Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Dieta da Batata Doce

A dieta da batata doce tem se popularizado cada vez mais entre aqueles que pretendem perder peso e ganhar massa muscular.

No entanto, como todos os carboidratos, deve ser consumida moderadamente para que sejam alcançados os efeitos desejados, e vale ressaltar que em função dos seus nutrientes, ela pode ser uma grande aliada para ganhar massa muscular, tanto é, que quem ama uma academia e busca um corpo escultural, investe pesado na batata doce assada.

Além da alta saciedade e da grande quantidade de fibras, a dieta da batata doce pode substituir a batata inglesa, a batata baroa ou outros tipos de batata comuns no cardápio diário, podendo ser usada na elaboração de pratos como o purê. A batata doce pode fazer parte do cardápio todos os dias, desde que não se ultrapasse o limite de 50g diárias.

 

Dieta-da-Batata-Doce-Perca-até-5kg-em-7-dias

 

Porque a dieta da batata doce ajuda a emagrecer

O grande diferencial da dieta da batata doce está na composição desse carboidrato, que é conhecido pelos nutricionistas como um carboidrato complexo, de baixíssimo índice glicêmico. Isso significa que a absorção por parte do organismo é bem mais lenta e que a quantidade de açúcar é liberada lentamente, facilitando a queima energética e mantendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Além dessa característica, a dieta da batata doce ajuda no processo de emagrecimento por ser rica em cálcio, vitamina A e potássio, elementos fundamentais para manter o bom funcionamento do trato intestinal, o que favorece sobremaneira a perda de peso. A batata doce também auxilia o sistema imunológico, preservando a saúde e combatendo quadros infecciosos.

Ganho de massa muscular

A dieta da batata doce também favorece o ganho de massa muscular, já que por conta de sua queima energética lenta, ela fornece energia por mais tempo. Isso faz com que as pessoas que praticam atividades físicas de maior intensidade tenham seu nível energético mantido por mais tempo, e a consequência desse processo é o ganho da massa muscular.

A dieta da batata doce, desde que feita corretamente, fornece a energia necessária para os períodos pré e pós treino, facilitando assim a hipertrofia. A dieta da batata doce deve ser feita junto com a ingestão de proteínas, como a clara de ovos e o frango grelhado.

Outros benefícios da dieta da batata doce

Além da perda de peso e do ganho de massa muscular, o consumo constante da batata doce traz ainda outros benefícios para o organismo:

  • Melhoria da saúde da pele – por ser rica em betacaroteno, em potássio e em vitaminas A, C e E, são diversos os benefícios para a pele, desde a diminuição da oleosidade até o tratamento de calcanhares rachados e olheiras. A longo prazo, a dieta da batata doce previne o envelhecimento precoce.
  • Melhoria na saúde do coração – a vitamina B6 presente na batata doce é essência para a inibição de aminoácidos que podem levar ao comprometimento vascular, e o potássio de sua composição é benéfico para o controle da pressão arterial.

Diminuição do estresse – estudos mais recentes apontam que o magnésio, muito presente na dieta da batata doce, além dos benefícios para o organismo,

  • interfere também na saúde mental, trazendo sensação de bem-estar e atenuando os sintomas do estresse e da irritabilidade.

Receita de sopa de batata doce

Uma das melhores formas de consumir esse tubérculo é fazer uma sopa de batata doce, que além de nutritiva, permitirá a melhor absorção de todos os seus componentes. Os ingredientes são:

  • 01 batata doce média, cortada em cubos
  • 04 cenouras médias cortadas em rodelas
  • 01 pimentão sem casca e em fatias
  • 01 cebola média picada
  • 01 dente de alho amassado
  • 01 colher de gengibre ralado
  • ¼ de copo de iogurte grego
  • Azeite de oliva
  • Tempero a gosto (coentro, manjericão ou similar)

Frite a cebola e o alho no azeite de oliva, acrescente dois copos de água e deixe ferver. Acrescente em seguida a batata, as cenouras, o pimentão e o gengibre e deixe ferver em torno de 20 minutos.

 

batata doce

 

Espere esfriar, bata no liquidificador e coloque a pasta resultante de novo no fogo, por mais 15 minutos. Ao final do processo, acrescente o iogurte e o tempero de sua preferência.

Além dessa receita, existem muitas outras que podem fazer com que a dieta da batata doce seja além de nutritiva, rica em sabores. São muitas as possibilidades da inclusão da batata doce no cardápio, lembrando que o consumo exagerado deve ser evitado, e que, toda dieta deve ser acompanhada de atividades físicas.

Redator Emerson dos Santos

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: