A berinjela é um verdadeiro tesouro que esconde propriedades benéficas para o corpo e para a saúde, temos apenas que tomar cuidado com dois detalhes: não deve ser consumida cru (apenas neste caso, a solanina, o alcaloide que contém pode ser irritante para o organismo) e, se você em segundo, ao consumi-la diariamente, não adicionar muitos temperos.

Para desfrutar de todos os benefícios desse legume, é suficiente usar pouco óleo, e jamais adicionar molhos, porque a berinjela nos oferece muitos benefícios para a saúde.

É suficiente não pulverizar com óleo de forma compulsiva e não envolvê-lo em molho criminal de alta caloria e a berinjela é revelada para o que é: um dos alimentos mais decisivos que já passaram pela cozinha.

Com seu gosto cativante e decisivo, pode transformar quase qualquer receita – do primeiro ao segundo prato passando pelos contornos e chegando até a sobremesas à base de chocolate (peça na Sicília para acreditar) – mas sem perder o equilíbrio calórico.

Possui poucas calorias, com excelente poder de saciedade, a água na boca garantida: é por isso que convida os maiores Chefs de cozinha como o Senhor Mattia Mancia, cozinheiro Siciliano, a comparar a berinjela a uma mulher linda, sensual e irresistível.

Do lilas com listras brancas até ao violeta mais escuro tendendo para o preto, a berinjela pode assumir todos os tons de púrpura. Como as outras frutas e legumes azul violetas, contém um composto de fito com ação antioxidante: antocianinas.

Elas são um pigmento com alto poder antioxidante o qual neutraliza os radicais livres, contrariando o fenômeno do envelhecimento celular, protegem contra a inflamação, doenças cardiovasculares e até câncer. Nada a ver, em suma, com uma cor que decantou da bile: as berinjelas estimulam a produção deste líquido orgânico, ajudando a eliminar o excesso de colesterol e assim reequilibrar a função hepática.

 

 

Berinjela no emagrecimento

A berinjela é uma grande aliada na perda de peso, primeiro porque sacia e controla a fome, tem poucas calorias e pode ser consumida em abundância, suas propriedades como já citado, influenciam no controle da ansiedade, e ainda podemos fazer a água da berinjela e consumir diariamente para manter o organismo limpo e desintoxicado.

A berinjela também é rica em fibras, outro aspecto positivo que ajuda seja na digestão e também em um melhor funcionamento do intestino. O seu consumo diário, também pode manter o organismo sempre hidratado, aspecto positivo pra quem esta passando por uma dieta.

O importante a considerar no consumo desse legume é: não usar óleo em excesso e nada de molhos, queijos, salsas. A berinjela deve ser consumida de tudo ao natural. Grelhada, no vapor, como salada temperada com limão, saltada na panela.

 

Se você gostou, compartilhe, ajude a divulgar nosso trabalho informativo.

Equipe Emagrecer vida e saúde

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: