Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Chá de cebola: grande aliado no combate da obesidade

A cebola é um alimento bem comum em todo o Brasil, muito utilizada na culinária, principalmente em saladas, mas nem sempre agrada ao paladar de todos, mas o que boa parte das pessoas desconhecem, é que esse alimento tem grandes propriedades medicinais, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Uma das propriedades surpreendentes que encontramos na cebola, é o seu poder em drenar o liquido retido e também de varredura das gorduras e toxinas do corpo. Hoje esse ingrediente virou um grande aliado no combate a obesidade, visto que o chá feito dele, pode ser um verdadeiro remédio natural contra os “quilinhos a mais”.

A cebola é um vegetal rico em vitaminas e sais minerais. Entre eles se destacam o fósforo, enxofre, silicatos, ferro, cálcio, sódio, magnésio, iodo e flúor. Além dos poderes emagrecedores, a cebola possui outros benefícios que estão relacionados à saúde humana.

Isso porque ela tem ação digestiva, expectorante, anti-inflamatória, diurética, depurativa e antioxidante.

O chá de cebola auxilia no bom funcionamento dos rins, melhora a circulação sanguínea e combate os radicais livres. Essa última função previne o envelhecimento precoce da pele, além de estimular a síntese de colágeno.

 

cha de cebola para emagrecer

 

A cebola também evita certos tipos de câncer, como comprova o médico Juliano Pimentel. “A cebola ajuda na luta contra o câncer, justamente pela antioxidação promovida por ela, além de ajudar na saúde cardíaca, diminuindo o LDL nocivo”.

A bebida trata problemas respiratórios, aliviando a tosse, eliminando o catarro e combatendo a proliferação de bactérias e vírus causadores dessas doenças. Ele também é usado para aliviar as dores de garganta, causadoras de inflamações.

A cebola, além do uso na culinária, também pode ser empregada como cataplasma, nos casos de feridas abertas e supurantes, assim como em picadas de animais venenosos, como cobras ou aranhas.

 

O chá da cebola emagrece?

Nutricionistas afirmam e aconselham o consumo do chá, pois em função das propriedades curativas e medicinais encontradas na cebola, é possível drenar todo o liquido retido e eliminar pela urina as toxinas presentes no organismo.

Esse processo por sua vez, melhora as funções metabólicas do organismo, que, uma vez desintoxicado tende a trabalhar e desempenhar suas funções em alta velocidade, ou seja, acelerado, e é por isso que ocorre a queima das calorias armazenadas.

Além disso, o chá pode inibir o apetite, controlar a compulsão pelos alimentos e ainda acalmar o estômago e o intestino, melhorando suas capacidades.

O chá de cebola também ajuda na digestão e ainda no bom funcionamento do intestino, reduzindo os riscos de prisão de ventre. Juntos, todos esses fatores contribuem para o emagrecimento.

Portanto, podemos concluir que o chá de cebola emagrece sim, uma vez que drena o liquido retido e expurga as toxinas, também obtemos um melhor funcionamento dos rins e do fígado, fator importante na prevenção da obesidade.

 

Como fazer o chá de cebola?

Existem duas formas de ingerir o chá da cebola: preparado a partir de pedaços do vegetal ou com a utilização das cascas externas. Antes de incluir qualquer uma delas no seu dia a dia, a indicação é procurar um médico.

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 rodela de cebola fresca.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que começar a entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a cebola. Deixe a panela tampada e descansando por 10 minutos.

Passado esse tempo, retire a cebola e o chá está pronto para ser ingerido. A recomendação é que o consumo da bebida seja feito em até três doses diárias.

O ideal é iniciar o dia com uma xícara em jejum e depois consumir 1 xícara antes do almoço e outra antes do jantar.

 

Fonte de apoio e receita: Chás e benefícios 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: