chico balanceado

Chico balanceado ou torta de banana é uma sobremesa típica do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma torta deliciosa a base de bananas e suspiro. Em Pernambuco e Minas Gerais, ela é conhecida como “Manezinho Araújo”, já em São Paulo e Rio de Janeiro, delícia de banana.

Não importa o nome que ela tem, o que conta que realmente é um doce bem antigo e bem gostoso. Uma sobremesa simples, que vai poucos ingredientes e que vai agradar ao paladar de todos, então? Que tal pôr as mãos na massa e enfornar uma delicia de banana?

A receita, os ingredientes e o preparo

Ingredientes para Calda:

6 bananas médias

1 xícara de açúcar refinado ou cristalizado

½ xícara de água

Ingredientes para o creme:

1 litro de leite integral

1 lata de leite condensado 395g

3 gemas

2 colheres (sopa) de maisena dissolvidas em um pouco de leite

Modo de Fazer a calda:

Descasca as bananas, corte em rodelas não muito finas. Caramelize o açúcar em uma panela e coloque a água para fazer a calda. Coloque as bananas e deixe ferver por pouco tempo. Deixe em um prato e reserve.

Modo de Fazer creme:

Coloque todos os ingredientes numa panela (com exceção da maisena), mexer sempre até ferver.

Acrescentar a maisena (diluída em um pouco de leite) e continuar mexendo para não criar bolas. Quando a mistura estiver bem cremosa e consistente, desligar e posteriormente despejar sobre as bananas que estão no prato.

Suspiro:

Bater as 3 claras em neve, em seguida adicione 6 colheres (sopa) de açúcar e continue batendo até obter o merengue para suspiro. Despejar sobre o creme e fazer picos colocando uma colher aleatoriamente e puxando para cima. Leve para assar em forno médio somente para dourar os picos do suspiro. (o forno médio é em torno de 140c)

Dica: no Youtube o leitor encontra vários vídeos que ensinam a fazer o doce em detalhes.

Fonte da Receita: Receita do Dia

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: