Nutritivas e saborosas, as ameixas podem ser grandes aliadas no cardápio da dieta. Elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, suas propriedades aumentam a sensação de saciedade e isso ajuda a manter o foco na dieta, pois quando nosso organismo se sente saciado, não sentimos fome.

A ameixa é uma fruta com alto poder antioxidante, além de ser uma grande aliada para problemas de prisão de ventre, intestino preguiçoso, por ser uma fruta rica de fibras, ela também é muito utilizada no combate da obesidade e faz parte dos cardápios das melhores dietas.

Seu valor nutricional é amplo, visto que na fruta encontramos componentes ricos de vitaminas e nutrientes, sais minerais, fibras alimentares e possui um baixo numero de calorias, a cada 100g de ameixas (frescas) você estará consumindo somente 54 calorias!

Elas são ricas de vitaminas A, C (ácido ascórbico), ácido fólico e vitamina K (filoquinona). Elas também são uma boa fonte de vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B-6 e vitamina E (alfa-tocoferol). Os minerais presentes nas ameixas incluem potássio, flúor, fósforo, magnésio, ferro, cálcio e zinco.

 

Como desfrutar os benefícios da ameixa na dieta?

Você pode usar a água da ameixa para controlar o apetite, melhorar o funcionamento do intestino e controlar a ansiedade. Além disse pode também acrescentar a sua dieta alimentar a fruta fresca como lanche, tanto pela manhã, como no intervalo da tarde, isso vai te ajudar a manter o controle da ansiedade e sentir menos fome. Tanto a água como a fruta, ambas auxiliam no processo de digestão, acelerando-o.

 

Como preparar a água?

Em um copo ou uma jarra, coloque para cada 250ml de água 6 ameixas sem caroço e deixe repousar toda a noite na geladeira, no outro dia de manhã, adicione a água o sumo de um limão e beba, sempre quando sentir vontade de comer algo, ou doces, tome um copo dessa água, ela é priva de calorias, controla a sua ansiedade e prolonga a sensação de saciedade, além disso vai ativar seu trato intestinal. Intestino preguiçoso é uma das maiores causa do ganho de peso, muitas pessoas engordam com facilidade em função do péssimo funcionamento do intestino, portanto, vale a pena investir nessa receita simples e barata.

Curiosidade: você sabia que a ameixa faz parte do grupo de alimentos antienvelhecimento? Sim, ela evita o envelhecimento precoce e isso ocorre em função de conter antocianina, uma substancia com ação antioxidante que promove a eliminação dos radicais livres.

Benefícios do consumo da ameixa seca

  • Estimula o bom funcionamento intestinal;
  • Ajuda no tratamento de alguns tipos de anemia, pois uma de suas substâncias auxilia na absorção do ferro, mineral essencial para o bom funcionamento do organismo;
  • Algumas pesquisas indicam que a capacidade antioxidante da ameixa seca é ainda maior que a apresentada pela fruta fresca. Uma das explicações para isso é que, no processo de desidratação, novos compostos fenólicos (substâncias antioxidantes) seriam produzidos;
  • Estudos realizados com o suco concentrado de ameixa seca, testado em animais, mostraram que a fruta é capaz de diminuir a taxa de colesterol no sangue e os fatores de risco do câncer de cólon.
  • A fruta é uma ótima fonte de vitaminas A, B2, potássio e fibra: a ameixa possui mais fibras do qualquer outra fruta, hortaliça ou legume.
  • Reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois suprime a taxa de reabsorção óssea, reduzindo o risco de fraturas. Estudos mostraram que um grupo de pessoas que consumiu ameixas secas apresentou densidade mineral óssea maior em ossos do braço e da coluna, em comparação com o grupo que consumiu maçãs secas.

A ameixa pode ser consumida na sua versão natural, ou seja, a fruta, também pode ser consumida seca. Recomendamos a hidratação da fruta no caso seja comprada seca. Para fazer a água de ameixa basta deixa-la de molho na água, assim como, voce pode adicionar ela no iogurte, em shakes, em sucos detox etc etc.

A ameixa é muito nutritiva e ajuda a manter o foco na dieta como já foi falado acima, e principalmente melhora o funcionamento do intestino, portanto, investir nessa fruta, é seguro!

 

Se você gostou, compartilhe, ajude a divulgar nosso trabalho informativo.

Equipe Emagrecer vida e saúde

%d blogueiros gostam disto: