Canjica cremosa

Toda festa junina ou julina tem que ter canjica, se não tiver, me desculpe, mas está fora da cultura brasileira. Cangica, mumbuzá, jimbelê, piruruca, chá de burro ou canjiquinha, não importa como é chamada, esse doce de origem brasileira e muito comum no período da escravidão, é bom demais.

De acordo com a história, acredita-se que a canjica tenha chegado ao Brasil com os escravos e era um alimento bastante comum nos quilombos e senzalas. Da senzala para a casa grande, a canjica ganhou novos ingredientes. Com o hábito de comer diversos derivados de milho bastante difundido, o prato se popularizou de norte a sul do Brasil.

Curiosamente, nesse período, a canjica era um prato quase obrigatório no jejum da Sexta-feira Santa, fazendo parte do hábito e dos costumes da data. Independente de escravo ou Senhor Feudal, a canjica estava presente na mesa de ambos nessa data santa.

A canjica pode ser feita com leite de vaca, leite de coco, ainda pode-se adicionar leite condensado e creme de leite. Todavia, nutricionistas alertam que é necessário estar atento ao seu valor calórico, pois o milho branco que é feito a canjica passa por um processo industrial de secagem para ficar branco e torrado. Após o processo de secagem, a cada 100g de grãos, temos 370 calorias.

Portanto, ao ser preparado este doce, é necessário equilibrar o valor calórico do que vai ser adicionado. Por exemplo, no sul do Brasil, as pessoas adicionam paçoca na canjica ou amendoim torrado. A saber, o amendoim é um alimento hiper calórico e não é uma boa ideia misturá-lo com a canjica. A mistura pode duplicar o valor calórico do milho seco e torrado.

A receita

Ingredientes

Preparo

  1. Deixe a canjica de molho de um dia para o outro.
  2. Cozinhe a canjica com água até que ela fique bem molinha, posteriormente escorra toda a água.
  3. Depois coloque 1/2 litro de leite ou a gosto, deixe ferver bem.
  4. Logo em seguida, adicione o açúcar.
  5. Posteriormente adicione 1 lata de leite condensado, mexer sempre para manter a homogeneidade do creme.
  6. Por último desligar o fogo, colocar o creme de leite, mexer bem.
  7. Enfim, despejar em um pirex e polvilhar a canela em pó e levar para gelar ou pode servir quente.

Gostou? Compartilhe com seus amigos, curta nossa Fanpage no Facebook e volte sempre!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: