Chocolate quente Gourmet

Para quem ama chocolate, toda receita a base de cacau é maravilhosa. Mas essa aqui, é especial e eu te garanto que vai ser um grande sucesso na sua casa. Na minha casa, pelo menos 1 x por semana tem que ter chocolate quente gourmet e as crianças pedem bis sempre.

Mas o que tem de especial essa receita? Nada demais, a diferença dela para as outras é que fica cremosa e é feita com a barra de chocolate ao leite, ou seja, em vez de usar cacau em pó, você vai usar pedaços de chocolate. O sabor do chocolate fica mais encorpado e determinando, essa é a diferença.

Essa receita também leva creme de leite, leite de vaca e leite ninho. Algumas pessoas depois de pronto, usam uma pitada de canela em pó, todavia, fica a gosto da pessoa. Aqui em casa por exemplo, eu evito a canela, porque eu e meu esposo temos pressão alta. Portanto, consumimos o chocolate sem canela, e é bom demais.

Essa receita de hoje, foi inventada pela minha avó italiana que imigrou para o Brasil por volta de 1900. Ela fazia com mascarpone, uma espécie de creme de leite feito em casa. Atualmente, encontramos mascaporne industrializado em qualquer supermercado, mas no tempo da minha avó, ela fazia em casa.

Minha mãe, por motivos alheios a sua vontade própria, teve que fazer uma pequena mudança, substituiu o mascarpone italiano por creme de leite da latinha. Embora a mudança não tenha alterado muito o gosto, a receita original, do meu ponto de vista, era mais saborosa, o mascaporne deixa a mistura bem mais encorpada.

A receita

Ingredientes

500 g de chocolate ao leite (1 barra de meio kg)

1 lata de creme de leite (390g)

1 litro de leite

4 colheres de leite ninho

1 colherzinha (café) de bicarbonato

2 colheres (sopa) de açúcar

Preparo

Primeiramente corte o chocolate ao leite em pedaços e leve em banho maria para derreter. Em seguida, adicione o creme de leite no chocolate e mexa bem. Posteriormente, pegue uma panela derreta as 2 colheres de açúcar, quando estiver dourado despeje o leite de vaca e continue mexendo até que o caramelo derreta completamente.

Em seguida, adicione as 4 colheres de leite ninho e continue mexendo. Por último, adicione a mistura de chocolate com creme de leite, abaixe o fogo e continue mexendo até obter um creme homogêneo.

Quando todos os ingredientes estiverem incorporados bem, desligue o fogo e adicione o bicarbonato, mexa com delicadeza e seu chocolate quente gourmet está pronto para ser servido.

Essa receita vai bem a qualquer hora, mas o ideal é servir no final da tarde. Uma dica legal e que faz a diferença, é depois de ter servido o chocolate nas taças, colocar chantilly, fica uma delícia e dá um toque de elegância ao seu chocolate quente.

Bom Apetite, se gostou compartilhe com seus amigos e volte sempre, nossa equipe agradece a visita.

Visitem nossa Fanpage no Facebook…

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: