limpeza da casa

Certamente você é mais uma das pessoas que está se perguntando como limpar a casa e se prevenir desse vírus. Por isso, hoje quero compartilhar com todos, algumas dicas importantes que os especialistas de saúde daqui da Itália nos ensinaram. Essas dicas são para a desinfestação da casa e limpeza em geral.

Como todos sabem, o coronavírus é o pesadelo que parou o mundo. A saber, o vírus se propagou por todo o planeta, e hoje alguns países, como é o caso da Itália, sofrem as duras consequências. Inúmeros médicos, cientistas e pesquisadores, continuem tentando encontrar uma solução para conter a epidemia.

De acordo com pesquisas cientificas, a água sanitária e o cloro são os únicos produtos eficazes na limpeza de superfícies contaminadas. De fato, tanto aqui na Itália, como China, Coreia e Japão, as ruas eram lavadas semanalmente com uma mistura de água sanitária e água normal ou água normal e cloro.

Devido ao atual contexto, aqui na Lombardia, norte da Itália, a TEA empresa pública do meio ambiente, continua com frequência desinfetando o asfalto com jatos de água comum mistura com cloro. Os dados estatísticos demonstram que o resultado é muito positivo e isso norteou todas as medidas para prevenção da doença.

Limpeza da casa e objetos pessoais

Com a proibição de sair de casa, o povo italiano teve que se adaptar as novas exigências e cuidar da saúde. Acreditem, esse vírus não é brincadeira, pelo contrário, , precisa ser levado a sério.

Por essa razão, com o intuito de compartilhar com os demais que não moram aqui na Itália, selecionei as dez dicas que aplicamos em nossas casas diariamente em tempos do coronavírus.

1. Lavar as mãos

Lavar as mãos é fundamental isso vale pra quem está na rua e também pra quem está em casa. Pois nunca sabemos quem vira a nossa casa, onde a pessoa apoiara sua mão e o contágio pode acontecer dessa forma.

Como sabemos, o contágio acontece pelas gotículas de saliva. Portanto, quando uma pessoa tosse ou espirra, ela libera no ar uma quantidade dessas gotículas. Essas gotículas, aderem por todas as partes e a partir daí pode acontecer a contaminação.

Portanto, lave suas mãos com frequência com água e sabonete, qualquer sabão, importante é lavar bem. Desinfete suas mãos também com álcool gel, principalmente quando estiver fora de casa.

2. Objetos pessoais

Separe um calçado para usar na rua e todas as vezes que chegar na sua casa, deixe-o do lado de fora. Os sapatos que você usa na rua, não devem ser utilizados dentro de casa. Pois, as pessoas costumam escarrar e cuspir no chão, ao pisar nessas superfícies, pode acontecer de você trazer o vírus pra dentro da sua casa.

As roupas devem ser lavadas em água e sabão, se forem brancas aconselhamos usar 100 ml de água sanitária. A saber, aqui na Itália lavamos somente com água e sabão porque nossas máquinas de lavar, funcionam a 60 graus. A água quente é muito eficiente na lavagem, deixando tudo higienizado.

3. Chão e superfícies

Do mesmo modo que o governo lava as ruas com água comum misturada com água sanitária, assim devemos fazer em nossas casas. Todavia, é muito simples, para um balde de água com 4 litros de água, dissolva um copo de 300 ml de água sanitária (Qboa) ou de cloro.

A limpeza funciona da seguinte forma: em primeiro lugar tire a poeira de tudo, moveis, utensílios e chão. Em seguida, limpe as superfícies com um pano úmido com a mesma solução que você preparou para o chão. Posteriormente, limpe o chão da casa com pano úmido. O pano deve molhado na solução desinfetante que você preparou.

4. Cozinha e banheiro

Água sanitária para lavar pias e louças se necessário. Principalmente a pia do banheiro, o vaso sanitário e o lugar onde se toma banho. Todavia, higienize todo o seu banheiro com produtos à base de água sanitária ou cloro, é o melhor que existe contra esse vírus.

No entanto, na cozinha, lave suas louças com detergente normal. Mesa, fogão e pia devem ser higienizados com álcool ou água sanitária, é muito importante que tudo esteja limpo e desinfetado.

5. Sofás e cortinas

Os tecidos também precisam ser higienizados, principalmente se pessoa vem da rua e entra em casa com a roupa que estava na rua. Bem como, se ela se senta no sofá, por exemplo. Portanto, se você se encaixa nessa situação, se a pessoa veio da rua, tocou cortinas, sentou no sofá, infelizmente tudo precisa ser lavado com água e sabão.

6. Arejar a casa

Extremamente importante que a casa tenha ventilação e que o ar seja trocado pelo menos 3 x por dia. Outrossim, esse passo é uma prevenção importantíssima. Talvez você esteja se perguntando o vírus está no ar?

Não necessariamente, mas se seus vizinhos estejam contaminados e eles tossem, espirram, as correntes de ar podem levar até sua casa essas gotículas, por isso é necessário trocar o ar. Isso é obrigatório, independente de vírus. Evite ar condicionado nesses dias de epidemia.

7. Saídas ao supermercado

Atendendo a todas as orientações do Ministério da Saúde, é importante manter a distância de 1 m, isso é fundamental. Use luvas e máscara. As luvas são obrigatórias, pois você tocara muitas superfícies que diversas pessoas tocam e pode ser contaminada. .

Desde o carrinho de compras aos alimentos das prateleiras, tudo certamente estará contaminado. Porque as pessoas tossem, espirram continuamente, ou seja, espirrando milhares de partículas salivares sobre tudo o que tem pela frente. Por isso, a necessidade da luva.

Dentro do mercado tenha distância das pessoas, não toquem seus olhos, boca e nem nariz com as mãos, pois lembre-se que as luvas podem estar contaminadas. Outrossim, ao terminar sua compra, antes de entrar no caso, troque suas luvas para não contaminar seu carro.

8. Alimentos em casa

Ao chegar do supermercado, distribua todos os produtos sobre a mesa e com a ajuda de um borrifador, borrife álcool, outrossim deixe ali até que seque. Em seguida, sempre com luvas, guarde tudo nos armários e geladeira, lave bem suas mãos, e limpe a superfície onde você apoiou os alimentos.

As sacolas plásticas que vieram do supermercado, se aconselha jogar fora. De acordo com as pesquisas, o vírus pode ficar vivo sobre a plástica por 5 dias. Portanto melhor evitar a contaminação.

9. O corpo

Todas as vezes que vier da rua, antes de entrar de casa, retire os sapatos e as roupas e coloque dentro de um cesto com plástico. Posteriormente, vá direto para o banho e tome banho quente prolongado da cabeça aos pés. Ensaboando muito bem os cabelos e todo o corpo.

10. Encontros

Quero lembrá-los que vocês estão em isolamento. Portanto, nada de festas em casa e nem na casa do vizinho e nem muitos mesmos locares afolados. Isso é fundamental que você entenda. O momento o qual o mundo está vivendo, é muito delicado, isso pra não dizer gravíssimo.

Portanto, sublinho, é isolamento, você, seu marido e seus filhos. Fora disso não existe, não é concebido e nem permitido. Evite o contato com as pessoas e lembre-se: Prevenir é um ato de amor primeiro com você e em seguida com todos que te amam e estão ao seu redor.

Por Priscilla Rodighiero, Mantova, Lombardia, Itália.

Visitem nossa Página no Facebook para mais informações.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: