bolo secreto de fuba

O fubá é uma espécie de farinha feita do milho- Ele é comumente utilizado na culinária principalmente para fazer bolos, tortas, pães e doces. Dele também conhecemos a famosa e tradicional polenta, amada pelos italianos e todos os seus descendentes.

A farinha de milho é bem mais saudável que a farinha branca. Certamente você não sabe, mas a tradicional farinha de trigo é pobre de vitaminas, feito de uma terceira parte do grão, ela não tem nenhum tipo de nutritivos e ainda estimula a formação do glúten.

Geralmente, pessoas que são intolerantes ao glúten, por exemplo, não podem consumir nada que seja feito com farinha branca. A farinha nesses casos, é contro-indicada para os celíacos.

Já a farinha de milho é menos industrializada, é mais nutritiva, não tem glúten e menos nociva ao corpo, até mesmo porque seu valor calórico é menor do que os alimentos feitos com farinha branca. A farinha de milho é rica em fibras o que facilita o trânsito intestinal.

E para fechar com chave de ouro, a farinha de milho é que a tem mais proteínas em relação a farinha branco de trigo e a farinha de aveia. Por fim, saiba que entre suas fibras, existe uma que atua diretamente no controle do colesterol.

Portanto, hoje o leitor aprendeu e entendeu que as guloseimas feitas a partir dos derivados do milho, são bem mais saudáveis. Que tal agora, pôr a mão na massa e realizar essa receita deliciosa a base de fubá, limão e açúcar? Aposto que todos na sua casa vão adorar e se deliciar.

A receita, ingredientes e preparo

Para a massa do bolo você vai precisar de:

2 xícaras (chá) de fubá

1 1/2 xícara (chá) de açúcar

3/4 xícaras (chá) de óleo

2 xícaras (chá) de leite

4 ovos

100 gramas de queijo de minas (ou branco) curado ralado

1 colher (sopa) de fermento químico

sementes de erva-doce a gosto

açúcar para polvilhar

canela em pó para polvilhar

1 colher de suco de limão

Preparo do bolo

Em uma panela leve ao fogo o fubá, o leite, o óleo e o açúcar e em fogo baixo vá misturando até que a mistura esteja cozida, desligue o fogo e reserve para esfriar e ser utilizado posteriormente.

Na batedeira bata as claras em neve e uma vez que estiver montada comece adicionando as gemas uma por uma. Em seguida, sempre com a batedeira ligada, comece adicionar a massa de fubá e continue batendo até incorporar toda a mistura.

Posteriormente, desligue a batedeira e misture com delicadeza o queijo, o limão, a erva doce e o fermento. Mexa tudo bem, unte uma forma com açúcar cristal, passe óleo na forma e em seguida, polvilhe o açúcar de forma uniforme em toda a assadeira, coloque a massa do bolo e leve para assar na temperatura de 160 graus.

Contudo, quando o bolo estiver assado, retire do forno e com ele ainda quente, polvilhe açúcar e canela a gosto e está pronto seu bolo secreto açucarado. A textura da massa é perfeita, o açúcar mantém o bolo fresco e úmido por vários dias, todavia vale lembrar, que o retrogusto do limão com erva-doce é único e esse é o segredo do bolo.

Se você gosta de provar coisas diferente, a equipe do Site Emagrecer com vida e saúde, super recomenda! Gostou? Curta e compartilhe.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: