Beterraba capa

A beterraba é um vegetal bem popular e de boa aceitação na mesa do brasileiro. Rica em minerais, saponinas, betaina e nitritos naturais, ela é um alimento super nutriente. Se destaca pelas propriedades medicinais, haja visto que é rica em ferro e outras vitaminas.

Entre todos os seus benefícios ela tem propriedades hipoalérgicas e digestivas. Essas por sua vez, são capazes de melhorar o funcionamento dos órgãos.

Pois atua limpando o organismo das toxinas e resíduos. Uma das suas qualidades é ajudar também em um melhor funcionamento do metabolismo.

Seu paladar é bem agradável, ela é levemente adocicada e vai bem em saladas. Além do seu consumo normal em saladas como já citamos. Dela podemos extrair seu sumo e fazer sucos que ajudam muito no reforço da imunidade. No caso para sucos, podemos usar ela crua, ou cozida, depende muito do paladar da pessoa.

Importante saber, que depois de cozida, ela não conserva 100% seus nutrientes e propriedades. Por essa razão, par ao uso medicinal, recomenda-se que seja utilizada crua. Principalmente na confecção de xaropes para anemia, tosse, emagrecimento.

O consumo da beterraba é muito indicado e recomendado para pessoas que sofrem de baixa imunidade. Pessoas que vivem gripadas, que precisam reforçar o sistema imunológico, e que principalmente sofrem de anemia.

Gravidas devem consumir muita beterraba, pois isso garantira que a gestação seja saudável para o bebe. Ela também é indicada para crianças em fase de formação. Pois sendo rica em vitaminas e minerais, ela contribui para o desenvolvimento da criança nos 5 primeiros anos de vida.

Benefícios medicinais

Além de ser nutriente e super indicada em varias situações, a beterraba fornece subsídios e benefícios para tratar:

1. diabetes – ajuda a reduzir o açúcar no sangue e controla o desejo compulsivo por alimentos doces.

2. insônia – tranquila o corpo de modo a evitar as crises de insonia. Quanto mais relaxado estiver o corpo, melhor sera sua noite de sono.

3. asma-brônquica – grande aliada da tosse, ajuda a expectorar e limpar os brônquios, e ainda funciona como bronco-dilatador natural

4. anemia – por ser rica em ferro, é super indicada na reposição desse mineral e na prevenção da perde dele.

5. imunidade baixa – por ser rica de vitaminas e minerais, ela fortalece o sistema imunitário. Isso porque fornece substancias e propriedades para que o sistema fique mais resistente.

6. hipertensão arterial – suas propriedades medicinais ajudam no controle da pressão arterial.

7. problemas de tireoide – para quem sobre desse problema, tomar suco de beterraba crua com cenoura, pode ajudar a regularizar os hormônios da tireoide.

8. controla as taxas ruins de colesterol – o consumo da beterraba crua diariamente pode ajudar a manter em dia as taxas do colesterol

9. combate o envelhecimento precoce das células. Por ser rica em ferro e flavonoides, ela ajuda a retardar o processo de envelhecimento. Fortalecendo assim as células e as tornando mais resistentes.

10. ativa a circulação – suas propriedades são boas aliadas da circulação sanguínea.

11. reduz os riscos de câncer na próstata, útero e mama.

12. Estimula o emagrecimento – além de ser aliada da dieta, a beterraba também contribui fortalecendo a saúde. Logo, evita picos de fraqueza durante a dieta.

Considerações finais

Esse vegetal pode ser consumido sem preocupações. Visto que não tem efeitos colaterais. O único detalhe a ser observado é a cor da urina que fica levemente avermelhada e o mesmo vale para as fezes.

Quem consome beterraba diariamente sabe, que ela é fonte de vida. Estudos realizados pelo Departamento de Oncologia de Michigan, demonstraram que pacientes que estão enfrentando a quimioterapia e possuem um alto consumo de beterraba, sofrem menos com os efeitos colaterais da terapia.

Portanto caro leitor, se você ainda não consome beterraba, passe a consumir hoje mesmo. Pois mais do que fonte de vida, ela previne doenças, fortalece seu organismo. Outrossim, é uma grande fonte de vitaminas e minerais. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: