Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Chá detox, um sucesso no mundo do emagrecimento

A alimentação detox é um verdadeiro sucesso entre os praticantes de vida saudável. Principalmente entre aqueles que deseja perder peso conservando a própria saúde.

Apesar de não ser recomendado manter a prática da alimentação detox por um período muito longo, é possível se beneficiar de pequenos hábitos diários que podem ser introduzidos à rotina alimentar normal.

O consumo de chás detox, por exemplo, além de acrescentar mais sabor e originalidade às suas refeições, também pode ajudar a manter o organismo livre de toxinas por um período maior de tempo!

 

A importância do chá para a saúde

O chá é uma bebida milenar amplamente consumida em vários cantos do mundo. Apesar de sua origem oriental, hoje diferentes tipos de chá são encontrados na mesa de populações ocidentais e fazem um enorme sucesso no mercado da saúde.

 

cha detox para emagrecer

 

Os orientais utilizavam essas infusões de folhas, ervas e frutas como uma estratégia de tratamento medicinal natural, por conhecerem os poderes curativos e benéficos dessas.

Como cada ingrediente apresenta uma característica medicinal diferente, vários tipos de infusão são usados hoje como estratégias da medicina alternativa para manter o corpo humano mais saudável.

 

Benefícios dos diferentes tipos de chá

O consumo regular de qualquer tipo de chá pode resultar em vários benefícios para a saúde humana. Alguns deles são:

Aumento da diurese

O chá é composto em 90% por água. Graças a isso, muitos especialistas na área da saúde consideram essa bebida um importante diurético, já que aumenta a atividade do sistema renal e acelera a eliminação de toxinas corporais através da urina.

Essa característica diurética pode ser potencializada pelo uso de alimentos específicos no preparo da infusão, que também apresentem a capacidade de aumentar a atividade renal.

Calmante natural

A temperatura das infusões servidas como bebida ao redor do mundo permitem que o chá tenha outra característica interessante para quem quer melhorar a qualidade da saúde: o potencial calmante.

A ingestão de bebidas mornas ou quentes ajuda a acalmar os nervos e minimizar a sensação de agitação que domina o nosso corpo em dias mais estressantes.

Quando a infusão é preparada com frutas ou folhas, como o maracujá e a camomila, que são capazes de minimizar a produção de hormônios estimuladores, esse poder calmante da bebida é ainda mais valorizado.

Possui capacidade antioxidante

Alguns chás preparados com ingredientes específicos, como ervas mate ou folhas de chá-verde, são ricos em nutrientes que apresentam ação antioxidante no organismo humano.

Essa ação permite que o chá ajude a combater a ação de radicais livres no corpo, minimizando as lesões celulares causadas por esses compostos.

Os antioxidantes ajudam a minimizar o risco de desenvolver doenças como a diabetes, o colesterol alto, a aterosclerose, o envelhecimento precoce e até mesmo a obesidade.

 

Características importantes em um chá detox

Um chá detox apresenta algumas características específicas ainda mais poderosas em sua concentração, quando comparado com infusões que não são consideradas desintoxicantes.

Os chás detox são preparados com alimentos que valorizam significativamente a sua ação diurética, favorecendo a eliminação de toxinas através da urina, além de apresentarem uma forte ação antioxidante, que os torna capazes de combater a ação prejudicial dos radicais livres nas células corporais.

Algumas infusões ainda podem ser beneficiadas pela presença de alimentos calmantes, que ajudam a minimizar a ação do estresse na produção de radicais livres, que são consideradas toxinas naturais prejudiciais para a manutenção da nossa saúde. Essa característica, entretanto, não é considerada indispensável em uma bebida detox.

Na hora de preparar um chá detox, portanto, é preciso valorizar o uso de alimentos que tem essas características, para que ela possa ser introduzida em uma dieta detox, ou na rotina de quem pretende melhorar a qualidade de vida.

 

Receita de chá de morango com hibisco

 

Além das frutas utilizadas na receita, como o morango e o mamão papaya, serem ricos em nutrientes considerados indispensáveis para a manutenção da saúde corporal (como a vitamina A e os flavonoides), essa bebida é uma fonte alimentar de antioxidantes naturais.

Ingredientes

  • Morango desidratado;
  • Adoçante estévia;
  • Mamão papaya desidratado;
  • Capim cidreira;
  • Folha de pitanga;
  • Chá branco;
  • Folhas de tamarine;
  • Carqueja;
  • Hibisco.

Modo de preparo

Prepare uma mistura para infusão com os ingredientes secos apresentados acima, acrescentando a mesma porção de cada um deles ao recipiente.

Depois de preparar a mistura seca, use duas colheres de sopa desse composto para acrescentar em um litro de água fervente.

Deixe a água quente preparar a infusão por alguns minutos e, depois de obter um líquido bem concentrado, sirva a bebida em uma xícara de chá, para consumir ainda quente.

 

beneficios do cha detox

 

Receita de chá-verde detox

O chá-verde é naturalmente considerado um importante antioxidante da nossa alimentação. Quando adicionados à preparação ingredientes como a salsinha, o gengibre e o limão, essa bebida se torna ainda mais poderosa no combate aos radicais livres produzidos naturalmente por nosso organismo.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folha de chá-verde ressecada;
  • 1 colher de chá de salsinha fresca;
  • 1 colher de chá de raspas de limão;
  • 1 lasca de gengibre fresco.

Modo de preparo

Adicione a salsinha em um recipiente com 1 litro de água e leve ao fogo até ferver. Quando a fervura começar, desligue o fogo e adicione os outros ingredientes, deixando a infusão fazer o trabalho de puxar os ingredientes para a água. Na hora de servir na xícara de chá, use um coador para segurar os resíduos e consumir apenas a infusão produzida. Saboreie imediatamente.

Para quem está seguindo uma dieta detox, o chá é um companheiro poderoso! Para quem já acabou sua rotina detox, mas quer continuar recebendo os benefícios dessa prática, a bebida também é uma ótima alternativa para manter a saúde em dia.

Também é uma boa opção conhecer alguns suplementos alimentares especiais para ajudar no seu detox, que aceleram o processo e trazer bem-estar. Que tal conferir essas opções e seus benefícios?

E você, conhece alguma receita de chá detox? Compartilhe com a gente através dos comentários!

 

Todos os direitos do artigo são reservados ao site >> Slim 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: