Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. 

O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Apostar nessa raiz ajuda o organismo a responder ao emagrecimento mais rápido, e na guerra contra a obesidade, ver resultados logo no inicio pode ajudar a manter o foco na dieta.

Gengibre para emagrecer

Por ser um alimento termogênico, o gengibre faz com que o organismo trabalhe mais rápido durante o processo digestivo, acelerando o metabolismo, favorecendo a queima de gorduras e a eliminação de toxinas.

Além disso, sua ação anti-inflamatória ajuda a pele a se livrar daqueles furinhos indesejados conhecidos como celulite. Uma sugestão de consumo é utilizar o gengibre na preparação de um shake para desinchar, ideal para ser ingerido no intervalo das grandes refeições. Também pode ser utilizado como chá, para temperar carnes, em infusões, sucos detox e na salada.

Benefícios do Gengibre

1. Por ser um alimento termogênico, ele acelera o metabolismo e proporciona a perda de peso. Recomenda-se o uso de chás com limão, shakes, suco detox, ambos quando ingeridos pela manhã, aceleram nosso organismo, proporcionando a queima de gordura acumulada.

 

“Associar o gengibre ao limão significa ter muito mais sabor em uma mistura rica em vitamina C, pouco calórica e antioxidante”, explica a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro, do portal Foco & Saúde, que indica o consumo a qualquer pessoa que busque emagrecer, mas em especial àquelas que sofrem com obesidade ou já emagreceram, mas estacionaram no ponteiro da balança – o chamado efeito platô.

 

2. É um alimento afrodisíaco e contribuiu na libido da mulher, principalmente as que estão na menopausa. Ele promove a vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, facilitando a ereção masculina e intensificando a sensibilidade do clitóris feminino.

3. É um Antioxidante, os alimentos antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como o câncer.

4. É um anti-inflamatório e analgésico natural.  O gengibre é recomendado no tratamento natural de doenças inflamatórias e/ou dolorosas como artrite, artrose, fibromialgia ou a fadiga crônica.

5. Náuseas e vômitos: especialmente recomendado nos primeiros meses de gravidez, pois não causa efeitos secundários nem ao feto nem a mãe. Também é um suplemento ideal durante a quimioterapia no tratamento de câncer. Contribui positivamente em viagens, evitando assim o famoso enjoo e mal estar.

6. Previne as doenças cardiovasculares e favorece a circulação: no entanto, se você está tomando medicação pode interferir em sua ação, por isso, procure um médico antes de consumir o gengibre.

7. Digestivo: ajuda a tratar más digestões, gases, gastrite, úlceras gástricas, diarreia, etc. Funciona também como protetor estomacal ante o consumo de álcool e medicamentos.

 

Você encontra o gengibre em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais.  A raiz fresca pode ser usada para sucos detox, sucos normais, para infusão de chás e também na culinária, ralando para temperar saladas e dar um toque especial aos pratos, ralando para temperar carnes e grelhar. Você encontrara também o óleo de gengibre, geralmente em loja de cosméticos e produtos naturais. O óleo serve para massagens principalmente pra quem deseja se livrar da celulite, esse é o grande segredo das famosas. Você pode encontrar também a raiz seca, muito comum para fazer infusão, e em pó.

 

O gengibre é muito indicado para se confeccionar a água detox, bebida amada por todos do mundo fitness que ajuda a perder peso, da energia, desintoxica o corpo e ameniza o apetite. Pessoas que consomem diariamente a água detox de gengibre, conseguem perder em media 3kg por semana e turbinam a dieta ajudando a manter o foco na alimentação e na eliminação das toxinas.

Estudos demonstraram que pessoas que consumem o gengibre com regularidade, possuem uma maior resistência a doenças e as defesas imunológicas são fortalecidas justamente pelos inumeros benefícios do gengibre.

 

Como preparar a água de gengibre em casa?

O preparo de água de gengibre é muito simples e não requer ingredientes caros ou difíceis de adquirir. Inclusive, basta investir poucos minutos por dia para aproveitar seus benefícios.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de raiz de gengibre ralada (10 g)
  • 3 xícaras de água (750 ml)
  • O suco de 1/2 limão
  • 1 colher de sopa de mel orgânico (25 g)

Preparo

  • Rale a raiz de gengibre até conseguir a quantidade indicada e, a seguir, adicione-a em uma panela com três xícaras de água.
  • Deixe que ferva durante 15 minutos em fogo baixo e adicione o suco de limão.
  • Retire do fogo e, quando estiver a uma temperatura apta para o consumo, sirva e adoce com uma colher de sopa de mel.
  • Tome uma xícara em jejum e, se quiser, repita o consumo até 3 vezes por dia.

 

Se você gostou, compartilhe, ajude a divulgar nosso trabalho informativo.

Equipe Emagrecer vida e saúde

%d blogueiros gostam disto: