Limpeza caseira do tecido do sofa

O vinagre é um ingrediente maravilhoso, isso não podemos negar! Ele pode ser útil em muitas circunstancias. Seja como alimento, como remédio natural também como multiuso na limpeza.

Isso mesmo, o vinagre pode ser um grande aliado da limpeza. Sabe o seu sofá que esta la “sujinho” e manchado de tanto as crianças pularem em cima? Pois bem, hoje vamos te ensinar uma técnica de limpeza que vai deixar ele limpinho e novinho.

Muito se fala sobre produtos de limpeza, ou melhor, quais são os mais indicados ou eficazes para certo tipo de superfície. Nos deparamos com muitas opções no mercado – a maioria delas cara -, e pouco se sabe sobre seus reais impactos no contato com água ou no meio ambiente.

Ainda temos sempre o problema das alergias. Pois a maioria desses produtos são feito a base de princípios químicos que podem provocar certos tipos de alergia como: rinite, sinusite, bronquite e até mesmo asma.

Ultimamente, a preferência da dona de casa, tem sido produtos de limpeza caseiros. Eles custam quase nada, limpam em algumas situações melhor que os produtos comprados e atenção: não possuem perfumes e nem mesmo químicas. Portanto, não fazem mal a saúde e não representam nenhum risco.

Por todos os argumentos já citados. Decidimos ensinar mais uma receita que vai te ajudar a deixar seu sofá limpinho como novo, e usando apenas vinagre. Um produto comum que quase todos temos em casa. E o segredo é a sua acidez, ideal para desinfetar.

 

limpando sofa com vinagre

 

Como limpar sofá de tecido com vinagre – Dicas

Inicie a lavagem do sofá aspirando-o ou usando uma escova de cerdas macias para eliminar  o acúmulo de poeira e sujeira que estiver na superfície.

Sujeira leve

  • Misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco;
  • Umedeça um pano limpo e macio e passe, suavemente, no tecido do sofá;
  • Se a sujeira permanecer, repita o processo utilizando uma esponja úmida dessa solução e, posteriormente, passe um pano seco para remover o excesso e deixe o tecido secar naturalmente.

Dica extra: Realize esta limpeza uma vez por semana.

Mancha de gordura

  • Adicione 100 ml de vinagre branco em um litro de água morna;
  • Acrescente duas colheres (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • Borrife a solução no local da mancha;
  • Passe uma escova com cerdas macias no sentido do tecido do sofá;
  • Deixe agir por 10 minutos;
  • Retire o excesso da solução com um pano levemente úmido de água;
  • Deixe o sofá secar naturalmente, longe do sol.

Mancha de caneta

Em um recipiente, misture:

  • Uma colher (de sopa) de detergente neutro;
  • Duas colheres (de chá) de vinagre branco;
  • Uma xícara de água (quantidade à gosto)

 

O processo de limpeza é sempre o mesmo, um pano macio, água levemente morna, e uma escova de cerdas macias e a lavagem acontece de forma normal.

Certa ocasião, peguei as cadeiras estofadas aqui de casa, estavam tão sujas, tinham manchas de gordura no tecido e eu já tinha usado de quase tudo. Então, resolvi testar o vinagre e deu certo!

Usando um pano macio de algodão (flanela), fui umedecendo e esfregando o tecido, e rapidamente o tecido estava limpinho – honestamente não acreditei muito – esperei secar e depois realmente eu vi com meus olhos, que as manchas haviam saído todas e que o tecido da cadeira parecia novo.

Super recomendo essa receita, porque funciona de verdade. Espero que tenham gostado e que voltem sempre!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: