Para controlar esse furacão que nos tira do eixo, existem muitos alimentos ricos em aminoácidos e vitaminas essenciais que diminuem o estresse e combatem a ansiedade.

Eles atuam aumentando os níveis de serotonina no cérebro (hormônio responsável pelo prazer). A serotonina é uma espécie de neurotransmissor que provoca efeito calmante no cérebro. Veremos a seguir 10 sugestões que podem nos ajudar no dia a dia.

10 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

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Frutas Cítricas: segundo, Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. A vitamina C encontrada nas frutas ajudam a combater o estresse e a ansiedade.

O consumo diário dessas frutas ricas em vitamina C promovem um melhor funcionamento do cérebro e aumentam a sensação de bem-estar.

Leite, ovos, derivados magros: são ricos de aminoácidos, em especial o triptofano, que alivia o sintoma da ansiedade. O triptofano aumenta a produção da serotonina, liberando o hormônio do prazer e assim proporcionando a sensação de bem-estar. Recomenda-se consumir de 2 a 3 porcões ao dia desses alimentos.

Carnes e Peixes: Segundo a nutricionista Rosana Farah, eles são as melhores fontes naturais de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, importante também no processo do sono.

Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Carboidratos: embora sejam fonte de energia e em alguns casos muito calóricos, ajudam a combater os sintomas indesejados da ansiedade. Cereais, pães, massas, frutas doces como a uva, maçã. Recomenda-se de 8 a 9 porcões ao dia.

Banana : o Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas realizou uma pesquisa a qual afirma que a fruta auxilia no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade, devido ao alto teor de triptofano, que colabora com a produção de serotonina.

Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes.

É neste momento que alimentos como o espinafre começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso.

Chocolate: rico em flavonoides, tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.

São recomendados cerca de 30 gramas de chocolate por dia, de preferência amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.

Leia mais sobre os benefícios do CHOCOLATE para a saúde.

Jabuticaba:  a fruta,  é rica em carboidratos, fornecendo energia para o reânico físico, possui vitaminas do complexo B, que agem como antidepressivos. A jabuticaba também contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo).30

Maçã: As maçãs são ricas em fibras de carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Além de combater a ansiedade, relaxa o corpo favorecendo a sensação de bem-estar.

Mel: quando consumido diariamente, juntamente ao cérebro, estimula a produção de serotonina.

Alimentos a serem evitados: álcool, produtos a base de cafeína, refrigerantes, doces (açúcar refinado). Esses alimentos elevam a concentração de açúcar no sangue, provocando irritabilidade no nosso organismo e acaba sendo um canal aberto que nos levam a ansiedade, depressão e forte estresses, portanto seriam alimentos, assim considerados, proibidos.

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