Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Castanha de caju: antidepressivo natural

O caju, bem como a castanha de caju, são produzidos no nordeste brasileiro, é um dos alimentos mais saudáveis do mundo, rico em nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes, esse fruto deveria ser consumido obrigatoriamente todos os dias, visto que uma porção de 100 gramas, pode suprir a necessidade do organismo de praticamente um dia inteiro.

A castanha de caju é rica em fibra dietética solúvel e minerais fitoquímicos, substancias que previnem o surgimento de tumores de câncer. Também é ótima fonte de vitaminas do complexo B, como B5, B6 e B11 e riboflavina. Todas essas vitaminas são essenciais para o metabolismo de gordura, proteína e hidratos de carbono em nível celular.

Ha muitas contradições sobre a castanha de caju, pois ela é utilizada em uma série de receitas não recomendadas para a perda do peso, mas saiba que a castanha é rica de carboidratos bons, rica em minerais, dentre eles, há porções significativas de Cobre, Fósforo, Magnésio, Manganês e Zinco.

Os carboidratos encontrados no fruto são de boa qualidade, assim como os açucares, que fazem bem a saúde. Ainda encontramos aminoácidos, fibras solúveis e também uma quantidade de antioxidantes que melhoram o sistema metabólico.

Os ácidos graxos monoinsaturados que estão em altas quantidades na castanha de caju é extremamente bom para a saúde do coração. Eles pertencem ao grupo dos ácidos gordos essenciais que podem aumentar o nível de colesterol bom e  diminuir o nível do colesterol prejudicial.

 

castanha de caju

 

Além disso, a castanha de caju contém uma pequena quantidade de um antioxidante muito importante chamado zeaxantina.  Esse antioxidante fortalece a visão e protege contra a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), comum em pessoas idosas.

Além de tudo isso, a castanha de caju é um dos melhores tratamentos naturais para depressão por ser uma excelente fonte de triptofano. Este nutriente milagroso regula o nosso humor, melhora o sono, ajuda as crianças a crescer e se desenvolver, equilibra o nosso comportamento e reduz significativamente o nível de estresse, ansiedade e depressão.

O triptofano tem provado ser muito eficaz como antidepressivo em muitos casos. E um bom punhado de castanha de caju contém entre 1.000 e 2.000 mg de triptofano.

Segundo o dr. Andrew Saul, no excelente documentário “Food Matters – O Alimento é Importante” (vale a pena assistir; talvez você o encontre no YouTube), dois punhados de castanha de caju são equivalentes a uma dose de Prozac.

 

O que é o triptofano? 

O triptofano é um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina, o “hormônio do prazer”, e por isso está associado ao tratamento e prevenção da depressão, ansiedade e pode até mesmo auxiliar no processo de emagrecimento.

O triptofano pode ser encontrados em alguns alimentos como chocolate meio amargo e nozes mas também pode ser comprados nas farmácias porque existe em forma de suplemento alimentar.  (Tua saúde).

 

Como vimos, a castanha de caju é um excelente antidepressivo natural e pode ser utilizado diariamente, a não ser que você seja alérgico a castanhas.

 

Redatora Anna Giulia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: