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Dançar é uma atividade que emagrece rapidamente e alivia o estresse

Nos últimos anos, as academias de musculação têm investido em ampliar sua gama de atividades para que os alunos tenham acesso a diferentes estímulos físicos, e a dança foi um dos exercícios que foram incluídos na rotina de treinos de muitas pessoas. Encontra-se com facilidade aulas de zumba e dança, que atraem cada vez mais alunos.

Isso porque dançar é um exercício divertido, dinâmico, geralmente feito em equipe ou duplas, e traz consigo diversos benefícios para a saúde, além de ser um exercício bom e indicado para todas as faixas etárias, porque não exerce grandes impactos sobre as articulações quando comparado a outros exercícios aeróbicos como corridas.

Além da melhoria de condicionamento físico por ser um exercício aeróbico, a dança oferece muitos outros benefícios:

  1. Combate a depressão e ansiedade

Isso porque fazer exercícios físicos libera hormônios relacionados ao bem-estar, o que aumenta inclusive a auto estima de quem pratica a dança. Além disso, é uma boa estratégia para fazer amigos porque as aulas costumam ser em grupo.

  1. Melhora o condicionamento físico

É um exercício muito interessante principalmente para pessoas da terceira idade, isso porque além da possibilidade de socializar, o aluno de dança melhora sua capacidade cardiorrespiratória e flexibilidade. O que nessa fase da vida contribui para aumentar a independência e condição de saúde.

  1. Ajuda a perder peso

Isso sem dúvida é um atrativo para todas as idades, por ser um exercício aeróbico, a dança auxilia quem deseja perder peso, sem ser um exercício chato ou muito repetitivo, principalmente por contar com as músicas, todo o ambiente da aula se torna mais divertido e você até esquece que está se exercitando.

 

aulas de dança

 

  1. Melhora coordenação motora 

O exercício exige que você assista os comandos do instrutor e repita-os, além de ser ritmado, isso faz com que você melhore seu poder de concentração, agilidade e sua coordenação motora.

Para os idosos esse tipo de exercício é essencial, uma vez que trabalha não só o corpo, mas concentração e a agilidade, que nessa fase da vida tende a ficar comprometido.

  1. Combate ao estresse

O exercício fará com que sua musculatura relaxe, além de melhorar as noites de sono fazendo com que você se recupere melhor de longas horas de trabalho e trânsito, e ainda libere hormônios relativos ao bem-estar e relaxamento durante o sono profundo, te fazendo acordar mais relaxada.

  1. Melhora a circulação do sangue

A dança de salão faz com que sua frequência de batimentos cardíacos aumente, proporcionando melhorias na circulação do sangue, o que diminui também varizes, e sensação de cansaço nas pernas.

  1. Melhora a postura

Uma boa postura ao longo do dia evita dores, além de a longo prazo evitar problemas como hérnia de disco.

  1. Trabalha a memória

Se você tem dificuldades de lembrar das coisas, saiba que ao aprender as coreografias e decorá-las você estará trabalhando sua memória e deixando-a afiada. A melhora da circulação também ajudará nessa questão, isso porque o corpo todo será mais irrigado.

  1. Autoestima

Ao aproveitar os benefícios da dança, como o emagrecimento, o uso do corpo como forma de expressão, a autoestima se eleva, e a pessoa passa a se sentir mais confiante, o que também pode auxiliar com a timidez, se você tem vergonha de falar em público, dançar irá te ajudar inclusive com isso!

Para quem deseja iniciar a aproveitar os benefícios de dançar em uma academia exclusiva de dança, as vezes é difícil escolher por qual ritmo começar, para te ajudar fizemos uma lista de alguns ritmos com dicas a respeito deles:

Se você nunca dançou

Forró e merengue são ritmos mais fáceis de aprender. E em poucas aulas você já vai saber alguns passos.

O forró é um ritmo tipicamente nordestino, e você pode dançar coladinho com seu par, as aulas de dança de forró podem ser adotadas não só como um exercício, mas como um momento de lazer do casal.

Se você quer emagrecer

Gafieira e zumba exigem mais movimentação e energia, na gafieira o constante jogo de pernas fortalece seus músculos deixando-os mais torneados e queimando gordura do corpo todo.

Outro ritmo que queima muitas calorias é o frevo! O ritmo que surgiu em Recife, conta com passos que são curtos e rápidos, e fazem você queimar pelo menos 500 calorias em uma hora de aula, além de ser um ritmo divertido e que vai te ajudar a dar show no carnaval.

Para quem quer se divertir ao máximo

Salsa, zouk, samba e rock atraem os mais jovens, por serem ritmos descontraídos e que estão sempre presentes nas baladas.

A salsa é um ritmo que surgiu em Cuba e trabalha a expressão corporal e sensualidade, por isso muitas mulheres que desejam se soltar mais procuram esse tipo de aula. Já o zouk que é um ritmo menos conhecido, é muito comum no Caribe, e aqui no Brasil foi se adaptando e se misturando ao ritmo de lambada.

Para quem gosta de dançar a dois

Você pode convidar seu (sua) namorado (a) para aprender aulas de tango ou bolero. Ambos são ritmos com passos elegantes e bem marcados, em que vocês terão a oportunidade de dançar coladinhos e esquentar o clima entre o casal.

O tango originalmente era um ritmo dançado por duplas de homens, e com o passar do tempo as mulheres começaram a dançar esse ritmo, agregando ainda mais sensualidade.

      Independente de qual estilo ou ritmo você mais gosta, dançar irá te fazer muito bem tanto na parte física quanto no alívio de estresse. Isso porque a dança é um exercício completo, que irá trabalhar não apenas o seu corpo e saúde física como também a mental.

      Uma vez que você passa a inserir em sua rotina momentos relaxantes e divertidos, o seu cotidiano passa a ser mais leve, mesmo que você tenha que fazer algum esforço para dedicar-se a pratica física.

      Então tente se programar, e deixar tudo organizado para não faltar as suas aulas de dança, e curtir ao máximo tudo que essa modalidade de exercício pode fazer pelo seu corpo e bem-estar!

 

Redatora Ana Carrera

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