Infelizmente muitas pessoas dia após dias, apresentam um grande índice de açúcar no sangue, uma das consequências desse nível elevado de açúcar é a diabete, depois vem a obesidade e por fim inúmeros disturbos de saúde.

O açúcar refinado é um “veneno branco”, pois ingerimos silenciosamente, visto que muitos alimentos e bebidas possuem açúcar e sem perceber vamos acumulando peso, quando nos damos conta, que é o caso de boa parte das pessoas, a diabete já se instalou.

O problema é que os costumes de alimentação precisam ser mudados, por exemplo, não podemos comer somente alimentos ricos em açúcar, temos que contrabalançar comendo alimentos ricos em fibras, proteínas, minerais, e assim por diante.

E se você quer mesmo emagrecer e exterminar a diabete, precisa consumir canela. Estudos demonstraram que a canela diminui os níveis de açúcar no sangue e aumenta a produção de insulina no organismo.

E uma pesquisa do Departamento Norte-Americano de Agricultura confirmou que a canela e o cravo funcionam como um estímulo para o pâncreas fabricar mais insulina além da sua capacidade normal, o que ajuda no controle do açúcar no sangue.

Em experimentos de laboratório, os pesquisadores mediram a atividade da insulina na presença de determinados alimentos. E o cravo e a canela, além do louro e açafrão-da-terra, triplicaram a produção de insulina.

O mais potente deles, segundo essa experiência, foi a canela. É por isso que esta receita é extremamente benéfica para diabéticos e para quem quer controlar os níveis de açúcar no sangue e perde peso de forma saudável.

 

Benefícios do Cravo-da-Índia

Analgésico e antisséptico: o chá de cravo-da-índia, além de ser saboroso, pode ajudar a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.

Acelera o metabolismo: aumenta a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, o que promove a queima rápida de gordura. O cravo ajuda também em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

Antioxidante: o cravo-da-índia é um excelente antioxidante porque possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.

Antisséptico bucal: o chá é usado no tratamento de bactérias na boca e no estômago e age, principalmente, contra o mau hálito.

Contribui para o bom funcionamento da tireoide: mais um aliado para ajudar quem sofre de hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Controle do colesterol: o cravo ajuda também no controle do colesterol ruim sendo também antiviral e antifúngico.

 

Propriedades da Canela

A canela possui propriedades carminativas (combate gases no intestino), anti-ulcéricas e estomacais. Seus azeites essenciais dissolvem melhor os alimentos, além de estimular a salivação e os sucos gástricos. Ajuda também a combater a aerofagia, as digestões difíceis e a acidez, estimulando também o apetite.

A canela também combate bactérias e fungos nocivos. Também se mostra bastante eficaz contra candidíases e úlceras.
Tem propriedades anti-inflamatórias e age no processo de desinflamação de tecidos, entre outros. É uma rica fonte de substâncias como manganês, ferro e cálcio.

Combate os radicais livres, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce e do enfraquecimento dos fios de cabelo.

Possui também efeito termogênico: promove o aumento da temperatura do corpo, assim, facilitando a queima das gorduras.

Ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias.

É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e ainda regulam os níveis de colesterol ruim no organismo.
Ajuda a combater os sintomas do resfriado.

 

Ingredientes

2 litros de água
2 pedaços de canela em pau de tamanho médio
3 cravos-da-índia

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes na água e deixa descansar por oito horas.
Beba sempre que sentir sede.
Esta receita é ótima também para quem quer perder peso.

No entanto, hipertensos não devem consumi-la! Veja alguns sintomas que podem indicar excesso de açúcar no sangue:

Sede constante
Perda de peso repentina
Boca seca
Cansaço excessivo

Esses são sintomas de quem está com o nível de açúcar no sangue um pouco alto. No entanto, se você sente:

Muita sede
Visão embasada
Tontura
Pele quente e seca
Transpiração com forte odor de doce
Perda de apetite

Procure um médico imediatamente, pois são sintomas característicos de elevadíssimo nível de açúcar.

Se você gostou, compartilhe, ajude a divulgar nosso trabalho informativo.

Equipe Emagrecer vida e saúde

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: