Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Água de melissa um santo remédio homeopático que serve para tudo!

agua de melissa
Compartilhe esse post:

Hoje você vai aprender o que é água de melissa, para que serve, quem pode tomar, quais são seus benefícios e o que ela pode fazer para a sua saúde.

A água de melissa é conhecida como remédio homeopático e considerada como um dos melhores calmantes naturais que existe, principalmente no tratamento da ansiedade. Geralmente serve prescrição médica para comprá-la nas farmácias homeopáticas.

A melissa (Melissa officinalis), também conhecida como erva-cidreira, é uma planta da família da menta. Graças ao seu aroma fresco e ativo, semelhante ao do limão. 

Sua utilização tornou-se muito popular na gastronomia. Entretanto, em muitos lugares, esta erva também ficou conhecida por suas incríveis propriedades calmantes e fantásticos benefícios para a saúde.  As pessoas que têm pressão sanguínea baixa devem ter cautela, pois a melissa pode causar queda de pressão.

Atualmente a melissa tem sido grande aliada do emagrecimento. Isso se deve ao fato de que ela controla a ansiedade e acalma os nervos. Quando um corpo está relaxado e calmo, é mais fácil manter o foco. Mas não é isso. Ela também melhora o funcionamento do intestino. Portanto, é super positivo pra quem precisa emagrecer.

Para finalizar com chave de ouro, sendo um calmante natural, ela age na compulsividade pelos alimentos. Suas propriedades terapêuticas também garantem uma digestão rápida, o que de certa forma, é positivo para quem deseja perder peso.

Benefícios do consumo da água de melissa

A água da melissa, como falamos anteriormente, é um remédio, indicado para problemas intestinais, e para problemas do sistema nervoso, como ânsia, depressão, estresse cotidiano. Seus efeitos calmantes e sedativos, agem de forma importante no sistema nervoso, também na musculatura e infecções estomacais e intestinais.

Seu chá é muito indicado para quem sobre de insônia, pois estudos comprovaram que o consumo frequente da erva, acalma e tranquiliza, promovendo assim, uma noite tranquila de sono. Suas propriedades naturais sedativas e ansiolíticas, ajudam a combater o estresse e a insônia de forma natural.

Confira abaixo, 10 benefícios do consumo da água de melissa

reeita agua de melissa

1. Reduz o risco de desenvolver Alzheimer e demência

Foi descoberto que os óleos essenciais liberados ao mastigar as folhas desta planta ajudam a estimular o funcionamento da memória, prolongar a concentração e capacidade de atenção em pacientes que sofrem de Alzheimer, bem como reduzir os sintomas mais extremos da demência.

2. Tratamento para herpes e outros efeitos antivirais

A melissa contém polifenóis que são benéficos para o tratamento das lesões causadas por herpes. Além disso, diversas pesquisas demonstraram que o consumo regular desta planta está associado a uma redução na frequência do surgimento das lesões.

3. Para a limpeza da pele

A infusão à base de melissa pode ser utilizada para limpar a pele. Coloque um punhado de folhas de melissa em um recipiente com 4 xícaras de água fervendo. Depois que a infusão estiver fria, aplique-a sobre o rosto, fazendo uma massagem suave. Para finalizar, enxágue com água fria.

4. Tratamento para ansiedade e insônia

O consumo regular desta planta tem demonstrado eficácia no tratamento da ansiedade, estresse e problemas para dormir. De fato, pesquisas indicam que suas propriedades têm a mesma eficácia dos medicamentos prescritos para tratar estes problemas.

As substâncias químicas liberadas pelas folhas de melissa ao serem mastigadas possuem propriedades calmantes e benéficas à saúde. O governo da Alemanha aprovou o uso desta planta no tratamento dos transtornos do sono.

5. Alívio para dor de cabeça

As propriedades calmantes da melissa são ideais para combater as dores de cabeça, especialmente quando consumida em forma de infusão. Portanto, na próxima vez em que você sentir dor de cabeça, experimente substituir o analgésico pelo chá de melissa.

6. Combate a fadiga crônica e equilibra a tireoide

As substâncias químicas presentes nas folhas da melissa produzem efeitos positivos sobre a tireoide e produção de hormônios. Antes de tudo, tais substâncias ajudam também a tratar da fadiga crônica e aliviar os sintomas associados a transtornos da tireoide.

7. Melhora os níveis de concentração

Uma pesquisa conduzida por um grupo de cientistas da Universidade de Northumbria, na Inglaterra, demonstrou que o consumo regular de melissa aumentou significativamente o rendimento de um grupo de estudantes quando comparados com outro grupo que não a consumiu. Bem como, seis horas após a ingestão de melissa, os estudantes sentiram-se mais relaxados e concentrados.

melissa

8. Alívio para a indigestão

As propriedades calmantes desta planta fazem maravilhas com problemas de indigestão e problemas estomacais. Outrossim, é muito benéfica para reduzir inchaços e cólicas intestinais.

9. Propriedades antienvelhecimento

A saber, esta planta é uma excelente fonte de antioxidantes que ajudam a proteger o organismo contra os danos produzidos pelos radicais livres.

10. Tratamento de picadas e lesões cutâneas

Utilizar uma infusão de melissa como tratamento tópico sobre picadas de insetos e outras lesões cutâneas leves. Outrossim, ajuda a aliviar a irritação e acelera o processo de cura.

Contra indicações

A saber, a água de melissa não oferece contra indicações, isso se consumida de forma correta e com o acompanhamento de um médico da saúde. Isso porque, tudo aquilo que usamos em excesso, pode acarretar problemas variados para a saúde.

Ademais, se você sofre de alguma patologia como diabete, hipertireoidismo ou outra, consulte seu médico. A saber, os conselhos e dicas do portal emagrecer com vida e saúde, não substituem a figura do médico especialista. Bem como, nosso intuito é aconselhar, orientar e trazer maior conhecimento sobre saúde e natureza.

Receita

Você pode preparar a água de melissa em casa e abaixo segue a receita. Todavia, lembre-se que ela é vendida em farmácias com receita médica, ou seja, significa que posso consumir com moderação.

Ingredientes

  • 5 gramas de cravo
  • 20 gramas de folha de melissa
  • 3 gramas de folha de angélica
  • 2 folhas de canela
  • 1 litro de vodca
  • 3 gramas de coentro
  • 15 gramas de casca de limão

Preparo

Primeiramente, misture todas as ervas na vodca e deixe repousar por 15 dias, mexendo todos os dias 1 vez. Posteriormente, ao término dos 15 dias, coe e filtre com a ajuda de um pano de saco. Em seguida, armazene bem e conserve em lugar seco e fresco.

Enfim, você pode consumir 30 gotas ao dia, que devem ser diluídas em 1 copo de 200 ml de água.

A água de melissa é um produto importante no controle da ansiedade. A saber, muitas mulheres a consomem para manter sobre controle a ânsia e assim emagrecer. Portanto, é uma ótima alternativa natural para o controle da ansiedade e perda do peso!

Aqui na minha casa, eu tenho o hábito de tomar chá de melissa todos os dias antes de ir dormir. O chá me deixa tranquila e me ajuda a dormir melhor. Outrossim, relaxa levemente os músculos. No controle da ansiedade, a água de melissa é um toque santo.

Testemunho

Quando perdi meu filho em 1993, passei por grande crise de depressão e engordei mais de 20kg. Minha vida era chorar, dormir e comer. Na época todos queriam me ajudar, mas eu não queria ser ajudada, eu precisava viver o luto e sem dar conta, ia me enterrando dia após a dia.

Certa ocasião, uma minha amiga me trouxe um vidro dessa água e me disse assim: toma 10 gotinhas de manhã e 10 de noite, não faz mal, pelo contrário vai te ajudar a digerir melhor todo esse sofrimento. Nos primeiros dias eu relutei, não queria tomar a bendita água!

Mas depois, fui entendendo que precisava de ajuda, mas eu não queria ir ao psiquiatra e nem tomar aqueles remédios tarja preta, porque no fim das contas, eles causam dependência. Comecei a tomar as gotinhas, por 3 semanas não sentia nenhuma diferença, mas eu tomava mesmo assim.

A partir da quarta semana, eu fui me sentindo melhor, acordava mais disposta. Chorava menos, e aos poucos fui perdendo o apetite e comecei a emagrecer sem perceber. Na verdade, a perda do apetite não foi por causa do remédio, mas sim porque ele passou a controlar aquelas crises de ânsias e com isso passei a perder peso.

Resumindo, tomei o remédio por 1 ano. Consegui sair do fundo do poço, consegui recuperar as rédeas da minha vida e perdi mais de 12kg na época. Depois disso, criei o hábito de tomar o chá para dormir. Ele não apenas me ajuda a dormir melhor, mas me deixa mal calma e com isso consigo focar mais nos meus objetivos.

 Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook