bolo invertido de banana

A receita proposta é diferente das receitas tradicionais de bolo de banana que você viu até hoje. Essa, leva banana, farinha, feita com calda de caramelo, como as demais receitas, porém ela fica bem molhada, cremosa e derrete na boca.

Essa receita é leve, seu sabor tem um frescor especial, como se você tivesse colhido as bananas naquele instante e realizado a torta. Super recomendo, além de gostosa, ela faz toda a diferença no prato, pois foge dos bolos tradicionais de banana que tem por aí.

Você pode servir no café da manhã, da tarde, ou até mesmo como sobremesa, e é essa a diferença, é uma torta que vai bem em qualquer situação. E tem mais, vai chover elogios e muitos na sua casa vão pedir bis.

A receita, os ingredientes e o preparo

Ingredientes da massa

7 bananas nanica ou prata

1 colher (sopa) de fermento químico

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

3 ovos

½ xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de leite integral

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

Cobertura para o bolo de banana

½ xícara (chá) de água quente

¾ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo do Bolo

Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e, por último, o leite. Bata bem todos os ingredientes, até obter uma mistura homogênea.

Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo no liquidificador (ligado). Por fim, adicione o fermento. Reduza a velocidade do liquidificador e continue batendo o suficiente para misturar o fermento a massa.

Prepare o caramelo para o seu bolo de banana. Para fazer isso, basta colocar o açúcar para derreter em uma panela, quando o açúcar estiver complemente derretido, adicione meia xicara d’agua e deixe ferver até encorpar.

Escolha uma assadeira redonda, primeiro unte com margarina e farinha e depois despeje a calda de açúcar que você preparou espalhando por toda a forma uniformemente. É importante que o modelo de forma escolhido, seja sem furo central.

Corte as bananas em fatias compridas ou redondas, fica a seu critério, e coloque-as sobre o caramelo. Adicione a massa à assadeira e leve o bolo para assar, em forno médio pré-aquecido, por cerca de 40 minutos.

Pronto! Agora é só esperar amornar para desenformar. Quando você virar o bolo de cabeça para baixo, as bananas vão ficar por cima. Salpique canela e corte em pedaços para servir.

Não esqueça: o ideal é desenformar morno e ao tirar do forno virar com um prato para que escorra a calda.

Se possível, faça sua torta com banana prata, fica mais saborosa do que aquela feita com banana nanica.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: