Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Benefícios da Sálvia

A Sálvia é uma erva da família da hortelã, e de origem mediterrânea que pode proporcionar muitos benefícios para a saúde, bem-estar e beleza. Ela é considerada “amiga da mulher” porque ajuda a resolver alguns problemas de saúde femininos como veremos a seguir.

Ela pode ser usada por adultos para curar diversas doenças respiratórias, tratar a pele, evitar envelhecimento precoce, mas seu uso não é recomendado por grávidas e lactantes. Esse período da vida feminina precisa ser acompanhado por médicos especialistas que saberão aconselhar os melhores produtos para uso.

Benefícios da Sálvia:

Essa erva pode atuar de diversas formas melhorando o funcionamento do corpo

Antioxidante, ela atua combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce.

Calmante e Ansiolítica, se você é daquele grupo de pessoas que come besteiras porque está ansiosa ou estressada o chá de sálvia pode te auxiliar muito a combater esses sintomas.

Emagrece, isso porque o chá de sálvia atua estimulando a vesícula que por sua vez favorece o trânsito intestinal melhorando a digestão e diminuindo a circunferência abdominal.

Anti-inflamatória, ajuda a aliviar dores causadas por artrite.

Antisséptico, o chá pode ser usado para gargarejos quando a garganta está inflamada, promovendo a cura.

Antimicrobiana, ajuda seu corpo a combater algumas doenças.

Favorece a cicatrização

Previne retenção de líquidos

Contraindicações:

Mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com problemas de pressão arterial (baixa ou alta), e diabéticos não devem ingerir sálvia.

 

O poder da salvia para a saude

 

Esses grupos de pessoas precisam de cuidados e orientações especiais, principalmente grávidas e lactantes, que tudo que consomem passam para o bebê, alguns produtos naturais usados de forma errada nesse período podem prejudicar a formação da criança, além do risco de alergias e intoxicações.

Sempre que for usar qualquer produto consulte um médico se ele é indicado para você e seu filho.

  • Você pode consumir a sálvia como um chá, para fazer é simples:

Você vai precisar de: 2 colheres de sopa de folhas de sálvia e um litro de água.

Para preparar: ferva a água e apague o fogo, despeje as folhas na água quente e tampe, deixe a mistura tampada por pelo menos 10 minutos. Após isso coe e beba, você pode adoçar com mel.

Para eliminar gordura e estimular as funções digestivas, você pode tomar o chá de sálvia em jejum pela manhã, e acrescentar suco de um limão ao chá.

  • Consumo do óleo

Você pode optar também por utilizar o óleo essencial da sálvia, que é ideal para problemas na pele, e torsões, podendo ser usado diluído em óleo de amêndoas para massagear o corpo. O óleo essencial é muito forte, e por isso sempre deve ser diluído em outro óleo não essencial para ser usado no corpo sem provocar riscos de alergias e queimaduras químicas na pele.

O óleo essencial também pode ser usado para queima, e aspiração como aromaterapia, esse processo irá te auxiliar a relaxar o corpo e a mente, bem como propiciar equilíbrio hormonal. Além disso alivia dores de cabeça e enxaqueca.

Por reequilibrar os hormônios acaba sendo ótimo para tratar mulheres que possuem problemas uterinos e sofrem os efeitos da TPM, além de aliviar sintomas de ansiedade.

Esse óleo também será útil para aliviar sintomas de quem tem problemas respiratórios, evitando crises de asma, e problemas como a bronquite. Isso porque ele tem ação de purificação e melhora do sistema respiratório quando inalado. E fortalece o sistema imunológico evitando a chegada de novas doenças.

Pode-se pingar o óleo no couro cabeludo e massagear, para acelerar o crescimento do cabelo, e deixa-lo mais bonito e sedoso.

Algumas pessoas mais antigas acreditam também que o cheiro da sálvia quando colocada dentro de casa em um aromatizador é capaz de afastar olho gordo e energias negativas. O ideal é que se coloque 9 gotas no aromatizador para aproveitar seus benefícios em casa.

  • Dose

Como dito anteriormente, sempre que for utilizar o óleo essencial para massagear a pele é necessário diluir em óleo de amêndoas ou outro óleo não concentrado de sua preferência, a medida ideal é de 40 gotas do óleo essencial para cada 100 ml de óleo não concentrado.

Você pode utilizar o banho de assento com o óleo essencial (10 gotas para dois litros de água) ou com o chá. Esse banho trará benefícios para eliminar cistite, e ressecamentos vaginais que provocam incômodo e dor nas relações sexuais.

Se você deseja cuidar da pele do rosto, pode diluir uma gota de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo de amêndoas, essa mistura será excelente para eliminar linhas de expressão. Já para o couro cabeludo a medida é de 5 gotas de óleo essencial para 100 ml de óleo de amêndoas.

Lembre-se que o óleo concentrado pode causar ferimentos na pele quando usado sem diluição.

  • Você pode plantar sálvia em casa!

Essa planta é fácil de cultivar e suas sementes podem ser encontradas em lojas especializadas em venda de produtos para jardinagem.

Ela pode ser plantada em vasos e deixada no tempo. Isso mesmo, além de benéfica para a saúde ela é fácil de cultivar porque não requer o uso de muitas regas, muito pelo contrário as suas raízes apodrecem com a rega frequente, e o ideal é que seja molhada apenas uma vez por semana, ela precisa de luz solar direta.

Adube a terra antes de colocar as sementes no vaso. E enterre as sementes a no máximo um centímetro de profundidade, elas irão germinar entre 10 e 21 dias. O melhor período para o cultivo dessa planta é no final da primavera.

Você deverá ter folhas prontas para uso um ano após o cultivo da planta. Ela não costuma apresentar pragas, e sua única dificuldade está no controle do mofo, que pode ser contornado colocando pedrinhas apropriadas no vaso para que a água evapore mais rápido.

Se o uso de sálvia não ajudar você a curar problemas de saúde, não deixe de procurar ajuda médica!

Gostou das dicas? Compartilhe o texto com seus amigos, e deixe seu comentário!

 

Redatora Ana Carrera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: