rachaduras nos pés como tratar

Geralmente 1 a cada dez mulheres possuem rachaduras ou fissuras nos pés. O que muitos não sabem, é que nossos pés precisam de cuidados dobrados. Pois eles sustentam todo o nosso peso.

Portanto, é essencial cuidar com atenção dos mesmos. Hidratando-os com frequência. Esfoliando semanalmente e pra quem tem rachaduras, nada de lixa e pedra pomes. Quanto mais você lixar, mais a crosta dura e ressecada vai se espalhar.

Há um conhecimento popular que diz, que as rachaduras nos pés é sinal de ácido urico. Mas isso é mentira. Na verdade, segundo o Dr. Lucas Fustinoni, da Clinica É Clairé, Curitiba, Paraná. Esse calcanhar ressecado, rachado, muitas das vezes dolorido e com coceira é uma hiper queratose ou queratose plantar.

O que na verdade é uma super produção do nosso corpo de queratina. Ou seja, nosso organismo acaba produzindo muito mais além do que deveria produzir. Essa super produção de queratina provoca as rachaduras, engrossa a pele, resseca. Vale lembrar que a falta de água no organismo, também contribui muito para o ressecamento.

Hoje você vai aprender algumas receitas caseiras, dicas e conselhos para tratar esse problema. Lembrando que dependendo dos casos, você deve procurar seu médico para tratar com cremes queratolíticos, que são aqueles a base de ureia 20%.

Pessoas que são afetadas de queratose plantar, não devem lixar os pés. Porque quando mais você lixa, pior vai ficando. Isso porque nosso corpo faz uma função rebote, ao lixar os pés. Nosso organismo vai pondo sempre mais pele fora, vai engrossando. Por isso que devemos recorrer a outros recursos e em determinados casos, tratamento médico.

 

 

Receita Caseira com Listerine (antisséptico bucal)

Em uma bacia pequena, adicione meio litro d’água quente (morna) e um copo de 200 ml de Listerine, 1 copo de 200 ml de vinagre branco. Em seguida, mergulhe seus pés na solução a ponto que toda a planta dos pés esteja completamente submersa pela água.

Deixe seus pés na solução por 15 minutos. Posteriormente, retire e deixe-os secar naturalmente. Esse procedimento elimina toda as impurezas e a pele morta. Desinfetando e hidratando-os. Recomendo para quem tem rachaduras ou fissuras profundas. O resultado é excelente e se você tiver pomadas a base de ureia 20%, após o procedimento, pode aplicar com abundância na sola dos pés.

 

Receita Caseira com Bepantol e Óleo mineral

Faça um esfoliante natural com duas colheres de fubá ou açúcar refinado, 1 ampola de Aerovit (vitamina A) e 10 gotas de óleo mineral, depois de preparar e obter um creme uniforme aplique em todo o pé, fazendo movimentos circulares e fortes para limpar e remover a pele morta.

Em uma bacia pequena com água morna e 1 colher de sal grosso, deixe seus pés de molho por 15 minutos. Seque-os com uma toalha e prepare um creme SUPER HIDRANTE com 10 gotas de Bepantol (liquido) + 10 gotas de óleo mineral + 10 gotas de glicerina liquida e 2 colheres de sopa de hidrante para o corpo (a sua escolha), eu uso o hidrante Nivea.

Após obter um creme homogêneo,  espalhe por todo o pé, massageando com intensidade principalmente no calcanhar. Você vai dar duas mãos de creme, a primeira massagear até que seja tudo absorvido e a segunda você deixa ele unto e com excesso de creme, pegue um pedaço de alumínio e embrulhe seus pés por 15 minutos, em seguida, retire o alumínio, lave seu pé com a mesma agua que você deixou de molho e seque-os.

Esse é um tratamento indicado para 1 x no mês, ele hidrata, trata, elimina o cascão, a pele morta e deixa seus macios e bem tratados.

Eu super indico esse esfoliante natural para a pele do rosto, uso há anos, desde quando tinha 13 anos, nunca usei nenhum tipo de creme no rosto, somente esfoliante natural e sabonete mineral pH neutro, hoje tenho 44 anos e acredite, muitos me perguntam qual é o segredo.

Truque para o dia a dia – evita o ressecamento

Tanto o Bepantol como o creme Nivea, ambos possuem função super hidratantes e usados diariamente como creme hidrante, vai deixar seus pés com uma pele de seda e nunca mais rachaduras e fissuras.

Eu recomendo, todos os dias, antes de se deitar, já na beira da cama, como eu faço, pegue o creme e massageia o calcanhar e espalha por todo o pé, se eles estiverem ressecados, meio sem vida, coloque uma meia para dormir, pois a meia vai mantê-los úmidos durante a noite e a pele vai absorver lentamente o creme, fazendo uma hidratação profunda e duradoura.

Jamais use lixas ou pedra pomes na tentativa de tirar a pele morta do pés ou eliminar as rachaduras, hidrate-os, use esfoliantes naturais ou aqueles de farmácia, cuide de seus pés com carinho, pois eles sustentam nosso corpo!

 

Se você gostou, compartilhe, ajude a divulgar nosso trabalho informativo.

 

Por Priscilla Rodighiero

Obs: Artigo elaborado baseado em conhecimento popular e experiências pessoais.

Fonte de Apoio:

Dr. Lucas Furtioni, Curitiba, Paraná

%d blogueiros gostam disto: