Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Benefícios do chá de salsão (aipo)

No Brasil o Aipo, é popularmente conhecido como salsão. Ele tem propriedades diuréticas e depurativas, por isso é muito indicado no processo de emagrecimento. Inclusive ele é um dos ingredientes da sopa do coração, aquele que emagrece 5kg por semana ou até mais.

O chá de salsão ou o suco, ajuda a drenar o liquido retido, eliminando as toxinas presentes no fígado, rins, intestino e estômago. O consumo diário da bebida, estimula um melhor funcionamento do metabolismo, fazendo com que o mesmo trabalhe além do seu normal.

salsão, também chamado de aipo, é rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio. Além do hidrato de carbono, ele é composto de 95% de água. “Tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro daquelas presentes na alface, por exemplo”, diz a nutricionista Inty Davidson (SP).

E o melhor de tudo: é magrinho, magrinho. Cada 100 g fornece apenas 20 calorias. O cheiro forte e peculiar da planta é resultado de óleos essenciais formados por várias substâncias como limoneno (a mesma da casca do limão) e o flavonoide apigenina. É exatamente esse flavonoide um dos principais ingredientes que faz com que a planta seja mais que um simples gostinho bom no prato.

Além dos benefícios do vegetal para a saúde comprovados em laboratório, há aqueles já consagrados pelo uso. “Ele pode ser utilizado na forma de infusão ou suco concentrado como expectorante, anti-inflamatório e, no uso tópico, para reduzir edemas”.

 

suco de salsao para emagrecer

 

Confira abaixo 10 benefícios do salsão

 

Sistema Imunológico

O salsão possui altas doses de vitamina C, o que ajuda diretamente no fortalecimento do sistema imunológico. Quanto mais resistente for o seus sistema imunológico, menor sera a probabilidade de você adoecer durante a sua dieta. Como já falamos algumas vezes, é muito importante ter as defesas reforças durante o processo de emagrecimento.

Diurético

O salsão é utilizado como diurético há séculos. Suas substancias diuréticas balanceiam o sódio e o potássio no organismo o que contribui positivamente para a eliminação do liquido retido. Quanto mais você eliminar o liquido retido, maior é a sua chance de emagrece rapidamente, a retenção de líquidos provoca inchaços.

Anti-cancerígeno

Por ser rico em cumarinas, o salsão é um forte aliado na prevenção do câncer. Vegetais ricos em cumarinas, que é o caso do salsão, possuem atividade anticoagulante, vasodilatadora, espasmolítica e antitrombótica.

Anti-inflamatório

O salsão é rico em propriedades anti-inflamatórias, quando consumido regularmente “in-natura”, ou seja, cru, ele contribui positivamente no tratamento de artrites, principalmente a artrite reumatóide.

Colesterol

A composição do salsão, contribui de forma positiva no controle das taxas do LDL, ou seja, diminuem as taxas do colesterol ruim e aumenta a secreção da bile.

Pressão Arterial

Estudos realizados em laboratórios, demonstraram que as substancias encontradas no salsão, provocam relaxamento, o que contribuiu significativamente para o controle da pressão. Quando o ocorre o relaxamentos os músculos, ocorre uma maior dilatação dos vasos sanguíneos e artérias. A presença abundante do cálcio, do magnésio e do potássio também ajudam no controle da pressão.

Combate a TPM

O Salsão é benéfico para as mulheres. Ele contém anetol fitoquímico estrogênica, que é um composto que auxilia na redução dos problemas menstruais, principalmente na tensão pré-menstrual. Consumir o chá uma semana antes do inicio do ciclo menstrual, pode ajudar a aliviar os sintomas.

Benéfico para o coração

Salsão é uma excelente fonte de antioxidantes e compostos Anti-inflamatórios. Os Ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis ajudam na redução do colesterol ruim e a pressão arterial. Ela ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial, o Butil ftalato é um composto encontrado no Salsão, que podem reduzir significativamente o colesterol LDL.

Para emagrecer

Salsão é um alimento muito rico em água e em fibra dietética. Estes são os dois compostos que podem manter uma pessoa saciada. Além disso, O Salsão é rico em muitos nutrientes e fornece poucas calorias e pode ser consumido em saladas ou consumido em sopas, molhos ou até mesmo em um lanche.

Melhora a vida sexual

Salsão contém dois feromônios, androsterona e androstenol. Estes compostos ajudam a impulsionar o libido. Mastigar salsão podem ajudar na liberação desses compostos.

 

chá de salsão para emagrecer

 

O salsão no emagrecimento

Como já citamos, é um alimento rico em fibras e água, de baixa calorias, diurético e depurativo. Resumindo é um alimento polivalente que pode ser utilizado em diferentes contextos e combinações. Os resultados serão uma qualidade de vida melhor, um organismo limpo e privo de toxinas e com certeza, uma cintura mais fina.

O chá pode ser consumido 2 x ao dia, ele tem ação saciadora, estimula a digestão e promove a eliminação do liquido retido.  Para aumentar a potencialização do chá, sugerimos que seja acrescentado gengibre.

Também podemos realizar sucos, o salsão combina bem com abacaxi, limão, laranja e também kiwi e maçã.

 

Como fazer o chá de salsão

Ingredientes

1 colher de gengibre ralado

3 talos de salsão

1 limão

1 litro de água

 

Preparo

Lave e pique os talos de salsão. Leve a água ao fogo, quando levantar fervura, adicione os talos de salsão e deixe ferver em fogo médio por 10 minutos com a panela tampada. Quando atingir os 10 minutos adicione o gengibre e deixe ferver por mais 2 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar por 15 minutos, em seguida, adicione o suco de 1 limão, misture bem e guarde-o em um recipiente seco e hermético.

O chá deve ser consumido durante o dia, o ideal é tomar uma xícara de 250ml em jejum, e outra xícara durante o lanche da tarde. O processo deve ser repetido por 15 dias seguido, depois descansa 15 dias e posteriormente se quiser, pode iniciar de novo a terapia do chá por mais 15 dias.

 

Redatora Priscilla Rodighiero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: