Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Bolacha de água e sal, engorda ou emagrece?

Muito popular, a bolacha de água e sal faz parte da mesa de muitos brasileiros, tem pessoas que substituem o pão pela bolacha acreditando ser uma alternativa saudável, mas o que é que tem de verdadeiro nisso? Engorda ou emagrece?

Na verdade tudo vai depender do seu consumo, porque assim como o pão, a bolacha de água e sal também é feita da farinha de trigo comum, ou seja, ela também engorda. Para não engordar o limite diário é apenas 2 bolachas por pessoa, e aqui esta o problema, sera que a gente consegue manter apenas 2 bolachas ao dia?

 

Mas, engorda ou não a bolacha de água de sal?

Segundo nutricionistas a bolacha de água e sal esta bem longe de ser uma opção saudável no cardápio. E saibam que 2 bolachas equivalem a 1 fatia de pão de trigo comum e 4 delas, são equivalentes e iguais a um pão inteiro.

A bolacha de água e sal é um alimento extremamente rico em gordura trans. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é ingerir apenas dois gramas desse tipo de gordura.

 

bolacha de agua e sal

 

Uma bolachinha salgada chega a ter 1,4 g de gordura trans, ou seja, ao consumir 2 bolachas por dia, você estará consumindo 2,8 g de gordura trans, quando o permitido é apenas 2 g ao dia. A gordura trans é a responsável por muitas doenças que assolam nosso século, além de ser a grande culpada pelo acumulo de gordura abdominal. 

Pra quem ainda não sabe, a gordura trans é a pior gordura que existe, ela é responsável pelo aumento do colesterol ruim, e ainda é responsável pelas complicações cardiovasculares, pois com os anos, a gordura vai se acumulando nas veias e artérias, ao longo dos anos isso pode repercutir de forma extremamente negativa para a saúde humana.

As bolachas de água e sal são fonte ricas de carboidratos e se consumidas sem controle, podem prejudicar diretamente o processo de emagrecimento, portanto, não é difícil de compreender que não é uma troca saudável substituir o pão por bolachas salgadas.

Vale também lembrar, que a famosa bolacha de água de sal é rica em sódio o que pode gerar um aumento da pressão arterial. Seis bolachas ao dia, podem amontoar um total de 300 miligramas de sódio, numero elevado para o consumo diário e que pode ser totalmente prejudicial a saúde.

O consumo exagerado de bolacha de água e sal, também pode surtir resultados negativos para o intestino, visto que sendo seca e processada, ela provoca prisão de ventre e ralentamento no funcionamento do intestino. Intestino preguiçoso e que funciona mal, pode ser um grande problema na perda de peso.

E o fato da bolacha de água e sal, ser um alimento processado, ela é priva de nutrientes, não tem vitaminas, e em nada acrescenta para o organismo, o único fator positivo, é que mantendo o consumo de 2 bolachas ao dia, durante a dieta, ela vai controlar a fome, nada mais que isso.

Portanto, em vez de consumir bolachas de água e sal, prefira pão integral, é mais saudável, e seu corpo agradece!

Se você gostou do artigo, compartilhe e ajude a divulgar o trabalho de informação do nosso site.

 

Redatora: Priscilla Rodighiero

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: