Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Alimentos que pioram o colesterol

O colesterol está no topo das listas de vilões quando se trata de alimentação equilibrada e saudável. Essa fama, totalmente justificada, serve de alerta para a reeducação alimentar global, a fim de que se obtenha, a cada dia, mais saúde e qualidade de vida.

Antes de citar alguns dos alimentos que pioram o colesterol, é bom conhecer um pouco mais sobre ele. O colesterol é uma espécie de gordura, presente nas células e que desempenha funções vitais para o organismo. No entanto, existem dois tipos de colesterol, o HDL, conhecido como “bom colesterol” e o LDL, aquele prejudicial e que traz inúmeros problemas à saúde.

O bom colesterol é produzido em grande parte pelo fígado e abastece as células do organismo. Por outro lado, o LDL é fundamentalmente ingerido através do consumo dos alimentos, principalmente os mais ricos em gorduras saturadas e gorduras trans.

 

Alimentos que pioram o colesterol

 

Conheça alguns alimentos que pioram o colesterol

Para manter os níveis de colesterol ruim em níveis aceitáveis, a única maneira é restringir o consumo dos alimentos ricos nesse tipo de gordura. Via de regra, os alimentos fritos e os que possuem muita gordura animal são os que mais devem ser consumidos com parcimônia.

Entretanto, alguns produtos naturais também são ricos em colesterol LDL, e esse dado deve ser levado em conta, principalmente porque alguns deles fazem parte de algumas das ditas “dietas da moda”, sempre arriscadas e muitas vezes ineficientes.

Saiba agora alguns dos alimentos que pioram o colesterol e que são consumidos frequentemente:

  • Margarina – a companheira do pãozinho de toda manhã é uma das grandes responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, já que é uma grande fonte de gordura trans. Além de substituí-la no café da manhã, é preciso estar atento a outros alimentos que levam margarina em seu processo de produção, como os biscoitos recheados, sorvetes, nuggets e outros alimentos industrializados. Vale a pena conferir os rótulos das embalagens para ter certeza de que não levam margarina em sua composição.
  • Frituras – muitos pratos do nosso dia a dia são preparados a partir da fritura, o que é um grande problema quando se trata de alimentos que pioram o colesterol. Ao aquecer o óleo, mesmo os vegetais, acontece uma mudança química na estrutura desse tipo de gordura, e eles se tornam um óleo saturado, rico em colesterol ruim. O mesmo vale para o azeite de oliva, se aquecido, portanto, sempre que possível, prefira preparar os alimentos grelhados ou assados, já que isso evita o consumo da gordura saturada.
  • Queijos – muito comuns na cozinha e também em lanches, os queijos são ricos em colesterol LDL. Os queijos amarelos ainda mais, embora alguns queijos brancos também possuam altos índices de gordura saturada. Isso por conta do leite integral, base para a fabricação desses produtos. A opção mais saudável são a ricota e os queijos cottage e lights, feitos com leite desnatado.
  • Creme de leite e outros derivados – assim como no caso do queijo, os demais derivados de leite integral são grandes fontes de gordura, como a manteiga, o requeijão e o próprio leite integral em natura. Usados frequentemente para o feitio de muitos pratos, eles merecem atenção se a sua intenção é se livrar de alguns alimentos que pioram o colesterol.
  • Carnes e embutidos – outros alimentos que pioram o colesterol são as carnes, mais especificamente as carnes gordas e os embutidos, como linguiça, salsicha e outros. Ao serem aquecidas, as gorduras da carne ou da pele, no caso de aves como o frango, se torna ricas em gordura saturada. Um detalhe importante é que não basta apenas tirar a pele ou a gordura das carnes na hora de comer, mas sim, durante o preparo, pois aquecidas, elas irão penetrar na carne, trazendo os mesmos prejuízos.
  • Ovos fritos – embora os ovos façam parte da alimentação de grande parte da população e estejam presentes na fabricação de inúmeros produtos, é importante evitar o consumo deles fritos, pelos mesmos motivos já explanados em outros exemplos.

 

Moderação é a chave para evitar alimentos que pioram o colesterol

Embora a lista aqui apresentada inclua diversos alimentos e muitas delícias culinárias, não se trata de eliminá-los totalmente da dieta, exceto se isso for uma recomendação médica. Basta ter cautela na combinação desses alimentos e optar por outras formas de preparo e outros produtos naturais que não comprometam o nível do seu colesterol.

 

Redator Emerson dos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: