Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Chá de alecrim e suas propriedades medicinais

Você conhece os benefícios do chá de alecrim? Veja, neste post, as razões para incluir essa planta medicinal no seu cardápio, inclusive o emagrecimento.

O chá de alecrim tem sido apontado por nutricionistas como uma opção que promove inúmeros benefícios para a saúde. A bebida é reconhecida pelo seu potencial calmante e emagrecedor, além de diversas outras ações benéficas para o organismo, que iremos detalhar mais a frente.

Muito utilizado em preparações culinárias, e conhecido também pelo seu aroma, o alecrim é encontrado em feiras livres, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, ou podem ser cultivados em hortas na sua própria casa.

Entre as principais propriedades do alecrim estão: ação antisséptica, expectorante, digestiva e diurética. Mesmo com a infusão, seus compostos quase não sofrem alterações, isso significa que o chá de alecrim é tão eficaz quanto a planta in natura.

 

Benefícios-do-chá-de-alecrim

Os benefícios do chá de alecrim para a saúde

O alecrim sempre foi considerado uma planta medicinal, de acordo com a crença popular. Sempre foi utilizado em chás, e outras receitas, para aliviar desconfortos físicos. Mas agora, seus efeitos positivos já são comprovados pela ciência. Veja quais são os benefícios do chá de alecrim:

  1. Emagrece

Com a ingestão do chá de alecrim, o corpo absorve menos açúcar e estimula o organismo a queimar mais gordura para obter energia, o resultado disso é o auxílio no emagrecimento.

  1. Diminui a ansiedade

O alecrim também tem efeito calmante, portanto, reduz a tensão e controla os níveis de estresse e ansiedade. E nós sabemos bem que a ansiedade é um grande inimigo na luta contra a balança, então, a propriedade calmante do chá de alecrim também ajuda a emagrecer.

  1. Tem efeito diurético

A retenção de líquidos é outro obstáculo para quem quer reduzir medidas. O chá de alecrim tem propriedades diuréticas e ajuda a diminuir o inchaço do corpo.

  1. É digestivo

O chá de alecrim combate a sensação de desconforto digestivo (dispepsia, estômago pesado) após as refeições. Inclusive, é indicado como auxiliar no tratamento de azia e má digestão, queimação, gases e dores de estômago.

  1. Trata o couro cabeludo

Problemas com caspa e alopecia (queda de cabelo) também são tratados com chá de alecrim. Nesse caso, é indicado enxaguar os cabelos com o líquido, e não ingeri-lo.

Ferva um litro de água com 30 gramas de alecrim (folhas desidratadas), conserve a infusão de um dia para o outro e enxague os cabelos no dia seguinte.

  1. Tem ação antioxidante

O chá de alecrim combate os radicais livres e evita a degeneração das células, principalmente das células cerebrais.

  1. Age na circulação sanguínea

Os benefícios do chá de alecrim são notados no fluxo sanguíneo. A bebida regulariza a pressão arterial, contribui para a produção de hemácias, estimula o metabolismo e aumenta a oxigenação do sangue e dos músculos.

  1. Controla o estresse e o humor

O alecrim reduz os níveis de cortisol, hormônio do estresse, assim como melhora o funcionamento do fígado e estimula a desintoxicação do organismo.

As funções hepáticas estão diretamente ligadas ao humor, portanto, se o fígado funcionar bem, logo os efeitos sobre o bem estar serão sentidos.

  1. Melhora a memória

O cineol é um dos compostos do alecrim, responsável por aumentar a concentração de acetilcolina, hormônio associado às funções cognitivas de memória e aprendizado.

Então, o chá de alecrim aumenta a concentração, a capacidade de memorização, e ainda ajuda na prevenção do declínio cognitivo.

  1. Previne o câncer

Várias pesquisas já indicaram que as propriedades medicinais do alecrim podem inibir, em até 50%, o risco de desenvolver câncer.

Você viu 10 dos benefícios do chá de alecrim, todos reconhecidos pela ciência, mas os efeitos positivos dessa planta medicinal vão além dos que foram citados. O consumo do alecrim também está associado ao tratamento de:

  • Estados depressivos leves;
  • Dores de cabeça e enxaquecas;
  • Gastrite e úlcera;
  • Reumatismo;
  • Artrite e artrose;
  • Sinusite e bronquite;
  • Tensão pré-menstrual e cólica menstrual.

Com duas xícaras de chá de alecrim por dia, já é possível sentir todos esses efeitos benéficos na saúde.

 

Cha de alecrim para emagrecer

 

Chá de alecrim para emagrecer

Como vimos acima, entre tantos benefícios que o consumo do chá de alecrim oferece, o auxílio no emagrecimento é um deles.

Somando a redução de absorção de açúcar pelo organismo ao controle da ansiedade, à eliminação de toxinas e à diminuição da retenção de líquido, temos um remédio natural com alto potencial emagrecedor.

Especialistas em nutrição indicam que a junção do alecrim com o limão potencializa ainda mais o emagrecimento. O gengibre também pode ser acrescentado nessa mistura, já que tem efeito termogênico e acelera o metabolismo.

O limão também é conhecido por seus efeitos adstringentes, o que favorece desintoxicação e a redução dos níveis de gordura do corpo.

Para fazer o chá de alecrim com limão esquente um copo de água (200 ml), acrescente uma colher de alecrim seco e deixe em infusão de 5 a 10 minutos, coe e junte ¼ de suco de limão.

Três xícaras de chá de alecrim com limão por dia (uma em jejum, e as outras antes das refeições principais), associados a uma alimentação equilibrada, garantem excelentes resultados para o corpo.

 

Redatora Nalva Amancio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: