Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Saboroso, perfumado, amado em todo o mundo e rico em cafeína

cafeina
Compartilhe esse post:

Atualmente, os alimentos termogênicos, ou seja, aqueles que auxiliam na queima de gordura corporal. Outrossim, têm ganhado grande destaque entre os que procuram perder peso e ganhar em qualidade de vida. Curiosamente, uma substância muito presente na vida da maioria das pessoas acaba sendo deixada de lado, e se trata da cafeína. Presente no café e em diversos outros produtos, os benefícios da cafeína no emagrecimento são cada vez mais reconhecidos por nutricionistas. Ademais, por outros especialistas da área de saúde. Se o café já foi considerado um vilão, hoje, com os novos estudos, os papéis se inverteram. isto é, ela é uma grande aliada contra o ganho de peso.

Leia também >> 6 chás que desincham e ajudam a emagrecer de forma saudável

Leia também >> Chá japonês: como se faz e quais são os ingredientes?

Muito além do café

Antes de elencarmos os benefícios dessa estar no emagrecimento, é preciso salientar que o café não é a única fonte de cafeína. Embora, seja o café o produto rico em cafeína mais conhecido e consumido no país, esse cenário é basicamente cultural. Somos acostumados ao café pela manhã. Não tem como começar o dia sem uma boa xicara de café, e toda vez que a energia diminui, apelamos para uma dose extra. Diversos outros produtos naturais contêm cafeína. Entre os principais estão o chá e outras bebidas à base de erva mate, o cacau, o fruto do guaraná e a noz de cola. Além de outras folhas usadas em chás naturais. A cafeína também é produzida sinteticamente e adicionada a suplementos alimentares, produtos industrializados e remédios. Principalmente antigripais, analgésicos e anti-inflamatórios.

Benefícios da cafeína no emagrecimento

Desde que em doses aceitáveis, ela, em suas mais diversas formas, apresenta benefícios para o emagrecimento. Por sua capacidade termogênica, ela favorece o aumento do metabolismo e coadjuvante na queima de calorias. Além disso, alguns efeitos diretos da ação dela também colaboram no controle do peso corporal:

cafeína café perfumado e gostoso
  • Efeito energético – o mais conhecido efeito dessa substância, é aumentar o nível de energia e disposição. Isso acontece porque suas propriedades agem no sistema nervoso central. Bem como, facilitando a capacidade de concentração e liberando neurotransmissores que melhoram o ânimo do quem consome a cafeína. Com mais energia, a propensão ao movimento físico é maior. Ou seja, muitas pessoas se utilizam da cafeína antes de atividades físicas, ganhando mais energia para os exercícios.
  • Efeito diurético – a cafeína estimula também o funcionamento dos rins, o que favorece a eliminação de líquidos. Portanto, pessoas que sofrem com retenção de líquidos podem se beneficiar com essa propriedade da substância.
  • Inibidor de apetite – um dos principais benefícios da cafeína no emagrecimento é o seu efeito inibidor de apetite. Outrossim, já que o aumento do nível energético suprime a vontade de comer. O hábito de consumi-la irá aumentar a saciedade e evitar refeições fora de hora.
  • Aumento da capacidade cardiovascular – estimulante natural. A saber, ela favorece a dilatação dos vasos cardíacos. Bem como, o aumento do fluxo sanguíneo. Colaborando assim para a oxigenação de todo o organismo, o que contribui para a queima de calorias.

Use a cafeína com sabedoria

Vimos aqui diversos benefícios da cafeína no emagrecimento. Entretanto, não se deve considerar a substância como miraculosa. Assim como, diversas outras substâncias, devemos ingerir de forma controlada. Bem como, devemos levar em conta fatores particulares, como o sexo, a idade e a condição geral de saúde de cada indivíduo. Importante frisar que ela para ter efeito na perda de peso, quando consumida na forma de café que é a mais tradicional. Não pode conter açúcar. Caso contrário, não teria senso consumir café para estimular a perda de peso, porque a quantidade de açúcar anula o efeito.

Estudos atuais indicam que a ingestão média segura da cafeína varia entre 200 e 300g diárias de café ou outra bebida. Ou seja, algo em torno de 70 a 150 mg de cafeína. Nessa dosagem, ela é considerada segura, sem as contraindicações mais conhecidas. Bem como, a dependência, insônia, agitação e em casos mais severos, até mesmo taquicardia e aumento da pressão arterial. Por isso, recomenda-se consumir de 3 a 4 xícaras pequenas ao dia e não passar disso. Como falamos com frequência, a cafeína é boa, sim ela é e traz benefícios, mas tudo que é consumido em excesso, acarreta problemas.

Consumo alternativo da cafeína

Como vimos, não é apenas no café que encontramos essa substância. Portanto, uma opção prática para obter os benefícios da cafeína no emagrecimento é consumi-la de outras formas. Existem suplementos e cápsulas de cafeína, que sendo de origem segura podem substituir uma xícara de café. A ingestão dos demais produtos ricos em cafeína também podem fornecer as doses diárias necessárias. Mantendo a atenção, a energia e de quebra, atuando como coadjuvante na manutenção ou na perda de peso corporal.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.