Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Coentro: uma planta que ajuda a emagrecer e com muitos benefícios para a saúde

O coentro é uma planta muito parecida com a salsinha e de fato é sempre confundida, mas ambas são diferentes, tanto nas vitaminas, como nos nutrientes e minerais. As duas são ricas de benefícios para a saúde, e ajudam a drenar o liquido, mas cada uma tem a sua própria característica e seu fim especifico.

O coentro é uma planta nativa do Oriente. Ela oferece uma grande quantidade de ferro, magnésio, manganês e fibras que auxiliam na dieta. Também tem um alto teor de vitaminas do grupo A e K, e B, C e E.

Ha muitos anos atrás essa planta era consumida na forma de chá, ele era usado como um tratamento natural para complicações do estômago e  aparelho intestinal, ajudando a controlar flatulências, estimulando um melhor funcionamento dos rins e inclusive, ajudando a drenar o liquido retido.

A planta do coentro, é composta por diversas particularidades calmativas para os músculos e em alguns casos age como um sedativo suave. Serve para tranquilizar os nervos, auxiliando no alívio da ansiedade e diminuir as consequências causadas pelo estresse.

 

Beneficios e propriedades do coentro

 

Consumir coentro, pepino e suco de aipo depois de um longo dia, é uma forma de adquirir vitaminas do complexo B, o que ajuda a tranquilizar a mente e aliviar o estresse da jornada.

Encontramos no coentro também, um antioxidante conhecido pelo nome de quercetina e vários outros. Os antioxidantes presentes na planta,  auxiliam na proteção das células que combatem o estresse oxidativo motivado pelos radicais livres, que é um dos grande motivos que causam o envelhecimento precoce.

Benefícios do Coentro

 

Tem propriedades diuréticas: é bom para problemas renais, insuficiência renal e pedras no rim. O chá feito do coentro, além de eliminar as toxinas presentes nos rins, ajuda a drenar o liquido retido, promovendo assim a perda de peso.

Reduz inflamações: causadas por artrite e reumatismo, que são doenças degenerativas e geralmente muito dolorosas. O uso continuo de sucos e chás, pode amenizar essas dores causadas principalmente pela artrite reumatóide.

Promove a digestão: estimulando um melhor funcionamento do fígado e do intestino.

Trata diarreia: Alguns dos componentes do coentro melhoram a digestão, o bom funcionamento do fígado e colagem do intestino, ajudando na cura da diarreia. Também é útil na diarreia causada por ação microbiana e de fungos, uma vez que seus componentes têm efeitos anti bactericidas.

Diminui o colesterol ruim: eliminando o acúmulo de gordura nas paredes internas das artérias e veias, e consequentemente, prevenindo ataques cardíacos.

Previne e combate a anemia: Devido ao seu alto teor de ferro encontrado na planta, seu consumo pode ajudar a combater a anemia, assim como, prevenir.

Cura úlceras na boca: por suas propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e curativas.

 

suco de coentro

 

Previne e trata o mau-hálito: pessoas que sofrem de halitose, pode e devem consumir diariamente  chá de coentro, pois suas propriedades ajudam a eliminar o mau hálito. adequado para pessoas com halitose.

Fortalece o sistema imunológico: por seus óleos essenciais ricos em antioxidantes, desintoxicantes e anti-infecciosos e também por seu teor de ferro e vitamina C.

Controla os níveis de açúcar no sangue: em função de suas propriedades medicinais, consumir 100g ao dia pode baixar os níveis de açúcar e controlar a diabete.

Previne e trata a conjuntivite: trata o envelhecimento ocular e a degeneração macular: para isso é necessário fazer uma infusão com um punhado de folhas em 1 xícara de água fervente, deixar esfriar, embeber um algodão e passar pelos olhos, o mesmo serve para as crises de conjuntivite.

Reduz as cólicas menstruais: para isso você deve beber uma infusão de chá de coentro.

Reduz e controla a pressão arterial: quem sofre de hipertensão pode resolver com um pouco de coentro. O segredo está na pouca concentração de sódio e na alta dose de potássio, o que equilibra a pressão arterial.

Combate a ansiedade e a insônia: isso em função das suas propriedades calmantes e relaxantes. O coentro tem uma alta função sedativa, basta consumir diariamente.

Contraindicações e precauções

Quando consumido em excesso, pode causar lesões renais, embriaguez e loucura. Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada. Em alguns casos isolados, no entanto, pode haver alergia. Caso isso aconteça, descontinue o uso e consulte um médico.

 

Fonte de pesquisa:

Medicina Alternativa de A a Z, Editora Natureza, Autor Carlos nascimento Spethmamm, 2004.

As plantas curam, Editora Vida Plena, Autor Alfons Balbach , Daniel de Sá Freire Boarim, 2002.

Tips de Vida

Organização e tradução: Priscilla Rodighiero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: