A laranja é uma das frutas tropicais mais apreciadas no mundo inteiro, muito popular, de preço acessível e com propriedades nutricionais notórias. Rica em vitamina C, e também A e B, rica de minerais como cálcio, potássio e betacaroteno.

Seu uso cotidiano é indicado na prevenção de gripes e resfriados.  Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Com a fruta se fazem sucos, doces, bolos, chás, caldas  e diversas outras receitas, já que é bastante versátil, além de nutritiva e refrescante!

 

Nosso foco hoje é a casca da laranja, veja abaixo seus principais benefícios.

  • Ajuda no processo de digestão por ser composta de grande quantidade de fitonutrientes e flavonoides (que possuem efeito anti-inflamatório), além de aliviar sintomas de azia, flatulência, diarreia, entre outros.
  • Fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitaminas dos tipos A e C, ambas de caráter extremamente antioxidante.
  • Ajuda na diminuição dos níveis de colesterol, pois contém substâncias tais como hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas.
  • Protege a pele dos raios ultravioletas, devido à presença do d-limoneno, uma substância que funciona como um protetor solar natural bastante eficaz.

 

A casca da laranja é utilizada na forma de chá, para tratar enxaqueca e também emagrecer, assim como prevenir e combater algumas doenças e distúrbios como ansiedade, estresse, histeria. Mas a melhor parte é seu efeito EMAGRECEDOR.

O sucesso do chá, se deve as suas propriedades antioxidantes, o que beneficia ainda mais o organismo, já que o protege de doenças e aumenta e melhora a limpeza orgânica e remove o excesso de líquidos, combatendo o  inchaço.

Se a casca for utilizada fresca, ou seca na sombra, ela também conserva vitamina C, sendo o chá um bom preventivo de gripes e resfriados. Também funciona como antidepressivo natural, antiespasmódico, anticoagulante, tem propriedades carminativas, digestivas, diuréticas, desintoxicantes e sedativas.

O chá é indicado em casos de ansiedade, histeria, nervosismo, taquicardia e em problemas gastrintestinais, como: acidez estomacal, cólicas do aparelho digestivo, flatulência e má digestão.

Como fazer o chá de casca de laranja

 

Ingredientes:

– 6 laranjas

– 2 litros de água

 

Modo de fazer:

  1. Descascar as laranjas e reservas as cascas;
  2. Colocar a água junto às cascas da laranja para ferver;
  3. Deixar fervendo por mais ou menos 30 minutos;
  4. Coar o chá e estará pronto para consumo.

 

beneficios do cha de laranja feito da casca

 

Nota: você pode consumir o chá varias vezes durante o dia, em jejum, antes das refeições e no desjejum, não tem contra indicações.

 

Curiosidades sobre a casca da laranja

A casca de laranja pode ser comparada com a casca de maçã, quando se fala em propriedades medicinais. Sua ingestão regular otimiza o aparato digestivo. Remove gases, azia, eructação ácida, e náuseas, ajudando até a equilibrar o apetite. Os experimentos realizados também demonstram que este produto natural é de grande utilidade no combate ao colesterol e aos triglicérides, inclusive em pessoas que sofrem com tais condições em decorrência do peso corporal excessivo.

Auxilia no tratamento de problemas nas vias respiratórias, tratando a asma e reduzindo a tosse, por exemplo. Um de seus compostos, a hesperidina, foi identificado como eficaz contra a osteoporose e na prevenção do câncer de cólon. Para as finalidades descritas, há que beber 1 colher de chá do pó de casca de laranja em 1 copo de água mineral, pelo menos 3 vezes na semana.

 

Fonte de Pesquisa e Apoio

De A a Z Medicina Alternativa, Editora Natureza, 2004 Carlos do Nascimento Spethmann

Propriedades da Laranja

Benefícios da Casca da Laranja

Benefícios do chá de laranja

 

Se você gostou, compartilhe, ajude a divulgar nosso trabalho informativo.

Equipe Emagrecer vida e saúde

%d blogueiros gostam disto: