bolo de leite quente

A receita de hoje é super simples, porém muito gostosa. Vai bem em qualquer ocasião, a qualquer hora do dia. Leva poucos ingredientes, o preparo é rápido, e o segredo: é o leite quente, que deixa a massa tão fofinha e macia, que de pegar na mão, ela já desmancha, imaginem na boca. Essa receita é muito antiga, e já no tempo da vovó, no domingo de tarde, esse bolo cheirava longe. Por isso, ele tem cheiro de infância, de família reunida, de amigos em volta da mesa, de simplicidade e de roça.

Essa receita é tão simples que muitos esqueceram ela na gaveta, mas tem um detalhe: de tão simples que é, ela também é deliciosa e barata, cabe no bolso de qualquer um, pode ser consumida no café da manhã com café e leite, substitui o pão, pode ser colocada na merenda das crianças, é leve, fofinha e honestamente: difícil encontrar alguém que não goste. O simples, é sempre mais gostoso, não enjoa e não sai da moda.

Você vai precisar de poucos ingredientes para fazer esse bolo, e detalhe: todos bem simples e comuns, que geralmente não falta na cozinha de uma mulher. Leite, farinha, açúcar, ovos, margarina e fermento. Para facilitar o trabalho, prepare uma batedeira, mas se não tiver, não tem problema, o bolo pode ser feito na mão, basta bater bem para a massa ficar homogênea. A batedeira agiliza o trabalho e é prática, além disso, é menos cansativo.

Para pôr em prática essa delícia, você vai precisar de 4 ovos, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de leite quente, 1 colher de sopa de fermento e 2 colheres de sopa de margarina. Para o preparo, é importante seguir o passo a passo com atenção, pois qualquer erro pode comprometer a receita. Inicie quebrando os ovos e separando a gema da clara. Com o auxílio da batedeira monte as claras em neve.

Em uma segunda vasilha, adicione as gemas, o açúcar e inicie a bater na batedeira. Junte com as claras em neve e continue batendo, em seguida adicione a margarina (derretida) e a farinha, sempre batendo, por último polvilhe o fermento sobre a massa e jogue 1 xícara de leite quente. O leite provocará uma reação no fermento que vai triplicar de tamanho e espumar, esse é o segredo desse bolo. Com a ajuda de uma colher grande, misture tudo delicadamente, jogue em uma assadeira untada e leve para assar por aproximadamente 40 minutos.

Depois de assado, se desejar faça uma calda de laranja com açúcar, é bem simples, junte o suco de duas laranjas, 2 colheres de açúcar e leve ao fogo para ferver até encorpar, desligue o fogo e despeje a calda sobre o bolo. Fica muito gostoso e o sabor levemente delicado e rafinado. Depois de frio, esta pronto para ser servido, seja no café da manhã, no café da tarde ou de noite, o bolo é divino e pode se preparar, pois vão pedir BIS.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: