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Benefícios do jejum intermitente

Ultimamente muito tem se falado dessa prática milenar, o jejum intermitente se tornou uma “dieta da moda”, mas muitas são as pessoas que estão fazendo uso do jejum intermitente sem saber quais os benefícios, riscos e como de fato deve ser feito, para te ajudar nesse processo vamos explicar um pouquinho mais sobre essa prática.

Quais os benefícios do jejum intermitente?

  • Detox do Corpo

A alimentação rica em industrializados e açúcares gera impurezas e toxinas as quais o corpo se encarrega de limpar. Quando fazemos jejum intermitente, essas horas sem comer funcionam como uma oportunidade para que o corpo elimine todas as impurezas adquiridas ao longo do dia.

  • Emagrecimento

Como o corpo está em jejum, ele passará a queimar a gordura que tem estocada, principalmente a visceral que é aquela gordura acumulada na barriga.

  • Resistência à insulina

O jejum intermitente pode auxiliar na redução da resistência insulínica, porque o corpo passa a usar a gordura como fonte energética e não mais o açúcar. Isso evita uma série de doenças crônicas.

 

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  • Facilita a vida

Muitas pessoas relatam que sofrem de ansiedade quando estão fazendo dietas que precisa se alimentar de 3 em 3 horas, isso porque precisam ficar preocupadas em ter os alimentos corretos disponíveis, e acabam gastando mais tempo em supermercados, feiras e até mesmo preparando tantas refeições distintas.

No caso de quem pratica o jejum intermitente, a alimentação se torna mais prática, uma vez que você não terá de se preocupar em comer 6 vezes ao dia por exemplo.

  • Autocontrole

As pessoas que praticam o jejum, relatam que é um processo diário de auto conhecimento e autocontrole, e que a ânsia que sentimos por comer doces e alimentos açucarados diminui drasticamente quando o corpo de acostuma com o jejum.

Existem também alguns mitos que circundam a prática do jejum, e acabam gerando dúvidas nas pessoas que desejam iniciar a prática, vamos esclarecer algumas delas agora!

  • Pode fazer exercício físico em jejum?

Não é recomendado! Se a pessoa fica muitas horas sem comer e ainda em jejum resolver praticar exercícios físicos intensos, corre o risco de causar uma hipoglicemia. Além disso, para praticas físicas é necessário de alguns nutrientes, para fornecer energia suficiente ao treino. Em jejum a pessoa pode se sentir desconfortável.

  • Preciso ficar sem beber água também?

Não necessariamente, todas as funções do nosso corpo necessitam de água para serem mantidas e executadas, por isso não faz sentido se privar de água.

  • Todo mundo pode fazer jejum intermitente?

Não! Se você tem histórico de transtornos alimentares, diabetes, problemas de pressão arterial baixa, se está abaixo do seu peso mínimo (com base no índice de massa corporal), se toma medicamentos de uso contínuo, ou pretende engravidar. Você deve procurar um médico ou nutricionista para que possa conversar sobre seu desejo de aderir a pratica do jejum intermitente e avaliarem juntos se é mesmo a melhor opção para sua saúde. O profissional de saúde poderá checar se você possui alguma doença como diabetes e ainda não sabe, isso pode prevenir que você passe por alguns desconfortos desnecessários, além de te ajudar a encontrar a alimentação equilibrada que funciona para você.

A prática de jejum não deve ser vista apenas como uma oportunidade temporária de obter resultados, o jejum é mais que um hábito de alimentação, é um estilo e uma filosofia de vida que se adota, e que deve se tornar um hábito.

É importante que você saiba que existem vários protocolos de jejum, cada pessoa se adequa melhor a um deles, você pode consumir alimentos um dia inteiro e o outro não, ou ficar algumas horas apenas de jejum diariamente, entre outros protocolos, e você precisará saber qual deles se encaixa melhor nas suas necessidades, sem que essa forma de se alimentar te atrapalhe. Cuide-se!

 

Redatora Ana Carrera

 

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