A beterraba é um legume com diversos nutrientes importantes para a saúde. Ela é versátil e pode ser utilizada em diversas receitas, como sucos e saladas. Além disso é um alimento muito recomendado para pessoas com anemia, mulheres grávidas e pessoas que estão se recuperando de doenças, devido aos nutrientes que carrega consigo.

A lista de nutrientes presentes na beterraba é extensa: magnésio, ferro, fibras, vitaminas A, C e K, potássio, manganês, entre outros nutrientes que compõem uma vasta lista de benefícios que você vai conhecer agora, para se sentir motivada a inserir esse legume de uma vez por todas nas suas refeições diárias, tendo um prato mais colorido e diversificado.

  • Emagrece!

A beterraba é considerada um alimento com calorias negativas, isso porque cada porção de 100g de beterraba conta com cerca de 50 calorias, e o corpo gasta muito mais que essas calorias no processo de digestão.

Além disso, o alimento estimula os nervos do intestino mantendo-o mais ativo, o que faz com que os nutrientes da alimentação sejam melhor aproveitados, e as fibras presentes na beterraba regulam o funcionamento intestinal.

  • Não causa picos glicêmicos

Isso porque sua carga glicêmica é muito baixa, fazendo com que sua energia seja recebida lentamente pelo corpo, evitando picos glicêmicos que causam um acumulo de gordura.

  • Fonte de fibras

As fibras atuam trazendo benefícios para diversas partes do corpo. A fibra se dissolve em água dentro do corpo, isso ocorre durante o processo digestivo, nesse processo as fibras retêm água e atuam criando uma espécie de gel no trato digestório, esse gel irá atuar eliminando o colesterol da alimentação. E isso causa aumento da sensação de saciedade, e por consequência o emagrecimento.

 

Beneficios da beterraba

 

As fibras também atuam como limpadores do intestino por não serem digeridas, auxiliam o corpo a eliminar os resíduos presentes nele, além de aumentarem o bolo fecal fazendo com que você não sofra de constipação.

  • Combate a resistência à insulina

Isso porque é um alimento rico em fibras, que atuam também controlando o nível de açúcar presente na corrente sanguínea.

A resistência à insulina é um tipo de diabetes, mas a melhor forma de combater essa doença é consultando um médico e adequando suas necessidades alimentares de acordo com o grau de avanço da doença, para que se tenha uma vida mais saudável

  • Cicatrização

Esse legume também auxilia na cicatrização de machucados, isso porque é rico em vitamina A e vitamina K, que auxiliam a melhora das condições da pele, sucos com beterraba e cenoura são excelentes para manter o bronzeado e uma pele mais bonita e viçosa devido aos nutrientes presentes nessa mistura.

  • Combate o envelhecimento

Por ser rica em flavonoides que são um tipo de antioxidantes poderosos, a beterraba auxilia seu corpo a combater o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres.

  • Rica em Magnésio

O magnésio é essencial para diversas funções do corpo, ele auxilia na perda de peso saudável, contribui para a saúde óssea, cardiovascular, regula os hormônios que te proporcionam um sono reparador, e ainda atua no ganho de massa muscular e ajuda a ter uma gravidez saudável.

Quando existe falta de magnésio no corpo, a pessoa tende a se sentir mais cansada e com dores principalmente no pescoço e costas.

  • Efeito Detox

Três substâncias presentes na beterraba estimulam o fígado a se desintoxicar de substâncias que atrapalham seu funcionamento, são elas: betaína, metionina e glicina, que atuam fazendo a limpeza do fígado.

  • Combate a pressão alta

A beterraba possui uma substância chamada nitrato, ela se converte no corpo e funciona como um dilatador das artérias, em função dessa ação dilatadora a pressão arterial tende a diminuir, bem como reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

  • Afrodisíaca natural

O nitrato presente na beterraba faz com que todo o sangue circule melhor pelo corpo, por isso baixa a pressão como dito anteriormente, esse efeito faz com que as regiões genitais sejam melhor irrigadas, aumentando o fluxo sanguíneo na região que é o mesmo efeito de estimulantes sexuais como o Viagra.

Essa hortaliça também é rica em boro, que é uma substância que participa da formação dos hormônios sexuais.

  • Contém Leucina

A beterraba é rica em um aminoácido chamado leucina, que também está presente no BCAA, a leucina está em envolvida em processos fisiológicos que resultam no emagrecimento, e ganho de resistência física, os nutrientes da beterraba ajudam a ter mais energia para o treino, e melhor absorção dos nutrientes no músculo, fazendo com que a utilização do oxigênio seja mais eficiente mantendo seu gás para treinar.

o poder da beterraba

 

  • Como consumir

A melhor forma de consumir frutas, legumes e verduras é in natura, isso porque eles estarão em seu máximo potencial de nutrientes, e quando cozidos os alimentos tendem a perder nutrientes pelo contato com a água.

Prefira utilizar a beterraba crua nas refeições ou então em sucos! Você pode iniciar seu dia com um suco de beterraba com cenoura para te auxiliar no emagrecimento, e ainda vai te proporcionar um bronzeado incrível durante o verão todo, confere a receitinha:

Você vai precisar de: uma cenoura picada, meia beterraba grande fatiada (ou uma pequena), e uma garrafa de água (500ml).

Para fazer: lave bem a cenoura e beterraba, descasque-os, corte em fatias ou cubos, e bata no liquidificador com água gelada. Sirva sem coar para não perder nenhum nutriente! Se achar necessário adoce com mel.

Para o seu pós treino, uma boa opção de suco para recuperar seus nutrientes perdidos é beterraba com água de coco, a receita é a mesma da anterior, basta substituir a água comum por 200 ml de água de coco.

Gostou de saber todos os benefícios da beterraba? Então não perca tempo e insira esse alimento poderoso em sua dieta no dia a dia. A beterraba não possui contraindicações de seu uso, mas lembre-se que o melhor para a saúde é uma alimentação equilibrada.

Por isso invista em alimentos que complementem a ação desse legume poderoso, e diversifique as cores no prato para uma vida mais saudável e produtiva.

 

Redatora Ana Carrera

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: