros de macaxeira. Mas todos se referem à raiz que é riquíssima em carboidratos. Outrossim, que faz parte da culinária mundial.

Extremamente versátil. A mandioca pode ser consumida frita, cozida ou até mesmo em sopas. E também em doces. Dela fazemos bolos, cocadas, docinhos, e doce em calda.

Dessa forma, seus benefícios são inúmeros, mas é necessário ter cuidado ao consumi-la, já que sua raiz crua pode ser venenosa.

A mandioca é um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos. Eles garante muita energia para o nosso corpo. Essa raiz tuberosa possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.

Propriedades da mandioca

Além da elevada quantidade de carboidratos – característica que a levou a ser um dos principais alimentos responsáveis pela nutrição mundial -, a mandioca também é rica em fibras, potássio, vitamina C e folato (composto conhecido como vitamina B9 e cuja forma sintética é o ácido fólico).

Como já citamos, a mandioca pode ser usada em diferentes receitas, hoje vamos ensinar uma receita de um bolo que é um sucesso!

 

Bolo de mandioca

Ingredientes:

1 kg de mandioca (descascada e picada)
2 colheres (sopa) de margarina
3 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado (uso coco fresco…em quantidade maior q 100 gramas)
1 garrafa de leite de coco de 200 ml
2 xícaras de leite
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes no liquidificador (exceto o coco que deve ser misturado à parte depois de liquidificado) e bata aos poucos
Unte uma forma com óleo e farinha e despeje a mistura
Polvilhe açúcar cristal por cima
Leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.

 

Adicional – Benefícios que podemos conquistar comendo a mandioca

Combate a artrite

A mandioca apresenta quantidades significativas de duas substâncias que têm ação anti-inflamatória e analgésica, chamadas de saponinos e polifenóis, portanto pode ser usada como complemento ao tratamento de algumas doenças osteoarticulares, principalmente a artrite reumatóide e a osteoartrose.

Tem ação antioxidante

Um dos polifenóis presentes na mandioca é o resveratrol, que tem poderosa ação antioxidante e, por isso, ajuda a combater os radicais livres que oxidam células e podem levar ao surgimento de diversos tipos de câncer.

Mais do que isso, a vitamina C – que também atua como antioxidante – retarda o envelhecimento do corpo. Combinada ainda ao folato, que combate a acne e auxilia o crescimento das unhas, este polifenol melhora consideravelmente a saúde geral da pele e até dos cabelos.

Auxilia no tratamento de diabetes

Por conter fibras, a mandioca é um alimento bastante recomendado para pessoas que sofrem de diabetes. Isso porque as fibras, além de contribuírem para melhor digestão e controle do peso, também prolongam o processo digestivo e ajudam, desta forma, o organismo a regular as quantidades de açúcar no sangue.

Contribui para a saúde dos ossos

As folhas da mandioca são fontes de proteína e vitamina K, que desempenham importante papel na reconstrução óssea. Além disso, a vitamina C também impulsiona a produção de colágeno – substância capaz de melhorar significativamente a saúde dos ossos, cartilagens, tecidos e músculos.

Fonte de energia

O alto volume de carboidratos da mandioca é interessante para praticantes de atividade física de alta intensidade, que precisam de muita energia para completar seus treinos.

Bloqueia a ação dos raios solares

Não é como se fosse um protetor solar, mas o resveratrol – presente no alimento – ajuda a prevenir os danos provocados pela ação dos raios ultravioletas.

A substância fornece uma camada de proteção extra à pele, fortalecendo os tecidos da derme e aumentando, assim, a resistência das células aos raios emitidos pelo sol.

Não contém glúten

Boa notícia para quem tem intolerância ao glúten. Toda e qualquer variação da mandioca não contém esta substância. Portanto, pode ser consumida até mesmo por quem sofre de doença celíaca.

Protege o coração

Este é um dos principais benefícios da mandioca. Ela possui uma série de nutrientes que fortalecem o coração e previnem doenças cardiovasculares – principalmente aterosclerose e infartos.

Por melhorar a saúde dos tecidos sanguíneos, este alimento tipicamente brasileiro pode ajudar ainda na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC).

Para grávidas

Graças à grande quantidade de ácido fólico presente em sua composição, a mandioca é um alimento permitido, e até bastante recomendado, para grávidas, pois o nutriente auxilia na formação do tubo neural do feto.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: