Entre todas as receitas que já provei para rechear, essa massa de hoje é sem duvida a melhor. A textura é perfeita, e depois é muito simples, fica fofinha, combina com qualquer tipo de recheio e em pouco tempo temos a base para confeccionar bolos do jeito que desejarmos.

Como já disse, já provei muitas receitas, mas de todas, essa ganhou meu paladar, meu coração. Ela pratica e fácil, além de ser super rápida.

PÃO DE LÓ é a massa preferida pelos confeiteiros, porque além de sabor neutro, ele também tem estrutura para fazer bolos em camadas! Com esta receita econômica de pão de ló, com apenas 3 ingredientes, você pode fazer rocambole, bem casados e outros.

INGREDIENTES

6 ovos inteiros, ovos grandes;

2 xícaras (chá) de farinha de trigo, peneirada, sem fermento (200 ml cada);

1 copo (250 ml) bem cheio de açúcar refinado, peneirado.

MEDIDAS:

Xícara de chá = 200 ml

Copo = 250 ml

Forma: 24 cm de diâmetro x 7 cm de altura

Forno: 180°, pré-aquecido, por 35 minutos (faça o teste do palito)

Preparo

  1. Bata os ovos até dobrar de volume
  2. Adicione o açúcar aos poucos
  3. Adicione a essência (opcional)
  4. Com o auxilio de um fouet, adicione o trigo aos poucos, mexendo devagar
  5. Coloque em uma forma untada e enfarinhada
  6. Leve ao forno preaquecido a 180º C até dourar

Historia do PÃO DE LÓ

Pra quem não sabe a massa de pão de lo nasceu na Itália e foi criada pelo cozinheiro genovês Giovan Battista Cabona. Esse bolo também é conhecido como bolo esponjoso, e na Itália ele é o famoso “PAN DI SPAGNA”. O bolo pão de lo é a base para muitos doces italianos, é a mais comum e a mais utilizada até os dias de hoje.

Em Portugal existem muitas variações da massa e por la também é bem popular a massa de pão de lo, no entanto, a sua origem é de fato italiana.

Todavia, em Portugal, existem versões modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride (Felgueiras) e o de Arouca.

Ainda em Portugal, existe uma versão não original da receita chamado “pão de ló à brasileira”, totalmente diferente do original tradicional, principalmente por levar muito menos ovos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: