acido folico

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de medicina dos EUA, todo individuo precisa de no mínimo 400 microgramas de ácido fólico ao dia.

O ácido fólico é também conhecido como vitamina B9 e é responsável por nutrir o organismo. No caso de gestantes, ele é muito importante para a formação do feto.

Ele também previne a depressão pois fortalece o cérebro. Bem como, fortalece o sistema imunológico. Previne a anemia, pois atua de forma ativa na formação dos glóbulos vermelhos.

Outrossim, ele é um componente importante na prevenção de doenças como o vitiligo. O câncer do cólon do reto e outros. No que diz respeito a saúde cardiovascular, o ácido fólico, ele previne o enfarte. Pois atua na saúde dos vasos sanguíneos.

Como podemos observar, o folato ou a vitamina B9 ocupa de fato um papel muito importante no organismo humano.

Além de nutrir e melhorar o desempenho de alguns segmentos do organismo, também previne doenças e é por essa razão que quando a taxa de acido folico baixa, é um sinal de alerta de que algo não vai bem.

A falta do folato pode desencadear ma formação do feto, anemia, falta de oxigenação no sangue, o que compromete o bom desempenho dos órgãos. Portanto, essa propriedade é vital par ao organismo e sem ela fica complicado manter os níveis de saúde padrão.

Por essa razão, nossa equipe individualizou os 7 sinais mais importante que merecem total atenção e seguindo eles, provavelmente o leitor conseguira identificar se você tem ou não falta de folato.

1. Problemas cognitivos

O ácido fólico é extremamente importante para o sistema nervoso central. Se seu corpo sofre pela falta dessa vitamina, você pode desenvolver uma depressão, ter dificuldade em se concentrar, esquecer das coisas e sentir-se extremamente irritado diante de algumas situações.

Se o consumo do folato não for suficiente para suprir a necessidade do corpo, ao longo do tempo, seu organismo aumento o risco de desenvolver distúrbios graves ou doença de Alzheimer.

2. Dores no corpo

Em casos graves de anemia causada por deficiência de folato, seu cérebro recebe menos oxigênio do que deveria receber. Como resposta, as artérias cerebrais começam a inchar e você passa a ter fortes dores de cabeça.

No entanto, seu cérebro não é o único órgão que precisa de oxigênio e que na falta dele, padece, existem outros órgãos que necessitam de oxigenação, logo, é bem comum, que sinta dor em outras partes do seu corpo, isso por carência da vitamina B9.

O folato é responsável pela oxigenação do corpo, a falta dele pode acarretar muitas dores, principalmente nas pernas e no peito.

3. Pele Pálida

Como citamos no inicio do artigo, o folato é também responsável pela formação dos glóbulos vermelhos, esses por sua vez transportam oxigênio por todo o corpo.

Os glóbulos vermelhos possuem a proteína hemoglobina e são essas proteínas que transportam o oxigênio por todo o corpo, mas uma vez que há carência de folato, não há oxigenação e nem hemoglobinas e por essa razão a pele muda de cor, por falta dos glóbulos vermelhos que também são vitais para a saúde do organismo.

4. Falta de ar

Quando sentimos falta de ar ao fazer nossas tarefas diárias, tarefas corriqueiras que estamos acostumados, se por ventura falta o ar, atenção, é falta de glóbulos vermelhos no sangue, que significa que seu corpo precisa de ácido fólico urgente.

Nesse mesmo contexto, você pode sentir tonturas e inclusive desmaiar, tudo porque falta oxigenação no sangue. Observem a importante do folato no nosso organismo.

5. Problemas digestivos

Tais sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, dor de estômago e diarreia após as refeições, podem ser os primeiros sinais de que seu corpo não tem ácido fólico suficiente. Além disso, em casos graves, você também pode sofrer de anorexia, que geralmente leva a perda de peso significativa.

6. Feridas na boca e inchaço da língua

Esses sintomas geralmente ocorrem quando a falta de folato é bastante grave, portanto você não deve negligenciá-los.

Sua língua pode parecer inchada, vermelha ou brilhante, geralmente ao redor da ponta e das bordas no começo. Devido à diminuição dos glóbulos vermelhos, também pode sentir dor ao engolir ou sofrer de uma língua inflamada e estomatite.

Também pode ocorrer o aparecimento de feridas como aftas, que geralmente são muito doloridas.

7. Interferência no paladar

De acordo com alguns estudos, além de feridas na boca, a deficiência de ácido fólico pode resultar em problemas na degustação, ou seja, quando come, não sente gosto de nada e nem mesmo o sabor dos alimentos.

Isso acontece porque seus receptores gustativos, chamados de papilas, não podem enviar mensagens para o cérebro através do sistema nervoso devido aos problemas existentes na língua.

Se você se identificou com alguns sinais, procure seu médico, pois è necessario identificar a carência do folato e fazer a reposição.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: