Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Como aliviar queimaduras solares?

Quando nos expomos ao sol sem proteção, nosso organismo reage de forma natural produzindo a queimadura solar, isso acontece porque o próprio corpo se defende dos intenso raios de sol, mas o que fazer para aliviar?

A super exposição ao sol provoca a queimadura solar ou eritema solar, geralmente é a formação de manchas avermelhadas doloridas e em alguns casos pode até aparecer bolhas. Isso acontece porque como falamos anteriormente, uma vez que a radiação solar incide de forma direta sobre a pele não protegida, a melanina produzida pelo organismo, não é suficiente para realizar a defesa do próprio corpo, ou seja, em vez de se abronzar, você provavelmente vai ganhar uma “bela queimadura solar”.

As eritemas são muito doloridas, e dependendo de alguns casos podem causar a insolação solar, por isso é necessario que as pessoas se protejam dos raios solares, a fim de evitar maiores complicações para a própria saúde.

O verão vem vindo ai, e pegar uma praia, uma piscina é tudo de bom, mas cuidado e faça atenção! Escolha um bom protetor solar para o rosto, de preferência um de fator 30 e para o corpo, use um protetor fator 15. Lembre-se de repassar o protetor varias vezes ao dia e acredite: proteger a pele é a única alternativa inteligente e seu corpo vai agradecer.

 

Como tratar queimadura solar ou eritema solar

 

Para as queimaduras solares, o que devo fazer para aliviar a dor?

1. Aplique compressas de água gelada.

Molhe um pano com água gelada e aplique diretamente nas áreas queimadas (não aplique gelo ou bolsas de gelo) por vários minutos, molhando o pano repetidamente para mantê-lo gelado. Aplique a compressa diversas vezes para aliviar o desconforto.

Você pode adicionar um produto suavizante, como bicarbonato de sódio ou aveia à compressa de água. Apenas misture um pouco de bicarbonato na água antes de molhar o pano ou embrulhe aveia seca numa gaze de algodão e passe na água. Depois jogue a aveia fora e molhe o pano na água que restou.

2. Use soro fisiológico gelado

O soro fisiológico devolve a pele a hidratação que a mesma perdeu em função dos raios solares, e é por isso que o alivio é imediato.  Portanto, fazer compressas com soro gelado é uma excelente alternativa, aos poucos, a pele vai se regenerando e a dor vai passando, e inclusive, quando usamos o soro, dificilmente descascamos.

3. Que venha o aloe vera.

O suco grosso, com aspecto de gel, da planta aloe vera faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e ajuda a aliviar as dores e limitar a vermelhidão ao ser aplicado sobre uma queimadura recente. As plantas aloe vera estão disponíveis em estufas. Corte uma folha grande e aplique o gel diretamente na queimadura. Aplique de cinco a seis vezes por dia durante vários dias.

 

Além disso, você pode optar por uma dessas 3 receitas caseiras abaixo.

 

Use um esfoliante de açúcar de limão

Limões têm efeitos de limpeza e branqueamento naturais que ajudam a clarear a cor da sua pele. Eles ajudam a esfoliar células mortas e danificadas da pele, assim clareamento sua pele.

O açúcar é outro excelente limpador que ajuda com esfoliação adequada de sua pele.

Ingredientes

1 Limão
1 colher de sopa Açúcar

Misture os ingredientes para formar um matagal.
Aplique sobre sua pele bronzeada. Esfregue suavemente em movimentos circulares durante 4 a 5 minutos, depois deixe secar durante 10 minutos. Lavá-lo abundantemente usando água morna.
Use este tratamento 2-3 vezes por semana para se livrar da pele queimada.

 

Usar farinha de milho e iogurte

A farinha de milho atua como um esfoliante incrível para a pele e ajuda a remover as células mortas da pele, aliviando assim o seu tom de pele.

O iogurte tem uma propriedade de branqueamento suave (devido ao seu teor de ácido láctico) que ajuda a clarear e suavizar a pele.

Ingredientes

2 colheres de sopa de Farinha de milho
2 colheres de sopa de Iogurte

Misture os ingredientes para formar uma pasta.
Aplique a pasta uniformemente sobre a sua pele bronzeada.
Deixar secar durante 15 minutos.
Uma vez que seca, massagear suavemente e enxaguá-lo.
Use o tratamento uma vez por dia para obter resultados eficazes.

 

Usar suco de tomate e iogurte

Tomate e iogurte trabalham como uma excelente combinação para aliviar a pigmentação e limpar a pele.

Suco de tomate funciona como um tonalizante natural para encolher os poros e reduzir a oleosidade da pele. Iogurte, por outro lado, contém ácido láctico que atua como um branqueamento natural e também ajuda a nutrir e hidratar a pele.

Ingredientes

– Suco de tomate – extraído de 1 tomate
– 1 colher de sopa de Iogurte

Misture os ingredientes em conjunto para formar uma pasta lisa.
Aplique a mistura diretamente sobre suas áreas bronzeadas.
Deixe secar durante 15 minutos antes de lavá-lo com água morna.
Repita o tratamento uma vez por dia para obter excelentes resultados.

 

Dica universal: use muito creme, principalmente aqueles que alto poder de hidratação, aqueles a base de leite, são os melhores, quanto mais hidratada estiver a pele, menor sera a dor.

Atenção: dependendo da gravidade da eritema solar, é necessario a presença de um médico. 

 

Redatora Anna Giulia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: