Bolo de laranja fofinho

Tem coisa mais gostosa que uma tarde em companhia das amigas? Ou então da família? Essa receita de bolo úmido de laranja é deliciosa, um “manjar dos deuses”.

Bolo quentinho, companhia agradável e café fresquinho – tudo perfeito para um final de tarde. Hoje trouxemos uma receita que aquece o coração, e que todos gostam. Um gosto refinado, simples e super agradável para criar uma atmosfera acolhedora.

Corre pra cozinha, e vamos aprender a fazer essa delícia de laranja, um bolo mega fofinho, que você não consegue comer apenas uma fatia, tem que ser duas!

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 1 xícara (chá) de óleo de canola (ou óleo de milho)
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó

Preparo

Preaqueça o forno a 180 °C  (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga ou óleo e polvilhe com farinha.

Descasque uma das laranjas. A outra, lave bem, corte e descarte as pontas (“os pólos” dela).  Divida as frutas em quatro partes, no sentido do comprimento. Retire o miolo branco e pique cada gomo em pedaços médios. Ou seja: você vai usar uma laranja sem casca e uma com casca, ambas cortadas em pedaços médios e obviamente sem a parte branca e sementes.

No liquidificador, bata o óleo, os ovos e os pedaços de laranja até obter uma mistura homogênea.

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Adicione o creme de ovos com laranja aos poucos, misturando delicadamente com uma colher de pau até a massa ficar bem homogênea.

Transfira a massa do bolo para a fôrma untada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto.

Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta arredondada nas bordas. Deixe esfriar sobre o fogão por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique morno, e desinforme. Regue com a calda quente.

Para a calda

  • Suco de 1 laranja
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar

Preparo

Numa panela pequena, coloque o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo médio. Quando ferver, conte 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.

Esse é um tipo de bolo que “aquece o coração”, e em boa companhia, impossível ter alguém que não goste e aprecie pedindo uma segunda fatia. Aconselho para receber visitas e até mesmo como parte de um cardápio para chá de cozinha ou noivado no estilo colonial. E claro, com as amigas e um bom papo, vai ser um sucesso!

Gostou? Compartilhe e volte sempre!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: