Um estudo recente realizado pelo médico Elliott Miller do site WebMD, demonstrou que consumir 1 xícara de chá por dia, diminui em 35% a hipótese de um ataque cardíaco ou um problema cardiovascular.

Os estudos foram realizados e analisados em dois grupos, um que consumia chá todos os dias, e outro que não consumia chá de ervas, e o resultado foi surpreendente.

E são várias as vantagens em se beber chá diariamente, como explica o médico Elliott Miller. “Descobrimos que as pessoas que bebem chá diariamente têm uma progressão mais lenta da calcificação das artérias coronárias e uma diminuição na incidência de eventos cardíacos”, explica o especialista e professor no John s Hopkins Hospital, em Baltimore.

O estudo analisou mais de seis mil homens e mulheres, desde o ano 2000. No início do estudo, ninguém tinha problemas cardíacos.

Ao longo de 11 anos, os investigadores analisaram as pessoas que tinham tido ataques cardíacos, AVCs, dores no peito ou que tinham morrido devido a outras doenças e perceberam que as pessoas que bebiam chá tinham menos um terço de hipóteses de ter um problema cardíaco, durante o período em estudo, do que aquelas não bebiam chá.

Aliás, as pessoas que ingeriam entre uma a três xícaras de chá por dia – seja preto ou verde – tinham uma progressão mais lenta da calcificação das artérias.

Ainda assim, o estudo não conseguiu ainda comprovar uma ligação causa-efeito entre beber chá e problemas cardíacos.

“É muito cedo para dizer que beber chá ajuda a ter menos problemas cardiovasculares como ataques cardíacos ou AVCs. Mas o estudo sugere que o chá pode ter propriedades naturais que protegem [as artérias] ou que as pessoas que bebem chá são, por norma, indivíduos mais saudáveis”, afirmou Elliott Miller.

Dos testes realizados, o chá preto foi o que mais se destacou, primeiro pelas suas propriedades medicinais e curativas, segundo pelas substancias e o processo o qual é feito, de fato, pessoas que consomem com frequência esse tipo de chá, são pessoas que não apresentam problemas cardíacos.

 

 

Chá preto na prevenção de doenças

Segundo o site, O Globo, o chá preto não apenas hidrata como também pode proteger contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, segundo médicos britânicos.

O estudo foi publicado na revista ”European Journal of Clinical Nutrition” e contraria a lenda de que a bebida desidrata. Os especialistas acreditam que substâncias conhecidas como flavonóides, antioxidantes presentes no chá preto, têm a propriedade de prevenir danos às células.

Carrie Ruxton, coordenadora do estudo e seus colegas do King’s College, em Londres, analisaram pesquisas anteriores sobre os efeitos do chá no organismo. De acordo com a equipe, consumir entre três a quatro xícaras de chá preto por dia pode diminuir as chances de um ataque cardíaco.

Alguns estudos indicam que o consumo de chá também protege contra o câncer, embora neste caso as evidências sejam menos claras.

Além disso, os pesquisadores puderam comprovar que a bebida promove a proteção contra a placa dentária e cáries e fortalecimento dos ossos.

– Beber chá é melhor do que beber água. A água está simplesmente repondo fluidos. O chá repõe fluidos e contém antioxidantes, portanto cumpre dois papéis – explicou Ruxton.

– O chá contém flúor, que é bom para os dentes – acrescentou a médica.

A especialista disse que a idéia de que o chá preto desidrata é um mito:

– Estudos sobre a cafeína revelam que, em altas doses, ela desidrata, por isso todos pensam que qualquer bebida contendo cafeína desidrata.

Segundo os pesquisadores, não há estudos que comprovem que o consumo de chá seja maléfico para a saúde.

Mas, estudos sugerem que o chá pode interferir na capacidade do organismo de absorver ferro dos alimentos, o que significa que pessoas que sofrem de anemia deveriam evitar beber chá durante as refeições.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos e nos ajude a divulgar nosso trabalho informativo!

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: