chipa

Talvez você conheça com biscoito de queijo, biscoito de polvilho, enfim, essa receita tem muitos nomes, mas o verdadeiro e original é a chipa paraguaia. A receita é a base de polvilho doce, queijo e ovos.

A massa é deliciosa, e os biscoitos depois de assado são uma delícia, fica quase impossível comer somente 1, e se for servida quentinha com um café passado na hora, é bom demais.

A chipa é uma alternativa para aumentar a renda da casa, muitas pessoas fazem essa receita e vendem e a aceitação é excelente, porque de fato o biscoito é muito gostoso e econômico.

O sucesso dessa chipa paraguaia é a massa, ela fica sequinha por fora e macia por dentro e o queijo da um toque todo especial ao sabor, quem prova dessa receita não esquece nunca mais.

Ela tem esse nome curioso porque é de origem paraguaia e na verdade ela não passa de um pão de queijo feito e consumido diariamente nos bares do Paraguai. Todavia, vale sublinha que a textura e o sabor são realmente muito parecidos com o pão de queijo mineiro.

Ingredientes

500g de polvilho doce

3 xícaras (chá) de queijo meia cura ralado fino (400g)

2 ovos

1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente (100g)

1 colher (chá) de sal (5g)

1 xícara (chá) de leite (24ml)

Dica, você pode substituir o queijo cura ralado por queijo parmesão, queijo muçarela ou queijo branco de minas, a receita original é feita com o queijo meia cura, mas eu já fiz com outros queijos e fica gostoso igual.

Preparo

Numa tigela ou bacia, junte o polvilho doce com o queijo ralado, o sal, a manteiga e os ovos, misture tudo e em seguida vá adicionando o leite aos poucos.

Enquanto adiciona o leitei, vai amassando a massa até que ela fique bem lisa e homogênea. Se precisar, adicione um pouquinho mais de leite para dar ponto ou um pouco mais de polvilho.

Em seguida, pegue uma porção pequena da massa e modele no formato de ferradura ou como preferir. Acomode-as em uma forma untada, deixando um espaço de 2 dedos de uma para outra.

Posteriormente, leve para assar em forno pré aquecido, 200ºC, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Não deixe dourar muito para que não fiquem duras. Estão prontas suas chipas agora é passar um bom café e servir quentinho.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: