Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Abóbora: benefícios e propriedades medicinais

A abóbora já faz parte do seu cardápio? Além de ser um alimento nutritivo e saboroso, oferece muitos benefícios à saúde. Conheça as propriedades medicinais da abóbora.

Os benefícios da abóbora para a saúde são muitos, ela possui alto valor de nutrientes que contribuem para diversas funções do organismo, como: vitaminas A, B, C, E, cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo, magnésio e fibras.

A abóbora tem propriedades medicinais que cuidam da saúde da pele, do coração e dos rins; tem efeito laxante e elimina toxinas do intestino; tem betacaroteno, que combate doenças crônicas, problemas de visão, doenças cardíacas e até o câncer.

 

Beneficios da Abobora para a saude e para emagrecer

 

Tudo na abóbora pode ser aproveitado em prol da saúde, as sementes também têm efeitos poderosos, elas contêm triptofano, que estimula a produção de serotonina e, por consequência, controla o humor, o apetite e o sono. As sementes torradas ainda ajudam a reduzir o colesterol.

Pesquisam apontaram os benefícios da abóbora para o sistema imunológico, sistema cardiovascular, na prevenção de artrite e câncer de próstata, no controle da glicemia e redução dos níveis de diabetes, e até na ação contra vermes.

E, para você que nos acompanha, e está sempre cuidando da saúde, e de olho na balança, outra ótima notícia é que a abóbora auxilia no emagrecimento, já que possui baixo índice glicêmico, alta quantidade de fibras e promove a sensação de saciedade.

Os benefícios da abóbora

Veremos agora quais as propriedades medicinais da abóbora, e como ela age no nosso organismo:

  • Potencializa o emagrecimento

É um alimento de baixo teor calórico, em contraste com o alto teor de fibras. Um pires de abóbora contém em torno de 50 calorias, zero de gordura e 3g de fibras.

As fibras dão saciedade por um período prolongado, assim como reduzem a absorção de açúcar. Sabemos que o excesso de glicose circulando pelo sangue se transforma em acúmulo de gordura.

O bom é que a abóbora é um alimento versátil, você pode tanto consumi-la na versão salgada, como um legume cozido, como pode saboreá-la como um doce na sobremesa, acrescentando adoçante e canela.

  • Controla a pressão arterial

Estudos comprovaram que o óleo presente nas sementes de abóbora contém substâncias vegetais que têm rápida metabolização e reduzem os níveis de pressão arterial, são chamadas de fitoestrógenos.

  • Melhora o sistema de defesa do organismo

Os alimentos que levam betacaroteno em sua composição, como a abóbora, são conhecidos por reforçar o sistema imunológico e auxiliar na prevenção de uma série de doenças.

  • Contribui para a saúde dos olhos

Novamente citando o betacaroteno, ele se transforma em vitamina A no organismo, um antioxidante que contribui para a saúde da pele, dos ossos, dentes e olhos.

Foi comprovado que o consumo regular de abóbora, retarda os efeitos das doenças degenerativas que acometem a visão.

 

 

  • Age como um vermífugo natural

O consumo da abóbora auxilia na paralisação e eliminação de vermes do organismo. As sementes de abóbora apresentam um aminoácido em sua composição, capaz de eliminar os parasitas do trato digestivo e intestinal.

  • Reduz o risco de doenças cardíacas

Entre os benefícios da abóbora está o cuidado com o coração e a prevenção de derrames e doenças coronárias.

A abóbora é rica em fibras, potássio, magnésio e vitaminas A e C que favorecem o funcionamento do sistema cardiovascular. Isso acontece porque os vasos sanguíneos se dilatam e evitam o acúmulo de gordura, diminuindo o risco de obstruções.

  • Proporciona sono de qualidade

Como dito no início desse texto, as sementes de abóbora contêm triptofano, substância que estimula a produção de serotonina.

A serotonina é o neurotransmissor responsável pelo humor, assim como pelo sono. Portanto, alimentos ricos em triptofano, como a abóbora, contribuem para uma noite de sono profundo e tranquilo.

  • Atua na prevenção do câncer de próstata

Diversos componentes encontrados na abóbora, como betacaroteno, zinco e fitoesteróis, auxiliam na prevenção e no tratamento do câncer de próstata.

Estudos já demonstraram que o consumo frequente desse alimento tem efeitos bastante positivos no tratamento da doença.

  • Previne o envelhecimento da pele

Este é um dos benefícios da abóbora que ainda está sendo averiguado. Mas, alguns especialistas confirmam que, entre as propriedades medicinais da abóbora, está a renovação das células e a consequente prevenção de rugas, já que o alimento é rico em vitamina A, um anti-idade natural que estimula a produção de colágeno.

  • Tem efeitos positivos para a saúde sexual e o sistema reprodutor

A abóbora também contribui positivamente para a produção dos hormônios masculinos responsáveis pela libido, ereção e fertilidade, isso porque contém zinco, um mineral essencial para o sistema reprodutor masculino.

Para as mulheres, os benefícios da abóbora também são validados. Trata-se de um alimento rico em ferro, que aumenta a fertilidade feminina. A vitamina A ainda estimula a produção de hormônios durante o período de gestação e amamentação.

Para que todos estes benefícios da abóbora sejam sentidos na saúde, é necessário consumi-la com frequência.

Acrescente mais esse poderoso alimento à sua dieta, aproveite o sabor e as propriedades medicinais da abóbora.

 

Redatora Nalva Amancio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: