Metabolismo é uma palavra quem vem do grego, e significa  “troca”  ou  “mudança”. Sua função é processar as calorias que ingerimos.

A partir dos 30 anos, especialmente nas mulheres, o metabolismo começa a ficar mais lento, sendo que as células queimam menos gordura. Dada esta mudança, teremos que adotar certos hábitos, tanto alimentares, como do dia-a-dia, para ultrapassarmos este problema e não ganharmos muita massa gorda. Entre estes, podemos enunciar os seguintes:

  • beber bastante água, pelo menos 10 copos por dia e, de preferência, água gelada, pois o corpo irá ter que colocá-la à temperatura normal do corpo, o que irá gastar mais energia. A água contribui ainda para eliminar as toxinas do corpo, evitando a retenção de líquidos.
  • O jejum é outros dos inimigos do metabolismo, sendo que, deve comer várias vezes ao dia, de forma leve, para manter o seu metabolismo ativo todo o dia.
  • combine exercícios de cárdio com os de musculação. Esta combinação permite acelerar muito o seu metabolismo, mesmo quando não esteja a fazer exercício, dado a que massa muscular precisa constantemente de ser alimentada.
  • tenha uma boa noite de sono. Dormir pouco irá desacelerar o seu metabolismo, pois não irá ter a energia suficiente para o novo dia, deixando o metabolismo, também ele, preguiçoso.

Existe ainda alguns alimentos que são indicados pelos especialistas como os mais aptos para acelerar o metabolismo. Fibras naturais, chá verde, canela, ômega 3 e pimenta vermelha são alguns dos alimentos que contribuem para um metabolismo mais ativo e perda de massa gorda. Dado estes alimentos muitas vezes não serem do agrado de toda a gente, poderá consumi-los através de suplementos ou de cápsulas, o que irá permitir retirar todos os seus benefícios, podendo seguir a sua dieta de emagrecimento tranquilamente.

 

 

 

Alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e emagrecer

1) Nozes: fontes de gorduras boas, fornecem proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que ajudam na queima de gordura. No entanto, esse alimento deve ser consumido com moderação, pois possui alto valor calórico.

2) Amêndoas: ajudam a fornecer vitamina e fibras ao organismo, além de garantirem a sensação de saciedade por mais tempo.

3) Azeite: é uma fonte de gordura saudável, essencial para quem deseja queimar as gorduras da região abdominal.

4) Água gelada: quando a consumimos fria, o corpo precisa trabalhar mais para regular a temperatura interna, o que acarreta no aumento do metabolismo.

5) Legumes e vegetais: são fontes de fibras e antioxidantes. Comê-los ajuda a diminuir o apetite sem aumentar a ingestão calórica.

6) Cereais integrais: substitua a farinha branca pela integral, pois isso aumenta os nutrientes ingeridos e fornece fibras, ácido fólico, vitamina E e magnésio ao corpo, ótimos aliados contra a gordura.

7) Aveia: é rica em fibras e o ideal é que seja consumida no café da manhã, evitando que a pessoa sinta muita fome durante o período matinal.

8) Fibras: aumentam o tempo de digestão dos alimentos, ajudando a diminuir a vontade de ingerir doces durante o dia.

9) Frutas vermelhas: são ricas em antioxidantes, fibras e possuem baixa caloria, sendo ótimas opções para substituir doces.

10) Frutas cítricas: as frutas ácidas e semi-ácidas, como o abacaxi, maçã e laranja, são diuréticas, colaborando na diminuição da retenção de líquidos no corpo e, consequentemente, o inchaço.

11) Alimentos termogênicos: são capazes de acelerar o metabolismo e a temperatura interna do corpo. Alguns exemplos são o chá verde, gengibre, café, chá mate, chá branco e cacau.

12) Ovos: são ricos em proteínas e auxiliam na queima da gordura. Além disso, fornecem outros nutrientes essenciais, como a vitamina B12.

 

Como já citamos anteriormente, conforme avançamos na idade, nosso metabolismo tende a fica preguiçoso e emagrecer vai ficando sempre mais difícil, usar remédios químicos é totalmente desaconselhável, o melhor caminho é aquele da reeducação alimentar, pois não fara mal ao organismo e nem a saúde humana, e com o tempo, o corpo começa a eliminar os excessos, o segredo é manter o foco e nunca desistir.

E muitas pessoas conseguem ter resultados nesse percurso, eu sou uma que consegui e continuo lutando, portanto: desistir jamais!

 

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Equipe Emagrecer vida e saúde

 

 

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